Cursos gratuitos do IFRS sobre Tecnologia Assistiva estão com inscrições abertas! Veja como se inscrever

Os cursos gratuitos do IFRS estão com as inscrições abertas e os interessados podem contar até mesmo com certificação. Se você está buscando capacitação, não perca essa ótima oportunidade que será ministrada no ensino a distância (EAD).

Essa iniciativa surgiu a partir de uma parceria entre o próprio Instituto Federal do Rio Grande do Sul com o Centro Tecnológico de Acessibilidade, sendo que os cursos são abertos para o público em geral e devem ser finalizados até o dia 31 de julho.

As áreas de abrangência desses cursos envolvem especialmente o setor tecnológico, que vem se expandido em larga escala atualmente. Confira a seguir outras informações sobre as oportunidades e entenda como funcionam as inscrições.

Tecnologia Assistiva no Contexto Educacional

Cursos gratuitos IFRS Tecnologia Assistiva

A primeira opção dentre os cursos gratuitos do IFRS é “Tecnologia Assistiva no Contexto Educacional”. Nesta opção serão apresentados recursos, conceitos e serviços de tecnologia assistiva que podem ser aplicados ao contexto educacional.

Um dos principais tópicos abordados serão recursos de baixo custo ou gratuitos, sendo que a carga horária total deste curso será de 60h, onde o conteúdo será distribuído em 3 módulos que são:

  • Módulo 1: Tecnologia Assistiva (TA) – o módulo introdutório traz certos conceitos, classificações, categorias e aborda as importâncias da TA no contexto geral educacional;
  • Módulo 2: Recursos da TA no contexto educacional – esse módulo específico traz exemplos de recursos da TA, que podem e devem ser utilizados no contexto educacional, sendo apresentados em categorias;
  • Módulo 3: Serviços da TA no contexto educacional – esse módulo específico irá trazer exemplos de serviços de TA no contexto educacional e demonstra possibilidades de como documentar e realizar esses serviços.

Possibilidades para a Fabricação Digital de Recursos de TA de Baixo Custo na Educação

A segunda opção entre os cursos gratuitos do IFRS é “Possibilidades para a Fabricação Digital de Recursos de TA de Baixo Custo na Educação”. Neste caso, os assuntos serão divididos em unidades.

O objetivo principal desse curso é apresentar os conceitos sobre fabricação digital e movimento maker, abordando certas possibilidades de seu uso para a prototipagem relacionada a recursos de apoio personalizados para estudantes deficientes ou com outras limitações.

A carga horária total será de 40h e abaixo você pode conhecer as 5 unidades que serão disponibilizadas:

  • Unidade 1: conhecendo o que é fabricação digital e movimento maker (5h);
  • Unidade 2: Equipamentos de fabricação digital e espaços makers (10h);
  • Unidade 3: Tecnologia Assistiva (10h);
  • Unidade 4: Possibilidades para a fabricação de recursos de Tecnologia Assistiva de Baixo Curso na educação (10h);
  • Unidade 5: para além dos processos de fabricação de recursos de TA (5h).

Sobre o formato EAD

No início desse post mencionamos que os cursos gratuitos do IFRS serão ministrados no formato EAD. Neste caso, os estudantes podem acompanhar o conteúdo no seu tempo e o curso deve ser finalizado até o dia 31 de julho de 2022.

Esse formato de ensino possui várias vantagens, dentre elas a flexibilidade de horários, onde os interessados poderão estudar no momento mais propício do dia a dia, sem que as demais tarefas do cotidiano sofram interferência.

Além disso, para acompanhar o conteúdo dos dois cursos mencionados anteriormente, tudo o que você precisa ter em mãos é um dispositivo com acesso a internet, ou seja, é possível acompanhar as aulas de qualquer local.

Detalhes sobre a certificação

Segundo o próprio IFRS, os cursos gratuitos do IFRS oferecem certificação a todos os alunos que concluírem os estudos dentro do prazo determinado, sendo que o documento é válido em todo o território nacional.

A instituição não realiza cobrança para a emissão do certificado e com ele você poderá até mesmo enriquecer seu currículo. Assim, as chances de conseguir promoção no emprego atual ou conseguir um novo emprego serão maiores.

No certificado irá constar a carga horária de cada curso a fim de comprovar a sua real conclusão do mesmo. Vale destacar que ele será liberado através de meios digitais e você pode optar por imprimi-lo quando houver a liberação.

Como se inscrever para os cursos gratuitos do IFRS

As inscrições para os cursos gratuitos do IFRS devem ser feitas de forma online através do portal da instituição. Vale destacar que primeiramente será necessário criar um cadastro no Moodle do IFRS, depois disso basta seguir os passos abaixo:

  • Acesse o site oficial Instituto Federal do Rio Grande do Sul;
  • Escolha o curso que deseja fazer e clique sobre seu link;
  • Se for o seu primeiro acesso, clique em “Criar uma conta”;
  • Caso já tenha um login, basta inserir seu e-mail, senha e clicar em “Acessar”;
  • Afeito isso, será disponibilizado um breve formulário e você deve preenchê-lo com atenção;
  • Depois disso, basta enviá-lo e pronto!

Assim que a sua inscrição for concluída, siga o que é exposto em relação ao início dos cursos. Caso você tenha algum tipo de dúvida sobre os cursos ou sobre o próprio cadastramento, entre em contato com o IFRS ou acesse a aba “Perguntas Frequentes”.

Escreva um Comentário