Consulta FGTS 2021 – Calendário, Saldo, Extrato e Como Fazer o Saque

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço foi criado a partir da Lei nº 5.107 do dia 13 de setembro de 1966, tendo como objetivo proteger os trabalhadores demitidos sem justa causa. Veja agora como fazer a consulta FGTS de 2021.

Em 2019 o FGTS ganhou uma nova modalidade de forma em que os trabalhadores podem efetuar o saque desse benefício uma vez ao ano. Os saques seguem uma ordem de acordo com o mês de nascimento de cada contribuinte.

Vale lembrar que esse saque-aniversário do Fundo de Garantia é opcional, portanto, para que seja possível receber segundo o calendário da Caixa é necessário ir diretamente às agências Caixa ou selecionar essa opção no app FGTS, site da Caixa ou Internet Banking.

Calendário do saque FGTS 2021

Consulta FGTS

Fonte: (reprodução/internet)

A Caixa já informou publicamente que o prazo para que os interessados façam o saque do dinheiro será do primeiro dia útil do mês de seu aniversário e vai até o último dia útil do mês seguinte.

Para os nascidos em janeiro o saque já foi autorizado no dia 04/01/2021 e o valor poderá ser retirado até 31/03/2021. Caso a quantia não seja sacada no prazo estipulado, o dinheiro voltará para as contas do FGTS do empregado.

Se você deseja fazer a sua consulta FGTS, confira agora mesmo o calendário de saques disponibilizado pela Caixa Econômica Federal:

CALENDÁRIO CAIXA DO SAQUE-ANIVERSÁRIO FGTS DE 2021

MÊS DE NASCIMENTO DATA INICIAL DE SAQUE E DATA LIMITE
Janeiro 4 de janeiro a 31 de março
Fevereiro 1 de fevereiro a 30 de abril
Março 1 de março a 31 de maio
Abril 1 de abril a 30 de junho
Maio 3 de maio a 30 de julho
Junho 1 de junho a 31 de agosto
Julho 1 de julho a 30 de setembro
Agosto 2 de agosto a 29 de outubro
Setembro 1 de setembro a 30 de novembro
Outubro 1 de outubro a 31 de dezembro
Novembro 1 de novembro a 31 de janeiro de 2022
Dezembro 1 de dezembro a 28 de fevereiro de 2022

Saldo FGTS

Mais de 9,6 milhões de brasileiros optaram por fazer o saque-aniversário desde o mês 10 de 2019. Quem deseja essa opção, perde o direito de receber o saldo total do FGTS caso ocorra demissão sem justa causa.

O saque-aniversário permite que apenas uma porcentagem seja obtida anualmente, não é o saldo total do seu FGTS. Quanto maior for o saldo, menor será a quantidade permitida para saque anual.

O saldo disponibilizado para saque em 2021 é de R$1.100,00 e qualquer trabalhador com conta inativa ou ativa no FGTS pode ter acesso.

Extrato do FGTS: como acompanhar seu saldo

Atualmente há 4 opções disponíveis para que você faça consulta FGTS do saldo disponível em seu Fundo de Garantia, descubra como acessar seu extrato através delas a seguir:

Aplicativo FGTS:

  • Acesse a loja de aplicativos do seu smartphone e digite “FGTS” na barra de pesquisa. Clique em “Instalar” e aguarde a conclusão do download;
  • Abra o aplicativo e clique em “Cadastre-se”;
  • Preencha o formulário corretamente, serão solicitados os seguintes dados: CPF, nome completo, e-mail, data de nascimento e senha;
  • Você receberá um e-mail de confirmação, abra-o e clique sobre o link;
  • Feito isso, abra o aplicativo novamente e faça seu login com CPF e senha cadastrados;
  • Aparecerão em seguida algumas perguntas sobre sua vida funcional, responda às mesmas e aceite as condições de uso do app clicando no botão “Concordar”;
  • Pronto! Você terá acesso a consulta FGTS e extrato.

SMS no seu celular:

  • A Caixa criou esse serviço para que você tenha informações mensais sobre os depósitos de saldos do seu Fundo de Garantia;
  • Para cadastrar seu número basta ligar no Atendimento Caixa cidadão número 0800 726 0207;
  • Escute a mensagem e tecle 3 e em seguida 3 novamente;
  • Também é possível fazer esse processo através do site oficial da Caixa Econômica Federal.

Site Caixa:

  • Para acessar a consulta FGTS basta fazer login na sua conta;
  • Se for o primeiro acesso entre no site e informe seu número do NIS ou CPF, em seguida clique em “Cadastrar senha”;
  • Leia o exposto e selecione “Aceito”;
  • Preencha todos os campos com seus dados pessoais e crie uma senha de até 8 dígitos. Você será então redirecionado para a página de login;
  • Digite seu NIS ou CPF e a senha cadastrada. Clique em Acessar e pronto! Você terá acesso instantâneo a seu extrato e outros itens do FGTS;

Também é possível que clientes do banco façam consulta FGTS através do Internet Banking Caixa, embora essa opção tenha perdido lugar para o app. É fácil e rápido, podendo ser acessado por celular ou tablet de qualquer local.

Como fazer o saque do seu FGTS

Para fazer o saque basta comparecer na data citada no calendário correspondente ao seu aniversário nas salas de autoatendimento de qualquer agência Caixa. O saque pode ser efetuado sem ter o Cartão Cidadão em mãos.

Quando não portar o cartão, será necessário o número do PIS, PASEP, NIT ou NIS e senha, isso vale para saques de até R$1.500,00. Valores superiores a este podem ser sacados em lotéricas, em postos de atendimento eletrônico, entre outros locais.

Avalie Esta Postagem

2 Comments

  1. willow 29 de janeiro de 2021
  2. SEO 16 de agosto de 2021

Leave a Reply