Descubra Como Fazer um Curso Superior Gratuito

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, um curso superior faz a diferença, não é mesmo? Entretanto, estamos enfrentando uma crise econômica mundial devido à pandemia, por isso, nem todos possuem meios para pagar por um curso superior, mas, a boa notícia é que existe curso superior gratuito.

Com um curso superior você terá um diploma de graduação que, certamente, abrirá muitas portas e te proporcionará várias oportunidades de trabalho, além de aumentar a autoestima, o curso superior só tem a agregar em conhecimento profissional e pessoal.

Apesar da importância do curso superior, ainda são poucos os adultos brasileiros que possuem um diploma em mãos. Segundo os dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), somente 21% dos adultos com até 34 anos têm ensino superior.

Por isso, para quem consegue se formar em curso superior, um mundo diferente se abre e, com certeza, o profissional possui uma maior vantagem no mercado de trabalho. Se você tem interesse em fazer um curso superior, mas não pode pagar por ele, acompanhe este artigo  e descubra como fazer um curso superior gratuito.

O que é um curso superior

curso superior gratuito

Curso Superior Gratuito

Primeiramente, vamos entender o que é considerado um curso superior no Brasil. O curso ou ensino superior nada mais é que uma etapa educacional que vem depois da educação básica, ou seja, depois da formação no ensino médio.

O objetivo do curso superior é de auxiliar nos conhecimentos e habilidades centralizadas em uma área  profissional de sua escolha. 

Em outras palavras, o curso superior refere-se à educação realizada nas universidades, faculdades, escolas superiores ou institutos politécnicos, por exemplo.

Esses cursos superiores oferecem diversos cursos dependendo da escolha da sua área, tais como:

  • Agronomia;
  • Direito;
  • Engenharia;
  • Pedagogia;
  • Jornalismo;
  • Medicina;
  • Odontologia;
  • Zootecnia; 
  • Entre diversos outros.

Porém, concluir e apresentar o diploma do ensino médio é um requisito exigido para poder ingressar em um curso superior. 

Após toda a conclusão do curso superior, o aluno recebe um diploma que comprova sua aptidão em sua área escolhida para o mercado de trabalho.

Diploma ou Certificado

Muitas pessoas se confundem entre o diploma e o certificado, mas, eles não são a mesma coisa. Certamente, um diploma vale muito mais que um certificado, entretanto, ambos possuem importância significativa na vida profissional.

Porém, é o diploma que capacita e habilita o profissional para poder exercer uma função. Através dele, por exemplo, é que uma pessoa se torna enfermeira, professora ou médica. E somente instituições aprovadas pelo Ministério da Educação (MEC podem emitir diplomas.

Enquanto o certificado é uma forma de aprimoramento profissional, ou seja, é um curso sobre determinado assunto que serve para você aprofundar seus estudos e também enriquecer seu currículo e conhecimentos. 

Quer um exemplo? Um certificado de enfermagem não te torna uma enfermeira, enquanto um diploma de enfermagem sim.

Tipos de curso superior

Bem, agora que você já entendeu a diferença entre diploma e certificado, vamos conhecer os tipos de cursos superior.

A graduação é o tipo de curso superior mais conhecido no Brasil. Através dela, o aluno recebe um diploma que o habilita para exercer sua profissão e um título, que depende do tipo de curso superior escolhido, veja quais são:

Bacharelado

Esses cursos duram, em média, 4 a 6 anos, são bem abrangentes porque preparam o profissional para conhecer diversos segmentos dentro de uma área determinada.

Licenciatura

São cursos semelhantes ao bacharelado, entretanto, são focados na formação de professores, por isso contam com disciplinas pedagógicas voltadas para o ensino.

Este é um dos cursos superiores mais curtos, entre 2 e 3 anos. Isso ocorre porque são cursos menos abrangentes que os outros, focando em funções mais específicas do mercado de trabalho.

Modalidades do cursos superior

Antigamente, só existia um tipo de modalidade de cursos superior, o presencial, o que dificultava muito a formação, pois, os cursos só poderiam ser realizados presencialmente com alunos e professores frequentando a universidade diariamente.

Entretanto, com o avanço da tecnologia, surgiu uma nova modalidade aceita e válida igualmente à presencial, os cursos à distância (EAD). 

Nesta nova modalidade, não é preciso frequentar presencialmente a universidade e isso facilitou muito a formação de diversas pessoas que agora podem ter um diploma de cursos superior estudando em casa mesmo e ainda no horário que preferir.

Por isso, o estudo à distância é uma modalidade que vem crescendo no país e muitos alunos optam por ingressar em um curso superior nesta modalidade.

Vale ressaltar que o diploma de um curso superior à distância tem o mesmo valor que um diploma de um curso superior presencial.

Curso Superior gratuito

E para aqueles que querem se dedicar nos estudos e conseguir o tão sonhado diploma de curso superior, mas não possuem condições financeiras para investir agora, a boa notícia é que é possível fazer um curso superior gratuito.

O Ministério da Educação (MEC), em 2015, criou um programa chamado Universidade Aberta do Brasil, onde o objetivo é ofertar, em parceria com instituições superiores de ensino público, cursos superiores inteiramente gratuitos e na modalidade à distância, podendo ser realizado inteiramente pela internet.

O programa prioriza a formação da licenciatura, ou seja, a formação de  professores, porém existe a oferta de outros cursos para outras áreas distintas também. É realmente fantástico, não é?

Para se inscrever em um curso superior gratuito, o primeiro passo é pesquisar no catálogo do Ministério da Educação (MEC) onde você encontra todas as universidades públicas que oferecem o curso superior gratuito que você deseja na modalidade à distância. 

Para isso, basta entrar e consultar a listagem de cursos superior gratuitos disponíveis aqui:

https://emec.mec.gov.br/

Agora basta encontrar o curso desejado, se inscrever e bons estudos! A falta de dinheiro para se formar já não é uma desculpa, não é mesmo?

Veja Também:

Espero que este artigo tenha te ajudado com seu desejo de realizar um curso superior gratuito. Entretanto, se você prefere cursos profissionalizantes que são mais curtos, saiba como se inscrever nos vários cursos técnicos do Senai.

Avalie Esta Postagem

Leave a Reply