Concurso PC BA Tem Edital Publicado e Serão Ofertadas Mais de 1.000 Vagas

O concurso PC BA (Polícia Civil da Bahia) teve o seu edital oficialmente divulgado e serão ofertadas 1.000 vagas imediatas que são destinadas ao nível de formação superior, sendo que as inscrições irão ocorrer entre os dias 9 de maio e 7 de junho.

Já a banca organizadora do certame será a IBFC e os cargos serão de Investigador da Polícia Civil, Delegado de Polícia Civil e Escrivão de Polícia Civil, sendo que para participar, os interessados deverão seguir a alguns requisitos específicos.

Vale destacar ainda que os candidatos serão selecionados através de 3 etapas específicas que serão posteriormente comentadas nesse post. Para saber tudo sobre o edital e também sobre a inscrição, acompanhe o conteúdo abaixo.

Divisão de vagas

Conforme mencionado, o concurso PC BA está ofertando 1.000 vagas para cargos específicos que exigem formação superior. Veja abaixo como deve ocorrer a divisão das oportunidades:

  • Investigador de Polícia: 455 vagas para ampla concorrência, 210 vagas para negros e 35 vagas para pessoa com deficiência (PCD), totalizando 700 vagas;
  • Escrivão de Polícia: 98 vagas para ampla concorrência, 45 vagas para negros e 7 vagas para pessoa com deficiência (PDC), totalizando 150 vagas;
  • Delegado de Polícia: 98 vagas para ampla concorrência, 45 vagas para negros e 7 vagas para pessoa com deficiência (PDC), totalizando 150 vagas.
Concurso PC BA Tem Edital Publicado 1.000 Vagas

Fonte: Reprodução Internet

Quais são os requisitos

Para que seja possível participar do concurso PC BA, os interessados primeiramente deverão se certificar de que atendem aos requisitos que estão expostos no edital. Veja quais são eles logo abaixo:

  • Investigador da Polícia: necessário diploma de conclusão de curso superior que tenha sido emitido por uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação. O candidato também deve possuir Carteira Nacional de Habilitação na categoria “B”;
  • Escrivão da Polícia: necessário diploma de conclusão de curso superior que tenha sido emitido por uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação;
  • Delegado de Polícia: necessário diploma de conclusão de bacharelado em Direito que tenha sido emitido por uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.

Além destes requisitos específicos mencionados, os candidatos ainda deverão atender às seguintes exigências gerais:

  • Estar em dia com os seus direitos políticos;
  • Ter idade mínima de 18 anos no dia da posse;
  • Estar em dia com as obrigações militares no caso de indivíduos do sexo masculino;
  • Ter idoneidade moral que deverá ser comprovada pela inexistência de antecedentes criminais;
  • Entre outros.

Para consultar detalhadamente quais são os requisitos do concurso PC BA, consulte o edital oficial do certame que se encontra disponível no site oficial da banca IBFC.

Etapas do concurso PC BA

Para que um candidato possa ocupar um dos cargos imediatos ofertados pelo concurso PC BA, ele deverá passar por 3 etapas específicas que serão organizadas e realizadas pela banca IBFC. Elas são:

  • Prova objetiva: de caráter classificatório e eliminatório;
  • Prova discursiva: de caráter classificatório e eliminatório;
  • Prova de títulos: de caráter especialmente classificatório.

Ainda segundo fontes oficiais, todos os candidatos que forem aprovados pelo concurso deverão passar por exames pré-admissionais. Depois disso, haverá a convocação conforme o prazo de validade do concurso.

Sobre a prova objetiva

As provas objetivas devem ocorrer no dia 24 de julho de 2022, na cidade de Salvador. No total, esta etapa terá 4h de duração e acontecerá no período da manhã para todos os cargos.

No caso do concurso PC BA, as provas terão 100 questões de múltipla escolha convencionais e cada uma delas terão 5 alternativas, sendo que apenas uma delas estará correta e acarretará no somatório de pontos.

A estrutura da prova será a mesma para todos os cargos, ou seja, serão 40 questões sobre conhecimentos gerais e 60 sobre conhecimentos específicos. No total, o teste valerá 100 pontos e candidatos com nota superior ou igual a 100 pontos serão aprovados.

Sobre a prova discursiva

As provas discursivas irão ocorrer no mesmo dia das provas objetivas, porém no período da tarde, tendo duração de 4h30min. Tal etapa também irá valer 100 pontos e serão considerados habilitados aqueles candidatos que tiverem nota superior ou igual a 70 pontos.

O desenvolvimento da prova discursiva deve acontecer em uma folha específica, onde o candidato deve preencher no mínimo 10 e no máximo 15 linhas, sempre visando atender todos o critérios mencionados no edital do concurso PC BA.

Vale destacar ainda que nesta etapa haverá algumas diferenças significativas de acordo com o cargo, já que a prova visa avaliar certos conhecimentos específicos dos candidatos e estes variam de acordo com a área de atuação.

Inscrições online

Se você está interessado pelas vagas ofertadas pelo concurso PC BA, faça a sua inscrição entre o dia 09/05 e 07/06. Esse procedimento será 100% online, de forma que todos deverão acessar o site oficial da banca IBFC para preencher o formulário.

Vale destacar ainda que para ter a inscrição validada, será necessário arcar com a taxa de inscrição que será de R$140,00 para os cargos de Escrivão e Investigador, e de R$160,00 no caso do cargo de Delegado.

Aqueles que estiverem aptos a obter a isenção destes valores poderão encaminhar uma solicitação entre os dias 09/05 e 11/05, conforme mencionado no edital.

Escreva um Comentário