CNH Digital no Celular: Aprenda como baixar o aplicativo e usar

 

Desde o ano de 2018 a CNH Digital já está disponível para todos os motoristas. Esse recurso ajudou muito os condutores que são mais desatentos e nem sempre lembram de andar com o documento na carteira, isso não será mais um problema para quem aderir a esta nova versão do documento.

A ideia é que esse novo modelo de CNH facilite no momento da fiscalização. Uma grande vantagem é que o condutor também pode ter acesso a sua carteira de habilitação a qualquer momento que precisar, basta ter um celular.

Mas como ainda se trata de uma nova medida, poucas pessoas ainda conhecem a CNH Digital e todos os benefícios oferecidos. Sendo assim, neste artigo iremos esclarecer tudo sobre esse assunto. Entenda como funciona, quem pode usar, como baixar e muito mais.

Como funciona a CNH Digital

CNH Digital

Fonte: (reprodução/internet)

É muito comum que os motoristas acabam deixando esse documento tão importante em algum lugar que não seja o carro e isso pode trazer grandes problemas em casos de fiscalização.

Nesses casos, o motorista pode sofrer algumas penalizações, sendo elas:

  • A perda de 3 pontos na carteira;
  • Apreensão do veículo;
  • Uma multa.

O DENATRAN encontrou uma solução para esse problema, que foi desenvolver a CNH Digital. Essa alternativa foi criada para facilitar o acesso ao documento, já que não existe a necessidade de andar com ela em tempo integral, basta acessar o aplicativo e pronto!

A CNH Digital vem sendo considerada uma alternativa tecnológica, inovadora e sustentável. Além disso, é oferecido muita segurança aos usuários já que em casos de roubo ou furto é possível bloquear o app para que pessoas que não sejam autorizadas tenham acesso aos seus dados.

Quem pode utilizar a CNH Digital

Todos os condutores podem utilizar a CNH Digital sem nenhum problema, mas existem algumas observações que devem ser levadas em consideração. 

O primeiro fato importante é que a CNH Digital está liberada para todas as pessoas que possuem a CNH impressa com o QR Code. Esse código se tornou obrigatório a partir do ano de 2017, por isso somente as pessoas que possuem esse QR Code podem utilizar a nova versão do documento.

A função do QR Code é apresentar todas as informações essenciais do condutor diretamente do banco de dados do DENATRAN. Sendo assim, todos os dados daquele condutos, incluindo a sua foto estão armazenados neste QR Code.

Principais benefícios oferecidos

Não existem dúvidas de que nos últimos anos a tecnologia tem feito cada vez mais parte da nossa vida . A prova disso é a substituição da carteira de motorista e a CNH Digital.

Além de otimizar muito o tempo dos motoristas, existem diversas outras vantagens, como: 

  • Maior facilidade de bloqueios em caso de roubo, furto e extravios;
  • Possui uma validade jurídica incontestável;
  • Fácil acesso ao documento;
  • Um processo muito menos burocrático.

Funcionalidades da CNH Digital

Utilizando o aplicativo, o condutor pode ter acesso a diversas informações, como os pontos na carteira e verificar as datas de vencimento. Outra grande vantagem é que o aplicativo pode ser acessado mesmo se o usuário não tiver conexão com a internet naquele momento.

É possível ter acesso a todos os seus dados offline. Mas vale ressaltar que manter o seu celular sempre com bateria é essencial para evitar maiores problemas em casos de fiscalização policial. 

Como solicitar a CNH Digital

Para solicitar a CNH Digital é necessário possuir uma carteira impressa que seja atualizada com o QR Code no seu verso. Caso a sua carteira não possuir o QR Code é necessário ir pessoalmente até uma unidade do Detran para conseguir finalizar todo o processo.

Para solicitar a sua CNH Digital online basta seguir o nosso passo a passo:

  • Acesse o site oficial do Denatran;
  • Logo na página inicial clique em “Crie a sua conta”;
  • Selecione a opção “Certificado digital”
  • Insira todos os seus dados que forem solicitados;
  • Logo em seguida, você vai receber um link de cadastro, que será enviado no e-mail que foi informado anteriormente;
  • Verifique a sua caixa de e-mail e realize a ativação deste link, seguindo todas as orientações que forem informadas;
  • Realize o download do aplicativo CNH Digital, o CDT (Carteira Digital de Trânsito) no seu celular. O aplicativo está disponível na Google Play Store (Android) e na App Store (iOS);
  • Após realizar o download do aplicativo, é necessário inserir o código que foi enviado para o seu e-mail anteriormente;
  • Logo em seguida, será realizado uma identificação biométrica facial, para evitar qualquer tipo de fraude durante todo o processo;
  • Para finalizar este processo, será necessário cadastrar o número do seu celular e criar uma senha, que precisa ter no mínimo quatro dígitos. Essa senha será solicitada todas as vezes que você queira ter acesso a este aplicativo;
  • Pronto! Você já pode começar a utilizar somente a sua CNH Digital.

Escreva um Comentário