Concurso Marinha do Brasil Tem Inscrições Prorrogadas; Confira Detalhes do Edital

O Concurso Marinha do Brasil teve seu edital retificado de forma que as inscrições foram prorrogadas. Agora é possível preencher o formulário e efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 31 de março.

No total, serão ofertadas 960 vagas para o posto específico de Soldado Fuzileiro Naval. Aqueles que forem selecionados com base nesse concurso deverão realizar o Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais e este dará uma bolsa auxílio.

Após a conclusão do curso, os indivíduos poderão contar com uma remuneração de R$2.294,50 além de outros benefícios. A seguir você poderá conferir todos os detalhes do edital publicado e saber como realizar a sua inscrição online.

Cargos e vagas

Conforme citado acima, o Concurso Marinha do Brasil visa selecionar candidatos para o Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais. Este deve ter 17 semanas, em regime de internato com dedicação exclusiva até a formatura.

Ao todo, são 960 vagas e você pode conferir logo abaixo como estas serão distribuídas ao longo do concurso:

  • 240 vagas serão para o Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB): voltadas para candidatos das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste;
  • 720 vagas serão para o Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA): voltadas para candidatos das regiões Sudeste e Sul.

Logo após a conclusão do curso, o Soldado Fuzileiro Naval pode escolher servir nas seguintes localidades: Natal, Salvador, Manaus, Belém, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Brasília, Landário (MS) e Armar (SP).

Quem pode participar

Para participar do Concurso Marinha do Brasil e dar início na carreira militar, será necessário que os interessados sigam a alguns requisitos que foram mencionados no edital. Veja abaixo quais são eles:

  • Ser brasileiro nato;
  • Ser do sexo masculino;
  • Ter concluído o Ensino Médio;
  • Ter idade mínima de 18 anos e máxima de 22 anos;
  • Ter boa conduta social;
  • Ter entre 1,54 e 2,0 metros de altura;
  • Não ter antecedentes criminais;
  • Não possuir tatuagens visíveis pelo corpo.

Se você atende a estas regras específicas, será possível realizar as provas e concorrer por um das 960 vagas disponíveis. Para consultar detalhadamente os regulamentos, acesse o edital oficial do concurso.

Quais são as atribuições

O Soldado Fuzileiro Naval faz parte da tropa de elite da Marinha do Brasil, por este motivo o processo seletivo é mais específico. Este profissional atua sob assuntos relacionados aos interesses navais do Brasil.

Suas principais atribuições incluem executar certas atividades em alto mar, assegurar a ordem e a segurança interna dos navios de guerra, bem como das instalações navais situadas em terra firme.

Outras tarefas que também podem ser destinadas ao Soldado Fuzileiro Naval incluem salto de paraquedas, mergulho e infantaria. Como as atribuições são muito importantes, a seleção que se inicia com o Concurso Marinha do Brasil é mais rigorosa.

Exame de Escolaridade

A primeira fase do Concurso Marinha do Brasil para a seleção dos candidatos ideais é o Exame de Escolaridade. Este possui caráter classificatório e eliminatório, sendo composto por uma prova escrita objetiva com 50 questões de múltipla escolha.

No total, esta prova irá valer 100 pontos e a data de aplicação do exame ainda não foi divulgada. Vale destacar que o candidato irá realizar a prova na cidade indicada por ele mesmo na ocasião do preenchimento do formulário de inscrição.

No edital também foram mencionadas as disciplinas que serão cobradas no concurso para que os candidatos possam se organizar melhor. Serão então 25 questões de Língua Portuguesa e 25 questões de Matemática.

Eventos Complementares

A segunda fase do Concurso Marinha do Brasil serão os Eventos Complementares e estes serão de caráter estritamente eliminatório. Veja a seguir quais serão as etapas:

  • Verificação de Dados Biográficos (VDB): essa etapa consiste em verificar se os candidatos preenchem o requisito de bons antecedentes de conduta;
  • Inspeção de Saúde: será feita uma perícia médica com o objetivo de verificar se os candidatos seguem os padrões e critérios de aptidão para a Carreira Militar;
  • Teste de Aptidão Física de Ingresso (TAF-i): consiste em verificar a aptidão física dos candidatos a fim de definir se eles preenchem os padrões físicos exigidos. Nessa fase, será necessário passar por quatro provas que incluem natação, corrida, flexão na barra e abdominal;
  • Avaliação Psicológica (AP): o perfil psicológico dos candidatos serão avaliados através da realização de atividades específicas. Os aspectos analisados incluem o intelectivo e o personalógico;
  • Verificação de Documentos (VD): os candidatos irão entregar cópias dos seus documentos junto aos originais para comprovar sua identidade e informações;
  • Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração: membros da Comissão e Heteroidentificação (CH) farão uma identificação fenotípica no caso de condição autodeclarada do candidato.

Veja Também:

Como se inscrever para o Concurso Marinha do Brasil

Para se inscrever para o Concurso Marinha do Brasil, os interessados devem acessar o site oficial do órgão até o dia 31 de março. Um formulário deverá ser preenchido e ao final do processo um boleto referente a taxa de inscrição será gerado, e este terá o valor de R$40,00.

Escreva um Comentário