Como Estudar Português Para Concursos

Atualmente, muitas são as pessoas que estão em busca de uma oportunidade através de concursos públicos. Esses estudantes são conhecidos como concurseiros. Só no no último ano, foram mais de 12 milhões de pessoas participando de concursos no Brasil.

Um erro comum entre os concurseiros é se dedicar por muito tempo às matérias específicas e esquecer de matérias básicas como o português, considerada uma matéria universal, visto que está presente em quase todo cargo.

Há ainda aqueles concursos que exigem respostas descritivas ou redação e, deste modo, a língua portuguesa merece atenção redobrada, não é? Por isso, muitos se perguntam  como estudar português para concursos.

Pensando nisso, neste artigo,  você confere dicas importantes de como estudar português para concursos. Vem ver!

Teste seus conhecimentos

Primeiramente, recomendamos você testar os seus conhecimentos, para isso, realize um simulado simples de língua portuguesa e, ao conferir seu resultado, já saberá em que nível está seu conhecimento.

Ou seja, se em um simulado com 20 questões, então você só acertou 5, você precisa realmente trabalhar com afinco, ou seja, se dedicar bastante nos estudos da língua portuguesa.

Engana-se alguns que pensam que, por falarmos português, não precisamos estudá-lo. Entretanto, a gramática da nossa língua pode ser complexa quando não a compreendemos em sua totalidade.

Então, como estudar português para concursos? O primeiro passo é testar seus conhecimentos e você pode fazer isso, escolhendo um simulado aqui.

Conteúdo – português para concurso

O conteúdo em língua portuguesa é extenso, desta forma, é também grande motivo das dúvidas dos estudantes, afinal, como estudar português para concursos? Por qual conteúdo devo iniciar?

Com a grade curricular extensa, é muito comum os candidatos focarem em um assunto só, como crase e pontuação. 

Claro que isso também é importante, entretanto, para compreender o português em sua integridade, recomenda-se entender o funcionamento da língua em seu conceito mais amplo.

Deste modo, os maiores cursinhos e professores de língua portuguesa recomendam iniciar seu estudo pela análise morfológica, ou seja, o estudo das classes de palavras. Para te ajudar, estudo as classes gramaticais, seguindo esta ordem:

  • Substantivo;
  • artigo;
  • numeral;
  • adjetivo;
  • pronome;
  • advérbio;
  • preposição;
  • conjunção;
  • interjeição;
  • verbo.

Após o estudo profundo das classes das palavras, ficará mais fácil entender a análise sintática, desta forma, recomenda-se iniciar pelo estudo do sujeito, deste modo, aprofunde seus estudos seguindo esta ordem:

  • Sujeito e predicado;
  • Tipos de sujeito;
  • Concordância dos sujeitos;
  • Tipos de predicado.

Para finalizar, foque na transitividade verbal e esses conhecimentos te darão suporte para responder às questões de língua portuguesa de qualquer assunto. 

Após este conteúdo inicial, dedique-se ao uso da crase e a pontuação. Deste modo, sua aprendizagem acontecerá mais facilmente e garantirá o domínio básico da análise morfológica e sintática, o que já é muita coisa!

Como estudar português para concursos sozinho

como estudar portugues para concursos

Como Estudar Português Para Concursos

Além de seguir essa ordem de conteúdo mencionado acima, chamada de parte teórica, é importante aliar este conhecimento a parte prática. 

Em outras palavras, recomenda-se que você conheça a banca do concurso, caso já saiba, ou então, verifique as bancas possíveis, pesquise provas já realizadas por ela e pratique. 

Escolha uma prova já feita pela banca e faça. Depois confira o gabarito, faça várias provas , intercalando seus estudos entre teoria e prática. Deste modo, a tendência é ir acertando cada vez mais questões.

Ademais, realizar provas também é importante para treinar sua interpretação de texto e o treino constante fará toda a diferença no dia da prova;

Para te ajudar, listamos abaixo as principais bancas de concurso, veja:

Planejamento de estudo  – português para concursos

portugues para concursos planejamento

Português Para Concursos – Planejamento

Como você viu, o  conteúdo é extenso e ainda é necessário aliar teoria à prática, por isso, ter um planejamento desse estudo é fundamental para conseguir êxito.

Deste modo, planeje-se, faça um planner ou até mesmo anotações em uma agenda, se você gosta de tecnologia, recomendamos ainda usar o aplicativo Trello, para se organizar.

Ou seja, anote e divida seus dias de estudos, por exemplo:

  • Segunda-feira: 1h de teoria: conteúdo: x e y;
  • Quarta-feira: 1h de prática: prova banca x;
  • Sexta-feira: 1h de teoria: conteúdo x.

Certamente, ter um planejamento de estudo é uma maneira eficaz de dar conta de todo o conteúdo e não se perder. Além disso, para conferir o conteúdo varie no seu material de estudo, ou seja, leia, procure PDF sobre o assunto, ora em livros, ora digital e também abuse dos vídeos gratuitos do YouTube.

No YouTube, é possível encontrar diversos vídeos explicando o conteúdo que você precisa estudar. Por exemplo, caso seja o dia de estudar pronomes pessoais, basta digitar isso no campo de pesquisa do YouTube e terá inúmeras videoaulas gratuitas sobre o conteúdo.

Assim, escolha uma, assista e faça anotações. E, para te ajudar ainda mais em como estudar português para concursos, recomendamos que você conheça o canal do Professor Noslen. Ele possui uma didática incrível, certamente você irá aprender e se divertir com ele.

3 Aplicativos de  português para concursos

Aplicativos de  portugues para concursos

Aplicativos de  Português Para Concursos

É comum surgirem dificuldades para assimilar todo o conteúdo estudado, deste modo, os aplicativos de estudo são ótimos aliados. Os aplicativos te ajudam a assimilar o conteúdo rapidamente, além de enriquecer sua aprendizagem.

Desta forma, confira 3 aplicativos que você pode baixar para te ajudar em como  estudar português para concurso, veja:

Gramática de Bolso

Este aplicativo é ideal para assimilar o conteúdo das classes das palavras e também as regras ortográficas. Ou seja, para aqueles que têm dúvida quando se escreve com “s” ou “ç”, este é o app perfeito!

Nele, você pode conferir videoaulas bem objetivas de diversos assuntos e ainda indicações externas de material. Então, se você quer estudar, mas não sabe onde encontrar o conteúdo, basta baixar este aplicativo em seu celular e bons estudos!

Português Panda para Concursos e Provas

Enquanto o “Gramática de Bolso” te fornece material para a teoria, o “Português Panda” vai te dar uma mãozinha na parte prática.

Com o aplicativo você pode resolver diversas questões de português já aplicadas em vários testes seletivos em bancas de concursos públicos.

E tem mais, as questões são comentadas e ainda há videoaulas sobre. Vale a pena conferir e praticar com ele, pois oferece ainda questões de interpretação de texto.

Quiz de Português

Este aplicativo é como um jogo, nele, você aprende jogando, ou seja, funciona como um jogo de perguntas e respostas, com três níveis de dificuldades e temas como morfologia, pontuação, ortografia, concordância e regência.

Assim, o “Quis de Português” é para  quem gosta de uma opção mais lúdica e dinâmica, ele é aquele app ótimo para ser usado em filas de espera ou no ônibus. Deste jeito, você estuda e se diverte enquanto passa o tempo. 

Como estudar português para concursos? Dicas finais

Certamente, seguindo essas dicas você conseguirá estudar português para concursos. O erro de muitos concurseiros é deixar essa disciplina esquecida, visto que, já falamos português diariamente, não é?

Mas, como você viu, o conteúdo é amplo e merece atenção, seguir seu planejamento de estudos fará diferença na sua prova. Foque em fazer anotações organizadas e não esqueça de fazer também os famosos mapas mentais, que já são tendências.

Para resumir, como estudar portugês para concurso?

  1. Teste seu conhecimento através de um simulado simples;
  2. Organize todo o conteúdo que você irá estudar;
  3. Faça um planejamento de estudos semanal em sua agenda, siga seu roteiro de estudo e cumpra seus horários;
  4. Assista videoaulas gratuitas no Youtube;
  5. Baixe aplicativos de estudo no celular.

O segredo do sucesso está na sua dedicação! Ser concurseiro e estudante não é um caminho fácil, mas, certamente, será recompensador.

Espero que este artigo tenha te ajudado a  entender como você pode estudar português para concurso sozinho, sem precisar pagar caro por cursinhos ou aulas particulares.

Por fim, se você gosta de temas como este, não deixe de conferir nossos conteúdos, em nosso site Classificados de Emprego. 

Avalie Esta Postagem

Leave a Reply