Carteira de Identidade Digital: Saiba como baixar o aplicativo

Com o avanço da tecnologia é muito comum que diversos países digitalizem determinados documentos importantes para a população. Neste artigo você saberá em poucos passos como fazer a Carteira de Identidade Digital (DNI).

Esta funcionalidade é extremamente prática e reúne a Certidão de Nascimento, CPF e Título de Eleitor em um único local. Em breve, todos os interessados poderão ter acesso ao DNI através de um aplicativo gratuito compatível com dispositivos Android e IOS.

Vale deixar claro que este documento digital possuirá a mesma validade dos impressos, de forma que sua vida pode ser amplamente simplificada. Logo a seguir você saberá com maiores detalhes o que é necessário para fazer seu DNI e como baixar o app.

Carteira de Identidade Digital

Fonte: (Reprodução/Internet)

O que é a DNI?

A Carteira de Identidade Digital também é conhecida como Documento Nacional de Identidade ou simplesmente DNI. Este se trata de um documento de identificação exclusivamente unificado que foi aprovado pelo ex-presidente Michel Temer em 2018.

O DNI reúne a Certidão de Nascimento, CPF e Título de eleitor, conforme já mencionado, porém a previsão é de que futuramente outros documentos sejam agregados, como por exemplo a numeração do RG, CNH, entre outros.

Para que os interessados possam ter acesso aos documentos, um app está sendo desenvolvido e deve ser liberado para todos em breve. Este então pode ser exibido pelos cidadãos quando seus documentos forem solicitados, já que eles serão válidos como os impressos.

Sobre a biometria

A maior exigência sobre fazer a Carteira de Identidade Digital é que os interessados devem obrigatoriamente ter efetuado o cadastro de sua biometria em um cartório eleitoral. Caso você não atenda a este requisito é possível agendar este cadastro.

Para isso, basta acessar o site oficial da Justiça Eleitoral, selecionar o seu estado e então seguir os passos lá disponibilizados. Dessa forma, você será redirecionado a uma tela de agendamento para realizar o cadastro de sua biometria em sua cidade.

É importante frisar que o cadastro de biometria é paralisado durante as eleições municipais, e logo ao final desta etapa eleitoral, o processo voltará a ser feito normalmente e bastará que você compareça no local na data marcada.

Documentos necessários para realizar a biometria

Assim que você agendar uma data para realização do cadastramento de sua biometria, será necessário comparecer no cartório selecionado com os seguintes documentos em mãos:

  • Título de Eleitor;
  • Protocolo de Agendamento;
  • Documento de identificação com foto dentro da validade e legível (RG, Passaporte ou CNH);
  • Comprovante de residência como conta de água, telefone, luz etc.

O processo não é demorado e assim que você cadastrar sua biometria já será possível que você faça a sua Carteira de Identidade Digital por meio do aplicativo oficial, quando o mesmo for disponibilizado.

Como baixar o aplicativo da Carteira de Identidade Digital

Se você se interessou pela Carteira de Identidade Digital e deseja gerar a sua, primeiramente você deve baixar o aplicativo da seguinte forma:

  • Acesse a loja de aplicativos do seu smartphone que pode ser Google Play ou Apple Store;
  • Busque por “Carteira de Identidade Digital” e ao visualizar o app, toque em “Instalar”;
  • Aguarde a conclusão do download;
  • Encontre o app na sua pasta de aplicativos e abra-o.

Vale frisar que o aplicativo não se encontra disponível para o público em geral por ainda estar passando por uma fase de testes, de forma que pode ser que você não o encontre na loja de aplicativos do seu celular neste momento.

Como gerar sua DNI

Caso você já tenha o aplicativo devidamente instalado em seu smartphone e deseje gerar a sua DNI, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • A primeira etapa para gerar a sua Carteira de Identidade Digital consiste em efetuar um pré-cadastro;
  • Primeiramente abra o app, informe seu CPF, data de nascimento, e-mail e telefone. Em seguida clique e “Enviar”;
  • Depois disso será necessário que você compareça em um posto de atendimento que será indicado pelo próprio aplicativo;
  • Quando chegar ao local, seus dados biométricos serão devidamente validados com base em análise de impressões digitais e fotos do emitente do DNI;
  • Todas as informações passarão então por uma breve análise de Justiça Eleitoral e caso tudo esteja correto, o interessado poderá ter acesso ao seu DNI em seu tablet ou celular.

A Carteira de Identidade Digital é segura?

Por se tratar de uma novidade ainda muito recente, a Carteira de Identidade Digital ainda desperta desconfiança em diversos cidadãos, porém é importante deixar claro que o aplicativo e o processo de cadastramento são amplamente seguros.

Como a ferramenta está sendo desenvolvida pelo Governo que segue muitos critérios, você pode ficar tranquilo ao acessá-la, já que para evitar fraudes os interessados devem comprovar sua identidade conforme mostrado anteriormente.

Outro fato que merece destaque no quesito segurança é que o aplicativo foi desenvolvido com base em uma série de diretrizes de segurança que irão assegurar a sua proteção, assim como a de seus dados ao utilizar o aplicativo.

Avalie Esta Postagem

Escreva um Comentário