Aprenda Como Aumentar Score de Crédito

Ter um bom score de crédito é extremamente importante para quem deseja contratar serviços como empréstimos, financiamentos e cartões de crédito, já que ele irá impactar diretamente sobre a aprovação ou não desses serviços.

Se uma pessoa possui baixa pontuação de score, o mercado financeiro irá entender que ela é uma má pagadora e os riscos de inadimplência serão elevados, com isso, dificilmente haverá liberação de crédito.

Se este é o seu caso, este artigo é para você! Aqui iremos destacar diversas dicas importantes de como aumentar o score de crédito para que você tenha facilidade em contratar os serviços mencionados, então continue a sua leitura.

Veja Também:

O que é o score de crédito

como aumentar meu score rapido

O score de crédito nada mais é do que uma pontuação que varia entre 0 e 1.000, onde é possível estabelecer o risco de inadimplência do consumidor e também entender seu relacionamento com o mercado de crédito atual.

No momento, os interessados podem fazer a consulta do seu score de forma gratuita através de diversas plataformas online que são muito seguras e o resultado pode variar conforme mostrado abaixo:

  • Score de até 300 pontos: demonstra alto risco de inadimplência;
  • Score entre 300 e 700 pontos: demonstra médio risco de inadimplência;
  • Score acima de 700 pontos: demonstra baixo risco de inadimplência.

Se você faz parte do último grupo, será possível contratar crédito com facilidade nas mais diversas empresas brasileiras. Agora, se você faz parte do primeiro ou do segundo grupo, seguir nossas dicas para aumentar sua pontuação será interessante.

  • Não tenha nome sujo

A primeira e mais importante dica para quem deseja aumentar o score de crédito é resolver suas pendências financeiras para deixar de estar negativado. Isso porque sua pontuação dificilmente irá subir se você estiver nessa situação.

Para que consiga melhores condições no momento de pagar suas dívidas, faça negociações com as empresas ou participe do Serasa Limpa Nome, que se trata de um mutirão realizado anualmente pelo próprio Serasa.

Logo que estiver com o nome limpo, suas chances de ter um bom score irão aumentar consideravelmente e consequentemente será possível contratar os mais diversos tipos de crédito disponíveis no mercado financeiro.

  • Não deixe que suas contas vençam

Sempre que um consumidor paga uma conta antes do seu prazo de vencimento ou com antecipação, haverá uma impactação positiva sobre a pontuação de score. Uma boa alternativa para não esquecer do pagamento, é optar pelo débito automático.

Caso você pague boletos e demais contas sempre após a data estabelecida para o vencimento, o setor financeiro entende que há um potencial risco de inadimplência que irá acarretar na queda do seu score.

  • Mantenha seu dados atualizados nos birôs de crédito

Os birôs de crédito mais conhecidos da atualidade são o SPC e o Serasa, sendo que estas empresas fornecem informações completas a respeito do comportamento dos consumidores quando se trata de crédito.

A grande maioria das instituições financeiras realizam consulta à base de dados desses birôs de crédito antes de aprovar seus serviços, sendo assim, manter seus dados sempre atualizados nessas plataformas é muito importante.

Sempre que há uma maior exatidão nos dados cadastrais de um consumidor como endereço, idade e telefone, mais confiável ele será. Também não esqueça de comunicar as empresas mencionadas sempre que houver alteração nesses dados.

  • Passe contas para o seu nome

Ter contas como de água, luz e telefone em seu nome é uma forma bastante simples de aumentar seu score de crédito, porém estas devem ser pagas antes do vencimento conforme mencionado na dica 2.

Se você realiza apenas o pagamento de contas que se encontram no nome de terceiros, estas não irão influenciar sobre o seu score, por este motivo você deve pensar em passar algumas contas simples para o seu próprio nome.

  • Use o Cadastro Positivo a seu favor

O cadastro positivo se trata de um histórico do comportamento de crédito dos consumidores brasileiros, sendo que este sistema foi devidamente estabelecido pela Lei 12.414/2011 e várias empresas podem consultá-lo.

Em diversos casos a inclusão dos consumidores a este banco de dados é automática, porém você terá liberdade de sair do mesmo e de posteriormente ativá-lo, caso seja de seu interesse.

Quem deseja aumentar sua pontuação de score deve sempre manter o cadastro positivo ativado, já que nele há um currículo financeiro completo contendo as contas pagas, compras feitas com cartão e outros serviços que envolvem crédito.

Considerações finais

Se o seu objetivo é aumentar o score de uma hora para a outra, isso não será possível, já que esta é uma mudança que demanda tempo e análises constantes, portanto, tenha calma e invista em bons hábitos financeiros.

Focar no planejamento financeiro mensal é um dos principais pontos a serem levados em consideração para quem não deseja obter queda no score, já que dessa forma você dificilmente se encontrará inadimplente.

7 Comments

  1. Luciana Melo de Oliveira 21 de janeiro de 2022
  2. Adressa 21 de janeiro de 2022
  3. Igor Biazetto Pache 22 de janeiro de 2022
  4. Anderson dos Santos 24 de janeiro de 2022
  5. Thaís 26 de janeiro de 2022
  6. Neusa Silva de Oliveira Reis 31 de janeiro de 2022
  7. ELIANA VIEIRA 10 de fevereiro de 2022

Escreva um Comentário