Concurso EsPCEx 2022 é aberto com 440 vagas para Cadetes do Exército; veja o edital

Jovens que desejam iniciar a carreira no Exército Brasileiro, chegou sua hora, porque o concurso EsPCEx 2022 está aberto com 440 novas vagas! Veja aqui todos os detalhes sobre o concurso!

O Exército Brasileiro abriu novo concurso público para nível médio no curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico com 400 vagas destinadas para o sexo masculino e 40 para o sexo feminino.

EsPCEx significa Escola Preparatória de Cadetes do Exército, responsável por preparar e ensinar jovens que desejam ingressar no Curso de Formação de Oficiais das Armas, ou seja, uma ótima oportunidade para jovens que desejam ingressar na carreira do Exército.

Assim, se este for o seu caso, é bom começar a se preparar para ser um dos aprovados. A prova será realizada dia 17 e 18 de setembro, mas as inscrições já começaram dia 7 de fevereiro e encerram dia 25 de maio. Fique atento para não perder o prazo!

Então, confira mais detalhes do concurso EsPCEX 2022 neste artigo!

Concurso EsPCEx 2022

Concurso EsPCEx 2022

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército realiza apenas um concurso de admissão por ano, o EsPCEx, para aprovar seus novos alunos que ficarão em regime de internato para realizar o curso de formação de Cadete. Basicamente, o curso funciona deste modo:

  • Primeiro ano:  o militar ainda é um aluno e o internato fica em Campinas, SP;
  • Segundo ao quinto ano:  o militar passa a ser Cadete, e o curso passa a ser na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende, Rio de Janeiro. 

Durante o curso, o cadete recebe um salário de 1185 reais e após conclusão, é declarado Aspirante a Oficial do Exército Brasileiro.

O aluno ainda conquista o diploma de Bacharel em Ciências Militares e passa a ganhar um salário de quase 7 mil reais, segundo a tabela de salários dos militares para 2022.

Requisitos para o concurso EsPCEx 2022

Então, como o concurso destina-se para a carreira do Exército, existem alguns requisitos. Desta forma, nem todos podem realizar o concurso EsPCEX 2022. Para saber qual é o seu caso, confira os principais requisitos a seguir:

  • Possuir diploma do Ensino Médio ou estar cursando o 3.º ano do Ensino Médio;
  • Ter mais que 17 anos e no máximo 22 (completados até 31 de dezembro de 2023);
  • Não ter filhos nem dependentes;
  • Não ser casado nem ter união estável;
  • Altura mínima de 1,60 para homens e 1,55 para mulheres.

Enfim, essas são as principais condições para ingresso e permanência no colégio de formação. Mas, é importante lembrar que o Concurso EsPCEX 2022 ainda conta com uma série de provas, desde exame intelectual ao físico. 

Provas do Concurso EsPCEx 2022

O concurso EsPCEx 2022 possui algumas provas, ou seja, ele é realizado em etapas. Veja mais detalhes sobre elas nos tópicos a seguir:

Exame Intelectual

Esta é a primeira etapa do concurso EsPCEx 2022, realizada em dois dias, 17 e 18 de setembro. Mas, o candidato que faltar no primeiro dia já está automaticamente desclassificado.

No primeiro dia de avaliação, a prova é formada por 20 questões de português, 12 questões de física e 12 de química, além da redação.

Já no segundo dia de prova, o candidato deve responder 20 questões de matemática, 12 de geografia, 12 de história e 12 de inglês

Deste modo, o candidato tem 4h e 30 minutos para resolver as questões e ainda escrever a redação. Outro ponto importante é ler e seguir as normas de vestimentas para o dia da prova, descritas no Edital.

Inspeção de Saúde

As Juntas de Inspeção de Saúde Especial e as Juntas de Inspeção de Saúde de Recurso são os órgãos responsáveis pela inspeção. 

Ou seja, o candidato deve apresentar uma lista de exames, descritos no Edital, assim como a Caderneta de Vacinação e Autorização para realização de Inspeção de Saúde.

Exame de Aptidão Física

Após aprovação na Inspeção de Saúde, acontece o Exame de Aptidão Física que também ocorre em dois dias. Assim como o exame intelectual, o candidato que faltar no primeiro dia, está automaticamente eliminado. 

No Edital, você confere com detalhes as tarefas exigidas. No entanto, veja um resumo das atividades físicas que os candidatos deverão fazer aqui:

  • 1º dia: O candidato masculino deverá correr 2450 metros em 12 minutos e realizar 3 flexões de braço na barra fixa. Enquanto as mulheres, deverão correr 2100 em 12 minutos e fazer 1 flexão de braço na barra fixa.
  • 2º  dia: Os homens deverão fazer 21 flexões de braço no solo e 30 abdominais, enquanto as mulheres farão 12 flexões e 27 abdominais.

Caso o candidato não consiga realizar o exame, ainda assim, poderá tentar novamente mais uma vez, com 1h de descanso entre os exercícios e 24h de descanso para a corrida.

Avaliação Psicológica

Somente após aprovação nas etapas anteriores, os candidatos realizam esta avaliação. Basicamente, este exame verifica as habilidades mentais gerais e específicas do candidato em relação aos requisitos psicológicos relacionados à carreira do militar.

Além disso, é feito um exame personalógico, para verificação das características de personalidade do candidato também relacionados às exigências da carreira militar.

É importante lembrar que é preciso consultar os locais dos exames no edital. Porém, a avaliação intelectual ocorrerá  em todos os estados, geralmente na capital.  

Inscrição para Concurso EsPCEx 2022 e Edital 

Em resumo, as inscrições para o concurso EsPCEx 2022 já estão abertas e se encerram em 23 de maio de 2022, no site: http://www.espcex.eb.mil.br/index.php/concurso-de-admissao-2022

A taxa de inscrição custa R$100,00, porém, é possível conseguir isenção dessa taxa até dia 11 de março. Para isso, basta ter cadastro no CadÚnico, ser membro de família de baixa renda ou ser reconhecido como doador de medula óssea.

Para conferir o Edital completo, basta clicar aqui

Ademais, os candidatos aprovados no concurso EsPCEx 2022, podem escolher quais caminhos seguirão. Ou seja, após o primeiro ano, o Cadete do sexo masculino pode escolher que curso fará, tais como:

  • Infantaria;
  • Engenharia;
  • Comunicação;
  • Cavalaria;
  • Artilharia;
  • Material Bélico;
  • Intendência.

Já para as mulheres, as opções se limitam entre o Curso de Intendência ou Material Bélico.

Considerações Finais: Concurso EsPCEx 2022

Com 440 vagas, o concurso  EsPCEx 2022 é uma ótima oportunidade para todos os jovens que desejam seguir na carreira militar, afinal, o curso, com duração de 5 anos, concede o título de Aspirante a Oficial do Exército Brasileiro com um salário em torno de 7 mil reais.

Outro ponto interessante é que durante o curso o aluno também recebe um benefício no valor de 1.185 reais.

Deste modo, certamente as vagas serão disputadas. Por isso, se você tem interesse em ingressar na carreira do Exército Brasileiro e ser aprovado no Concurso EsPCEx 2022 é bom se preparar desde já.

Entretanto, existem cursos preparatórios específicos para o concurso EsPCEx 2022 como também vários materiais gratuitos na internet disponíveis para o estudo. 

Por fim, se você tem interesse em aprimorar sua carreira profissional ou está em busca de vagas de emprego, confira nosso site Classificados de Emprego.

Escreva um Comentário