Carteira de Trabalho Digital: Aprenda Emitir Passo a Passo.

Quem nunca tirou a Carteira de Trabalho agora não tem mais desculpas, o documento é feito na hora e tudo pela a internet, sem a necessidade de agendamento ou ir pessoalmente até um posto de atendimento. 

Mas se você está perdido em como funciona a Carteira de Trabalho Digital, pode ficar tranquilo, pois vamos explicar tudo, quais são os documentos necessários e o passo a passo para ter sua CTPS. 

Lembrando que é extremamente importante ter a carteira de trabalho para comprovar seus vínculos empregatícios e para que novos trabalhos sejam registrados no documento. 

Por ser online e usada pelo o aplicativo, a Carteira de Trabalho Digital não serve como comprovante de identificação, nesse caso apenas a tradicional de papel e com foto é válida. 

Quer saber como fazer a sua Carteira de Trabalho Digital? Veja abaixo como é bem simples!

O que é a Carteira de Trabalho Digital?

A Carteira de Trabalho Digital é um documento obrigatório a todos os trabalhadores que vão ser empregados em regime de CLT, ou seja, de acordo com as normas trabalhistas impostas pelo Ministério do Trabalho. 

Até 2019 a carteira era emitida de maneira impressa, apesar de já ser possível acessar o aplicativo da CTPS. Nesse caso, o app era utilizado apenas para consultar a carteira que já existia. 

Mas agora é ainda mais fácil, qualquer pessoa que tenha um número de CPF já tem automaticamente uma carteira de trabalho. Mas para que ela fique válida para uso é necessário que siga os passos abaixo para que ela seja emitida. 

Documentos para ter a Carteira de Trabalho Digital

Os documentos são muito simples, você só precisa ter acesso aos números do seu CPF e da Carteira de Identificação. Além disso, é preciso de ter a data da emissão do seu RG e o órgão emissor.

carteira-de-trabalho-digital

Apesar de simples, muitas pessoas não tem as mãos ou decorado essas informações, por isso, antes de começar o cadastro para a carteira de trabalho digital já deixe separado esses documentos e informações. Sem eles não é possível concluir o cadastro. 

Passo a Passo para emitir a Carteira de Trabalho Digital

Agora vamos ao passo a passo para emitir a Carteira de Trabalho Digital de maneira simples e fácil. 

Primeiro você precisa escolher a forma como quer fazer ela, seja pelo o aplicativo disponível para IOS e Android, ou ainda pelo site www.servicos.mte.gov.br. Mas antes de mais nada é preciso que se tenha um cadastro no site do Governo Federal. Se você já tiver esse cadastro é simples, pois basta fazer login e pronto. 

Para se cadastrar no portal do Governo siga os seguintes passos:

  • Entre no site do Governo Federal pelo acesso.gov.br e então clique na opção de criar uma conta. 
  • Coloque todos os seus dados pessoais, como nome, telefone, email, cpf, rg e outros que possam ser solicitados. 
  • Será necessário ativar sua conta, escolha se por e-mail ou SMS
  • Use o código enviado para ativar a conta e receber uma senha temporária.

Com a conta ativada agora é hora de fazer o cadastro da Carteira de Trabalho Digital

Baixe o aplicativo ou acesse ao site do Ministério do Trabalho e preencha os seguintes dados:

  • Informe o nome completo
  • Informe seu CPF
  • Preencha o nome completo da mãe
  • Data de nascimento

Será necessário responder 5 perguntas sobre a sua vida profissional. Se você nunca trabalhou terá uma opção para ser respondida de acordo. 

Depois disso, você terá uma senha temporária e depois tem que trocar a senha durante o seu primeiro acesso ao aplicativo. 

O que fazer com a carteira de trabalho impressa?

Se você tem uma carteira de trabalho impressa, mas agora aderiu a carteira de trabalho digital, não jogue fora o documento anterior, caso você já tenha tido algum emprego formal. Pois pode ocorrer de ter algum tipo de bug no sistema e não poder acessar aos seus empregos anteriores. 

Por isso, deixe sempre guardada sua carteira antiga. Agora, se você nunca trabalhou, então pode se desfazer da carteira antiga que não faz nenhuma diferença, pois o que vale é a carteira nova. 

Ah, e não estranhe se no comprovante da Carteira de Trabalho Digital vier apenas o seu nome e o número do CPF, pois se você nunca trabalhou essas são as únicas informações mesmo. Assim que tiver um emprego formal ele já vai constar automaticamente na carteira. 

Gostou das informações? Nos conte se foi útil!

Avalie Esta Postagem

Escreva um Comentário