Concurso do Ministério Público de Minas Gerais, Edital Será Anunciado em Breve

Antes de mais nada, o concurso do Ministério Público de Minas Gerais está muito próximo de acontecer. Em especial, porque a própria assessoria do MP de Minas Gerais confirmou informações.

Sendo assim, ainda de acordo com a assessoria do MP, espera-se que o edital saia ainda no primeiro semestre de 2022. Com isso, grandes expectativas estão sendo geradas na população.

Portanto, se você quiser saber mais sobre o concurso do Ministério Público de Minas Gerais, continue por aqui. Assim, vamos te passar todas as informações que se sabe até o presente momento.

O que o Ministério Público faz?

A princípio, muitas pessoas possuem essa dúvida. Mesmo com esse termo sendo tão pautado nas mídias. Então, resolvemos falar um pouco mais sobre o que é o Ministério Público.

Em suma, o MP é um órgão que funciona com o objetivo de manter a ordem jurídica. Bem como, outra responsabilidade sua é fiscalizar o poder público. Assim, um fato interessante é o de que o órgão foi criado antes mesmo da Constituição.

Só para exemplificar, o Ministério Público é quem faz a fiscalização da Justiça. Dessa forma, alguns dos objetivos do MP são: buscar a defesa de interesses gerais da população e promover a defesa da democracia.

Atualizações do Concurso do Ministério Público de Minas Gerais

Concurso do Ministerio Público de Minas Gerais Edital em Breve

Fonte: Reprodução Internet

Continuando, falaremos sobre as informações da assessoria do Ministério Público do estado de Minas Gerais. Dessa forma, conforme o que se sabe, o edital do concurso está para sair.

Sendo mais específico, o edital do concurso do Ministério Público de MG está programado para a sua divulgação ainda nesse primeiro semestre do ano. Então, isso acaba deixando os interessados bastante ansiosos.

Nesse sentido, até a comissão que vai organizar o certame já foi definida. Só ara ilustrar, alguns nomes que fazem parte da comissão são: Sérgio Arifa dos Santos; Clarissa Duarte Belloni; Gislaine Fernandes Magno…

Principais vagas do Concurso do Ministério Público de Minas Gerais

A princípio, o Ministério Público de Minas Gerais conta com diversos cargos. No entanto, aparentemente, o concurso vai oferecer vagas para dois cargos. Sendo assim, os cargos são Analista do MP e Oficial do MP.

Assim, para disputar o cargo de Oficial do MP, os candidatos precisam ter o certificado de conclusão do ensino médio de escolaridade. Em contrapartida, para o cargo de Analista do MP é preciso ter um curso de graduação de ensino superior.

Nesse sentido, como você deve imaginar, os cargos contam com remunerações diferentes. Primeiramente, o cargo de Oficial do MP oferece um salário de R$3.728,29. Em segundo lugar, o Analista do MP tem um salário de R$5.743,70.

Sobre as atribuições dos cargos do Ministério Público

A seguir, falaremos um pouco mais sobre algumas das atribuições dos cargos de Oficial do Ministério Público e de Analista do Ministério Público. Então, para os interessados, essas podem ser informações muito importantes.

Assim, as atribuições do Oficial do MP são: fazer serviços de digitação; lidar com documentos do órgão; perante a lei fazer as notificações pertinentes; entregar documentos; arquivar e lidar com os processos que envolvem os documentos e mais.

No entanto, as atribuições do Analista do MP acabam dependendo da especialidade do servidor. Ou seja, de acordo com a formação do servidor, concedem-se as suas atribuições.

Sobre último Concurso do Ministério Público de Minas Gerais

Continuando, vale a pena destacar que o último concurso do MP de Minas Gerais aconteceu no ano de 2012. Dessa forma, o próprio Ministério Público foi quem organizou o processo.

Com isso, mais de 30 vagas foram oferecidas pelo último concurso. Além disso, formou-se também o cadastro reserva para mais de 50 regiões. Assim, milhares de candidatos se inscreveram para o concurso.

No mais, o Concurso do Ministério Público de Minas Gerais contou com duas etapas diferentes. Sendo assim, os candidatos foram avaliados por meio da prova objetiva e por meio da prova de redação.

Como são as provas do Concurso do MP?

Em primeiro lugar, falaremos mais sobre a prova objetiva. Assim, refere-se a uma prova de múltipla escolha, onde há 4 alternativas e apenas 1 está correta. Desse modo, a prova é do tipo eliminatória.

Continuando, a prova objetiva trabalha áreas do conhecimento diferentes. Sendo que são abordados temas de: atualidades; noções gerais de informática; noções gerais de direito e língua portuguesa.

Por fim, a prova de redação geralmente é aplicada para o cargo de Analista do Ministério Público. Em específico, para aqueles que possuem a graduação de Direito. Assim, a redação deve ter entre 25 e 30 linhas no total.

Veja Também:

O que esperar do Concurso desse ano?

Concluindo, o Concurso do Ministério Público de Minas Gerais promete um bom número de vagas. Assim, é uma boa oportunidade para quem quer iniciar trabalho no setor público.

Então, vale a pena ficar de olho nas novidades sobre o concurso do Ministério Público de Minas Gerais. 

Veja mais informações em http://classificadosdeemprego.com

Escreva um Comentário