Concurso Aeronáutica 2022: mais de 243 vagas disponíveis com salário de até R$5.500

O concurso Aeronáutica 2022 está com as inscrições abertas e há 243 vagas disponíveis para o Exame de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos para o primeiro semestre de 2023 (IE/EA CFS 1/2023).

As oportunidades são destinadas a pessoas com idade entre 18 e 24 anos que desejem ingressar no ramo militar. Nessa edição do concurso, as vagas irão abranger cinco especialidades específicas e nesse post você saberá detalhes sobre elas.

Para participar, os interessados devem efetuar a sua inscrição através no site oficial até o dia 14/03. O processo seletivo será realizado com base em provas teóricas e de aptidão, sendo que estas devem ser realizadas no dia 05/06.

Conheça as especialidades

Segundo o edital oficial do concurso Aeronáutica, as oportunidades disponíveis são para cinco especialidades distintas que são:

  • Mecânica de aeronaves (90 vagas);
  • Material bélico (15 vagas);
  • Guarda e segurança (30 vagas);
  • Controle de tráfego aéreo (96 vagas);
  • Equipamento de voo (12 vagas).

É importante destacar que as três primeiras áreas mencionadas acima são destinadas exclusivamente para homens, enquanto as vagas pertencentes às demais áreas podem ser disputadas por pessoas de ambos sexos.

edital Concurso Aeronautica 2022

Funções exercidas

Aqueles que forem selecionados através do concurso Aeronáutica para atuar dentro de uma das especialidades mencionadas acima, deverão exercer funções diversas e estas incluem:

  • Mecânica de aeronaves: as funções incluem a inspeção e a manutenção de motores, hélices, sistemas hidráulicos, pneumáticos e de combustível das aeronaves. Além disso, o profissional dessa especialidade assessora pilotos em voos e participa de certas missões;
  • Material bélico: envolvem especialistas em armamento e munições aéreas e terrestres. As funções exercidas incluem artilharia de bordo em certas aeronaves, inspecionar armas e munições, além de atuação como instrutor de tiro e mecânico de armamento;
  • Guarda e segurança: as atividades desenvolvidas envolvem a segurança e a defesa de pessoas, instalações e dignitários. O profissional dessa área será responsável ainda pelo treinamento físico e instrução militar inicial daqueles que ingressam na Aeronáutica;
  • Controle de tráfego aéreo: o profissional deve controlar voos de aeronaves no território aéreo brasileiro ao atuar em torres de controle de aeródromos, localizados nos Centros de Controle e nos Centros Integrados de Defesa Aérea;
  • Equipamento de voo: as funções serão inspecionar, efetuar reparações e inspeção em botes, paraquedas, coletes salva-vidas, kits de sobrevivência, capacetes de voo, dentro outros equipamentos de segurança, sobrevivência e salvamento.

Como deve funcionar o processo seletivo

O concurso Aeronáutica será composto por provas escritas de Matemática, Física, Língua Portuguesa e Língua Inglesa, além de Inspeção de Saúde, Teste de Avaliação do Condicionamento Físico, Exame de Aptidão Psicológica, Procedimento de Heteroidentificação Complementar e Validação Documental.

As provas escritas devem ser realizadas no dia 05 de junho, sendo que os candidatos aprovados em todas as etapas do concurso deverão comparecer dia 08 de janeiro de 2023 na Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá.

O Curso de Formação de Sargentos terá início no dia 11 de janeiro de 2023 e após a conclusão do mesmo com aproveitamento, os alunos serão promovidos à graduação de Terceiro-Sargento e serão classificados em uma das Comaer situadas no território nacional.

O que irá cair nas provas escritas

As provas escritas do concurso Aeronáutica irão abordar diversos temas e é importante que você os conheça para se preparar. Veja abaixo quais são eles:

  • Língua portuguesa: interpretação de textos não-literários e literários, além de gramática;
  • Matemática: álgebra, geometria plana, trigonometria, estatística, geometria espacial e geometria analítica;
  • Física: conceitos básicos e fundamentais da área, o movimento, o equilíbrio e a descoberta das leis da física, energia, trabalho e potência, mecânica e o funcionamento do universo, fenômenos elétricos e magnéticos, oscilações, ondas e óptica, calor e fenômenos térmicos, matéria e radiação.

Para conferir com maiores detalhes o que será cobrado nas provas teóricas, acesse o edital oficial e faça a sua leitura completa.

Quem pode participar

Para concorrer por uma das vagas do concurso Aeronáutica 2022 é necessário seguir algumas exigências que estão presentes no próprio edital. Veja quais são elas logo abaixo:

  • Ter entre 17 anos completos e 24 anos incompletos;
  • Ter concluído o ensino médio devidamente;
  • Efetuar o pagamento da taxa de R$80,00 até o período determinado.

É importante mencionar que aqueles que possuem uma renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa ou são doadores de medula óssea, terão direito a isenção do pagamento da taxa de inscrição do concurso.

Inscrições para o concurso Aeronáutica 2022

Conforme divulgado, as inscrições para o concurso Aeronáutica em 2022 devem ser feitas de forma online através do site oficial do EEAR, então tudo o que você precisa para se candidatar é de um computador com acesso à internet.

Durante o processo de inscrição, basta criar seu cadastro e informar todos os dados requisitados pela plataforma. Você também poderá conferir todos os detalhes sobre o concurso no próprio site do EEAR.

Caso surjam algumas dúvidas sobre as inscrições ou sobre o próprio processo seletivo, entre em contato com a Escola de Especialistas de Aeronáutica através da Divisão de Admissão e Seleção pelo telefone (12)2131-7585.

Escreva um Comentário