Concurso Polícia Penal GO: Edital é Publicado com 1.600 Vagas

O edital oficial do concurso Polícia Penal GO foi publicado. O certame está sendo organizado pela banca IBFC e no total, estão sendo oferecidas 1.600 vagas com remuneração inicial de R$5.971,42.

As inscrições estarão abertas entre 16 de julho a 14 de agosto de 2024 e os interessados deverão preencher um formulário digital. Enquanto as provas, estas estão previstas somente para o mês de setembro.

Quer saber informações mais detalhadas sobre este concurso público? Então continue lendo para conferir tudo sobre a distribuição das vagas, salários, remuneração, fases e como se inscrever!

Vagas e requisitos

O concurso Polícia Penal GO foi lançado especialmente para oferecer 1.600 vagas exclusivas para o cargo de Policial Penal, sendo uma excelente oportunidade para aqueles que desejam atuar no setor público no estado de Goiás.

Para participar, é necessário que todos os candidatos tenham formação de nível superior em qualquer área, desde que haja certificação emitida por uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.

Concurso Polícia Penal GO

Fonte: Reprodução/Internet

Atribuições

Os profissionais selecionados por meio do concurso Polícia Penal GO deverão cumprir as atribuições específicas que foram descritas no edital. Confira a seguir quais são as principais:

  • Orientar e receber presos, estabelecendo as normas disciplinares, deveres e obrigações, bem como fazer a divulgação dos direitos conforme as normativas legais;
  • Não permitir o contato de internos ou presos com pessoas não autorizadas, além de revistar toda autoridade civil ou militar e veículos autorizados ou não previamente, que desejam adentrar o estabelecimento penal;
  • Verificar as condições de segurança estrutural e comportamental, comunicando as alterações determinadas à chefia, bem como fiscalizar e acompanhar a movimentação de internos ou presos no interior das unidades penitenciárias;
  • Fazer a inspeção das instalações penitenciárias e revistar presos, além de oferecer assistência aos internos e presos, encaminhando os mesmos para atendimento no setor pertinente ao caso.

Prova objetiva

A primeira etapa do concurso Polícia Penal GO será a prova objetiva, que vai contar com 80 questões. No total, o exame valerá 90 pontos e para ser habilitado, os candidatos precisam alcançar pelo menos 45 pontos. As disciplinas cobradas são:

Conhecimentos Específicos

  • Legislação Penal Extravagante
  • Legislação Específica
  • Direitos Humanos
  • Direito Penal
  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo

Conhecimentos Gerais

  • Noções de Informática
  • Ética no Serviço Público
  • Raciocínio Lógico
  • Realidade social, étnica, histórica, cultural, geográfica, econômica e política do Estado de Goiás;
  • Língua Portuguesa

Prova discursiva

A prova discursiva vai acontecer no mesmo dia e horário definido para a prova objetiva. Essa etapa será de caráter classificatório e eliminatório, com pontuação máxima de dez pontos, conforme previsto no edital.

Os candidatos deverão realizar a prova objetiva com base em uma questão relacionada à Execução Penal.

Avaliação médica

Essa etapa do concurso Polícia Penal GO tem como objetivo definir se os candidatos possuem aptidão física para exercer o trabalho. Os convocados devem apresentar os exames laboratoriais, clínicos, de imagem e laudos médicos emitidos, no máximo, após 90 dias após a avaliação médica.

No caso do exame toxicológico, o prazo será reduzido para 60 dias, conforme previsto no edital oficial.

Teste de aptidão física

Aqueles que forem aprovados na etapa da  avaliação médica serão convocados para o teste de aptidão física, que terá caráter somente eliminatório. Os exercícios realizados serão: flexão, abdominal, barra fixa e corrida.

Avaliação psicológica

A avaliação psicológica do concurso Polícia Penal GO vai aferir se os candidatos possuem as características desejáveis a um Policial penal, considerando itens como:

  • Aspectos cognitivos
  • Juízo crítico e comportamento
  • Traços de personalidade

Avaliação de vida pregressa

Haverá investigação social e avaliação de vida pregressa dos candidatos que chegarem a esta última etapa. O objetivo é avaliar a idoneidade moral e conduta pregressa de cada um, sendo considerados documentos oficiais.

Além disso, será preciso preencher um formulário, onde haverá uma série de perguntas pessoais que devem ser respondidas individualmente por cada candidato. O intuito é a coleta de dados para análise posterior.

Inscrições do concurso Polícia Penal GO

As inscrições do concurso Polícia Penal GO estarão abertas entre os dias 16 de julho e 14 de agosto de 2024. Os interessados em participar devem preencher atenciosamente o formulário que será disponibilizado por meio do site oficial da IBFC.

Antes de fazer a inscrição, é recomendada a leitura completa do edital na íntegra, que também se encontra disponível no site oficial da banca organizadora. Por meio dele, você poderá conferir quais são os requisitos com mais detalhes.

Após concluir a inscrição, também será preciso fazer o pagamento da taxa de inscrição, que possui valor de R$150,00. O pagamento deve ser feito por meio de uma guia gerada no portal do IBFC.

Isenção da taxa de inscrição

Haverá isenção da taxa de inscrição para o concurso Polícia Penal GO aos candidatos que se enquadram em um dos critérios abaixo:

  • Doadoras de leite materno;
  • Doadores de medula óssea;
  • Doadores de sangue regulares;
  • Ter renda familiar inferior a dois salários mínimos.

Os interessados na isenção devem fazer uma solicitação online entre os dias 3 a 5 de julho de 2024.

Escreva um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.