Aprenda Como Consultar e Regularizar o CPF Online Grátis no Site da Receita Federal

Por meio do site da Receita Federal, dá para consultar e regularizar CPF online grátis, verificando quais são os documentos necessários para a atualização. 

Você sabia que estar com o CPF irregular pode afetar diretamente a vida de um cidadão? Se engana quem pensa que o CPF irregular é estar com o nome sujo. Na verdade, CPF irregular significa que você tem alguma pendência junto à Receita Federal. 

Um motivo comum para o CPF ficar irregular é a falta de atualização cadastral de documentos. Além disso, a falta de participação em votações sem justificação pode resultar muitos problemas e até mesmo erro na hora de receber o auxílio emergencial. 

Consultar e regularizar CPF online grátis: Saiba qual o status do seu documento 

Para consultar e regularizar CPF online grátis, o passo a passo é bem simples!

Ao entrar no site, pode ser que ele tenha alguns status variados. De acordo com informações da Caixa, muitas pessoas tiveram problemas ao acessar o auxílio emergencial pois estavam com erro na documentação junto à receita. O CPF pode estar com os seguintes status:

  • CPF nulo: um CPF é anulado quando se constatam fraudes no mesmo. Sendo assim, ele é anulado;
  • CPF suspenso: neste caso, que é o que ocorre na maioria das vezes, o CPF está com os dados desatualizados ou incorretos;
  • CPF cancelado: nesta situação, o CPF é cancelado por perda ou roubo. Em alguns casos, pode ocorrer o cancelamento por decisão judicial em casos de exceção;
  • Titular Falecido: casos em que o titular faleceu;
  • Pendente de regularização: quando o portador do CPF não fez o seu imposto de Renda devidamente e não entregou à Receita pelos últimos cinco anos, como é previsto por Lei. 

Como Consultar e Regularizar CPF Online Gratis

Como consultar e regularizar CPF online grátis pelo site da receita

Na hora de consultar e regularizar CPF online grátis, é necessário acessar o site Consulta CPF. Depois, é só inserir os dados do CPF, a data de nascimento e clicar em “consultar”. 

Abrirá uma página com o comprovante do Status do seu CPF. Caso apareça um status como “Regular”, significa que está tudo certo com ele. 

Porém, nos casos em que aparecer um dos status descritos acima, você precisa solicitar a regularização. 

Passo a passo para regularizar o CPF  

Consultar e regularizar CPF online grátis varia em cada situação. Veja como regularizar em casos de CPF suspenso, CPF nulo ou cancelado!

CPF nulo ou cancelado

  • CPF suspenso: neste caso em que os dados do cidadão estão incorretos, é necessário acessar a página serviços receita federal e realizar a atualização cadastral de forma correta. Preencha o CPF, nome completo, nascimento, título eleitoral e dados residenciais.  Depois clique em enviar para concluir a solicitação;
  • CPF nulo ou cancelado: neste tipo de situação, o cidadão precisa entrar em contato com a Receita Federal para poder emitir um novo documento, visto que o anterior não pode ser revertido. 

CPF Pendente de Regularização 

Um dos status de quem deseja consultar e regularizar CPF online grátis é o “Pendente de Regularização”. Estes são os casos de erro no Imposto de Renda nos últimos cinco anos. 

Neste caso, é necessário acessar Cento Virtual de Atendimento – CAC . Com a falta de atendimento presencial e grande demanda pelo auxílio emergência, esta foi uma página destinada ao atendimento virtual em decorrência da pandemia. 

Por meio deste site, o cidadão tem acesso ao extrato DIRPF, ou seja, consegue consultar quais os anos em que constam as pendências. Depois, pode enviar os documentos do imposto de renda atualizados por meio do próprio site. Abaixo você pode aprender como ter o primeiro acesso ao site. 

Como Fazer Cadastro no Centro Virtual de Atendimento 

Para consultar e regularizar CPF online grátis com auxílio do e-CAC é necessário seguir o passo a passo de como ter o primeiro acesso na plataforma:

  • Para realizar o primeiro acesso, o cliente clique em “Saiba como gerar um código de acesso”;
  • Depois clique em “gerar código de acesso para pessoa física”;
  • Vai abrir uma página com local para inserir o CPF e a sua data de nascimento. Confirme os caracteres e faça a geração do código;
  • Ao gerar o código, o cidadão faz a utilização para acessar o site pela primeira vez. No primeiro acesso é necessário que ele crie uma senha para utilizar todas as vezes que for entrar;
  • Quando for acessar outras vezes, é só inserir o CPF, o código de acesso e a senha que foi escolhida anteriormente;
  • Assim que acessar a página, o cidadão consegue verificar quais foram os anos em que o Imposto de Renda não foi informado corretamente. 

Você pode verificar quais são os documentos que precisam ser enviados e fazer o envio por meio do próprio Cento Virtual de Atendimento – CAC

Para quem prefere fazer o procedimento por meio do celular, dá para baixar o aplicativo “Meu imposto de Renda” e fazer o procedimento por lá, enviando toda a documentação atualizada dos impostos de renda. 

Veja Também:

Agora que você sabe como consultar e regularizar CPF online grátis, é só aguardar a resposta da Receita. Assim que for analisada e deferida, a situação cadastral do seu CPF será atualizada e voltará à situação regular. 

Leave a Reply