Boleto Fies: Confira tudo que você precisa saber!

Ainda que o financiamento estudantil seja uma opção de fácil acesso à universidade, há dúvidas quanto ao boleto Fies. A forma de pagamento do boleto é motivo de indagação por grande parte dos estudantes que utilizam o programa. 

Em vista disso, preparamos um conteúdo informativo trazendo as principais diferenças entre a forma de cobrança do Fies. 

Veja como funciona o boleto Fies ao longo do curso e após a conclusão com diploma. Saiba mais sobre as modalidades do Novo Fies, como emitir a 2ª via, como imprimir o boleto, fazer o pagamento e a importância de estar em dia com o financiamento.

Conhecendo o Novo FIES

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa estudantil que permite acesso às universidades e faculdades ao longo de todo território brasileiro. O programa criado pelo MEC (Ministério da Educação) vigora sobre a Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001.

Desde sua criação, o programa possibilitou o ingresso de jovens e adultos em cursos superiores. Esse sistema de financiamento é moderno e organizado em modalidades distintas. Em todos os casos, o estudante deverá arcar com o pagamento do curso.

Boleto Fies

Veja como funciona o boleto Fies, emissão de 2ª via e mais!

O que mudou com o Novo Fies?

Com o novo Fies, o acesso ao ensino superior se tornou ainda mais fácil. O programa ficou mais transparente na forma como o Fundo é gerido e traz juros zero e melhores condições de pagamento do boleto Fies.

Pagamento do boleto Fies ao longo do curso

Ao decorrer do curso, os pagamentos são relativos a:

Modalidade I – Voltado para estudantes com comprovação de renda de até três salários mínimos, é realizada a cobrança do seguro de vida e taxas bancárias;

Modalidade II e III – Voltado para estudantes com comprovação de renda de até cinco salários mínimos, é realizada a cobrança de seguro de vida e taxas bancárias.

Em relação à taxa bancária, é fundamental salientar que cada banco institui as próprias regras de cobrança. No entanto, os valores que serão cobrados ao longo do curso são informados no contrato de adesão ao programa conforme o curso escolhido.

O seguro de vida também é um valor discriminado no boleto Fies, mas que deve ser acordado à parte. Ou seja, o valor mensal pode variar conforme a modalidade contratada. 

Pagamento do boleto Fies após a conclusão do curso

Assim que o estudante se forma, além das taxas bancárias e o seguro de vida pagos ao longo do curso, o financiamento também deverá ser pago. A cobrança do financiamento só começa quando o recém-formado estiver empregado, independentemente da área de atuação.

Uma forma de pagamento do boleto Fies a partir daí será com descontos do valor do financiamento diretamente no salário do ex-aluno. No entanto, se o recém-formado perder o emprego, as cobranças continuarão, mas com redução do valor.

Segunda via do boleto Fies

Caso você tenha ultrapassado a data de pagamento do boleto, é necessário atualizá-lo e requisitar uma segunda via. Se o seu financiamento foi feito por meio da Caixa Econômica Federal, basta acessar o site da instituição bancária e emitir a segunda via do boleto.

Para isso, será necessário que você esteja com o seu código verificador em mãos, além do número do CPF e informar sua data de nascimento. Após preencher os campos com seus dados, clique em “iniciar operação” e um novo boleto Fies será atualizado com uma nova data de pagamento.

Existem diferenças quanto a emissão de 2ª via do boleto entre os bancos que participam do programa, informe-se com seu banco para tirar essa dúvida. Além da Caixa, o Banco do Brasil também é flexível quanto à emissão de um novo boleto. O Banco do Brasil disponibiliza o telefone 0800-729-5353 só para quem deseja tirar dúvidas sobre o Fies.

Como imprimir o boleto?

É fácil e rápido imprimir o boleto Fies. Por meio do site da Caixa, basta clicar em “solicitar boleto” e a seguir clicar em “solicitar a impressão“. O Banco do Brasil oferece a opção de impressão online, basta conferir e imprimir o seu boleto. 

Como efetuar o pagamento do boleto Fies?

Para o financiamento estudantil realizado junto à Caixa, o pagamento do boleto pode ser feito em uma agência bancária, em um caixa eletrônico, em uma lotérica credenciada ou por meio do site oficial do banco. 

Essa forma de pagamento vale para todos os bancos incluídos no programa, no entanto, é importante verificar as formas de pagamentos em detalhes. Em casos de boletos vencidos, a forma de pagamento pode ser alterada. 

Pagando boleto vencido

O boleto Fies funciona como outros boletos emitidos no dia a dia: a segunda via no prazo pode ser paga também por meio do internet banking. Já uma segunda via com atraso inclui multas e deverá ser paga somente por quem garantiu o financiamento.

Importância de estar em dia com o financiamento

A flexibilidade que o programa oferece é para trazer segurança ao pagamento do financiamento estudantil sem afetar o fiador, o estudante e o próprio banco. É muito importante saber usufruir dessa flexibilidade e não se tornar um inadimplente após concluir o curso, pois há implicações quanto a isso. A principal consequência da inadimplência é não concluir o curso.

No entanto, se você deixar de cumprir com o pagamento do Fies, o seu fiador pode responder junto ao banco com prejuízos. Além disso, atrasos e inadimplência também acarretarão perda do subsídio oferecido pelo programa. 

Se ficou alguma dúvida sobre o boleto Fies, sobre a forma de pagamento ou outra dúvida, deixe um comentário. Veja outros artigos como esse aqui no site, acompanhe nosso canal no YouTube e fique por dentro de novidades pelas redes sociais Facebook e Twitter.

Avalie Esta Postagem

Leave a Reply