Concursos Públicos Federais – Confira as solicitações

Os Concursos Públicos Federais podem tomar conta do ano. Em especial, porque já foram feitas várias solicitações de certames ao Ministério da Economia. Além disso, há vários órgãos com alta demanda para novos servidores efetivos.

A princípio, como você deve ter conhecimento, os concursos públicos foram pausados por conta da pandemia, no Brasil. Mas, com o início de 2022, muitos concursos já foram divulgados e estão previstos para acontecer ainda nesse semestre.

Dito isso, saiba mais sobre os concursos públicos federais. Assim, já comece a se preparar para as oportunidades previstas. Afinal, configuram uma ótima forma de se iniciar uma carreira no setor público.

Situação Atual

Antes de mais nada, nessa semana foi divulgado o orçamento previsto para concursos públicos no Brasil. Dessa forma, anunciaram o valor de 210 milhões de reais para essa finalidade.

A informação foi revelada ao longo de uma discussão sobre o Relatório Bimestral de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias. A reunião, que ocorreu no dia 22 de março de 2022 contou com várias presenças importantes.

Dentre as principais podemos citar o secretário de orçamento federal; o secretário do tesouro nacional; o secretário especial do tesouro e orçamento do Ministério da Economia.

Principais solicitações de Concursos Públicos Federais até o momento

Concursos Publicos Federais – Confira as solicitacoes

Fonte: Reprodução Internet

Concurso Público INSS

A solicitação do certame do INSS não é bem uma novidade. Isso porque já se fala muito sobre um novo concurso para o órgão tem algum tempo. Enquanto isso, a instituição precisa se manter com a defasagem de funcionários.

O concurso para o Instituto Nacional do Seguro Social é um dos mais esperados pela população brasileira. Principalmente, porque estima-se a contratação de um número muito grande de novos servidores.

Concurso Público Receita Federal

De maneira muito semelhante ao caso anterior, a Receita Federal também se encontra em uma situação crítica. Em especial, porque faz certo tempo que o órgão está funcionando com um déficit no quadro de servidores.

O que se sabe até o momento é que o próprio Ministro da Economia e o Secretário Especial da Desburocratização da Receita Federal do Brasil já se comprometeram em aprovar o certame. Dessa forma, isso deve acontecer entre o fim de março e abril.

Concurso Público Polícia Federal

Na sequência, temos o Departamento da Polícia Federal como solicitante de novos concursos para o órgão. A Polícia Federal carece de servidores no setor de administração. Assim, fez a solicitação para preencher o quadro de funcionários.

O último concurso público federal da polícia já perdeu a validade. Por causa disso, o departamento se vê tão necessitado de novos funcionários. Então, o esperado é que haja um novo concurso da Polícia Federal ainda neste ano.

Concurso Público Anvisa

A princípio, o último pedido em relação a um novo concurso da Anvisa previa um total de 100 vagas. Assim, esse é um número relativamente baixo em relação aos outros órgãos públicos.

Mesmo assim, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária está com a necessidade de novos funcionários. Mais uma vez, o que se espera é a realização de um concurso público federal ainda no ano de 2022.

Concurso Público Ministério do Meio Ambiente

Recentemente, novos boatos surgiram sobre um novo concurso público federal do Ministério do Meio Ambiente. Nesse sentido, muito em breve poderá se confirmar a publicação de um edital.

Assim, o pedido por um novo concurso foi realizado no mês de maio de 2021. Então, se conhece a necessidade de novos funcionários há algum tempo. Em suma, espera-se a contratação de um total de 214 novos servidores.

Concurso Público Funai

Continuando, outro concurso público federal solicitado ao Ministério da Economia foi o da Funai. Sendo assim, apresentou-se a necessidade de um total de 1043 novos funcionários. O que significa que o concurso contará com esse número de vagas.

Nesse sentido, ainda no ano de 2021 ocorreu um processo seletivo para a contratação temporária de servidores. No entanto, o órgão entende a necessidade de novos servidores efetivos para o preenchimento do quadro de funcionários.

Conheça outras solicitações de Concursos Públicos Federais

Ainda há outras solicitações de novos concursos públicos que foram feitas até o momento. Desse modo, além daqueles que citamos acima, existem muitos outros órgãos que apresentam um déficit de funcionários efetivos.

Sendo assim, podemos citar como exemplo: o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; a Agência Nacional de Aviação Civil; a Secretaria do Tesouro Nacional; a Embrapa; a Agência Nacional de Águas.

Veja Também:

Conclusões sobre os Concursos Públicos Federais

Para concluir, o que se espera é que o orçamento previsto de 210 milhões consiga contemplar parte dessas solicitações de novos concursos públicos federais. Principalmente, porque a falta de funcionários acaba trazendo alguns problemas.

Nesse sentido, o que resta fazer é esperar por novas atualizações e informações sobre as solicitações que já foram realizadas. No mais, indica-se aos brasileiros interessados nos concursos públicos federais que se preparem para as possíveis oportunidades.

Veja também: Instituto Coca-Cola abre milhares de vagas em cursos gratuitos online com certificado de conclusão

Escreva um Comentário