Cursos online gratuitos com certificados: confira!

Por meio da internet é possível adquirir certificados de diversos cursos online gratuitos. Muitos destes cursos oferecem certificação para diversas áreas. Além disso, os cursos disponíveis atendem a pessoas com diferentes níveis de experiência.

No entanto, uma das grandes dificuldades em fazer esses cursos é encontrá-los na internet. Encontrar os cursos relevantes para o seu portfólio é uma tarefa minuciosa.

Em vista disso, selecionamos 35 plataformas de cursos online confiáveis que oferecem cursos gratuitos com certificado em diversas áreas. As plataformas e os cursos apontados neste artigo são confiáveis e podem fortalecer seu currículo. Veja quais são!

Cursos online gratuitos com certificados

Cursos online gratuitos com certificados

1. FGV

A FGV (Fundação Getúlio Vargas) é uma plataforma de cursos online e também presencial. Na plataforma online há diversos cursos nas áreas de Economia, Finanças, Administração Pública, Negócios, Educação e Humanidades, além de outras áreas. Ao todo, a FGV oferece 60 cursos gratuitos.

2. SENAI

O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) oferece 12 cursos gratuitos, todos com certificação. Dentre os temas dos cursos oferecidos você encontra, Finanças Pessoais, Desenho Arquitetônico, Consciente de Energia, Empreendedorismo, Educação Ambiental, Fundamentos de Logística, Noções Básicas de Mecânica Automotiva e Tecnologia da Informação, Propriedade Intelectual, Logística de Programação, Segurança do Trabalho, Comunicação e Metrologia. Acesse Aqui e saiba como se inscrever nos cursos gratuitos online do Senai.

3. Rock Content University

Para quem deseja trabalhar com Marketing Digital e possuir uma renda extra como redator, a Rock Content oferece os cursos de Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo para Web, Inbound e Outbound Marketing, além de outros. Os cursos são certificados e aceitos pelas principais agências de Marketing Digital do país.

4. BID

O BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) oferece 5 cursos gratuitos com certificado, todos online. A plataforma cobra pela emissão do certificado, mas você pode fazer os cursos sem custo. Os cursos são de Gestão de Riscos em Projetos, Economia Digital, Consultas Públicas, Gestão de Projetos de Desenvolvimentos e Impacto Ambiental.

5. UNICAMP

A UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) oferece o MOOC GGTE, um portal de cursos online, todos gratuitos e lançados junto a comunidade acadêmica da universidade. A universidade oferece esse projeto em parceria com a GGTE (Grupo Gestor de Tecnologias Educacional) da universidade. Dentre os cursos estão o de Educação para as Africanidades, Biologia Investigativa, Desenvolvimento Web com AngularJS, 7 Lições para a Produção de Textos, Formação para a Cidadania, além de outros.

6. MIT

Para quem possui domínio em inglês e deseja fazer um curso online gratuito do MIT (Massachusetts Institute of Technology), a oportunidade existe. Considerada a maior faculdade de tecnologia do mundo, o MIT oferece os cursos online gratuitos nas áreas de Ciência e Tecnologia, Artes, Arquitetura, História, Economia, além de outros.

7. iTEC

A desenvolvedora de tecnologia Intelbras oferece por meio do iTEC (Centro de Capacitação em Tecnologia) 157 cursos gratuitos, online e com certificado. Ao todo há 124 cursos voltados para as áreas de Comunicação, Segurança, Energia, Iluminação, Controle de Acesso e Prevenção a Incêndio. Além disso, há mais 33 cursos nas áreas de Marketing, Vendas, Gestão de Negócios e Atendimento ao Cliente.

8. Fundação Bradesco

O Bradesco oferece uma gama de cursos online, gratuitos e com certificado por meio da plataforma Fundação Bradesco. Os cursos gratuitos online oferecidos pelo banco são nas áreas de Desenvolvimento, Administração, Educação Básica e Pedagogia, Contabilidade e Finanças, e Informática. Aprenda como se inscrever acessando aqui.

9. SEBRAE

O SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) oferece cursos online gratuitos com certificação nas áreas de Finanças, Empreendedorismo, Leis, Inovação, Organização, Mercado e Vendas, Pessoas e Planejamento. Acesse aqui e veja como fazer o cadastro.

10. Engeduca

A Engeduca é uma plataforma especializada em atender profissionais de Engenharia. Na plataforma há cursos gratuitos e online com certificado. Os cursos são na área de Construção Civil, Indústria e Inovação.

11. Brasil Mais Digital

A plataforma Brasil Mais Digital é uma iniciativa da Softex, que tem o objetivo de qualificar profissionais em tecnologia. O modelo de ensino administrado pela plataforma é o EAD e a plataforma oferece mais de 40 cursos com certificado, todos são cursos online gratuitos. Para os interessados, os cursos são nas áreas de Programação, Inteligência Artificial, Gestão Empresarial, Ferramentas de Trabalho, além de outros.

12. Fundação Estudar

A Fundação Estudar oferece um único curso conhecido como CC50, o curso de Ciência da Computação de Harvard. O CC50 pode ser feito online e gratuito, certificado e reconhecido por Harvard. Sem dúvidas essa é uma ótima oportunidade de aprender e fortalecer o currículo para quem tem domínio em inglês.

13. EdX

A EdX é uma plataforma especializada em cursos online e oferece mais de 2 mil cursos, com opções de cursos online gratuitos e com certificado. A plataforma possui um vínculo com mais de 140 instituições de ensino espalhadas pelo mundo. Dentre as principais instituições vinculadas estão o MIT, Berkeley e Harvard. No entanto, é importante informar que o certificado é pago.

14. Udacity

Como EdX, a Udacity também oferece uma ampla possibilidade de cursos com parcerias de renome, como o Facebook e o Google. Existe a opção de fazer os cursos oferecidos em inglês e em português. Todos os cursos são gratuitos, com certificação assim que as aulas são concluídas.

15. Omie.Academy

Com o foco em ajudar pessoas com perfil empreendedor, a Omie.Academy oferece cursos de preparação para o mercado com certificação. O acesso aos cursos de Educação Empreendedora da plataforma pode ser realizado de forma gratuita, assim como os cursos de Liderança e Gestão de Pessoas, Programação Neurolinguística, Finanças, BPO (Business Process Outsourcing), Otimização de Redes Sociais, além de outros.

16. Coursera

A Coursera é uma plataforma que reúne cursos em diversas áreas da tecnologia e que também firma parcerias interessantes. Algumas das parcerias firmadas são com a UPenn, com a Universidade de Stanford, com a IBM e com o Google. Ao todo são firmadas parcerias com mais de 190 empresas e universidades, e uma grande gama de cursos gratuitos pode ser explorada nesta plataforma.

17. Instituto Federal de Rondônia

Por meio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia é possível realizar cursos gratuitos de forma online. Os cursos oferecidos são de Programação de Games, Introdução à Programação em Linguagem Java e UX Design. Para a obtenção do certificado é necessário cumprir toda a grade de ensino do curso escolhido e ir bem nos testes.

Veja 35 opções de plataformas de cursos online gratuitos e fortaleça o seu curriculo!

Veja 35 opções de plataformas de cursos online gratuitos e fortaleça o seu curriculo!

Diversas opções de cursos online e gratuitos a um clique de distância!

18. UNASUS

Os cursos disponíveis na UNASUS são uma iniciativa do SUS (Sistema Único de Saúde). São cursos gratuitos, online e com certificação voltados para profissionais da área da saúde. Os cursos são focados no aprendizado prático em níveis de extensão, especialização, aperfeiçoamento, mestrado profissional, além de outros níveis.

19. RD University

Assim como a Rock Content, que já apontamos neste artigo, a RD University também é uma plataforma de cursos confiáveis. Na RD University você encontra os cursos de Inbound Marketing, específico para gestores e o curso de Inside Sales, específico para vendedores. Os cursos são gratuitos e com certificado. No entanto, há datas específicas para a realização do curso. Caso os cursos não estejam disponíveis, fique atento para novas datas acompanhando sempre as novidades da plataforma.

20. Harvard Online Courses

Semelhante a iniciativa do MIT, a Universidade de Harvard também oferece cursos gratuitos que podem ser realizados de forma online. Existem muitas opções de excelentes cursos por meio da plataforma Harvard Online Courses, mas todos voltados para quem possui domínio em inglês. Os cursos são nas áreas Biológicas, Literatura, Tecnologia e Finanças. Todos os cursos são com certificação de Harvard.

21. Digital Innovation One

Para quem é focado na área de Softwares e Desenvolvimento a Digital Innovation One oferece excelentes cursos gratuitos. Os cursos são de PHP, Javascript, Angular e Python. Os cursos são organizados e específicos para iniciantes, intermediários e pessoas com conhecimento avançado sobre os assuntos. As aulas podem variar entre 2 horas e 12 horas de duração.

22. Kadenze

A Kadenze firmou uma parceria com a Paris College of Arts e com a CalArts para oferecer cursos gratuitos nas áreas de Engenharia, Ciência, Arte, Tecnologia, Matemática, Design e Música. Os cursos oferecidos abrangem o campo de conhecimento STEAM e são todos com certificado. No entanto, para ter acesso a todos os cursos da plataforma é necessário ser associado à plataforma e pagar 20 dólares mensais.

23. Perestroika

A plataforma Perestroika oferece um curso conhecido como “Que Droga é Essa?“. Esse curso tem o objetivo de conscientizar e informar cidadãos sobre as consequências do mundo das drogas, traz pontos científicos sobre o assunto e não faz apologia a nenhuma ideologia. O curso é gratuito, online e com certificação.

24. Stanford Online

Mais um projeto que possibilita a obtenção de certificados de cursos de uma universidade renomada é o curso da Stanford Online. No entanto, é fundamental possuir domínio em inglês para entender o conteúdo dos cursos oferecidos. Para quem estiver interessado, os cursos são nas áreas de Humanidades, Artes, Saúde e Medicina, Engenharia, Educação e Tecnologia.

25. Escola Virtual de Governo

Com temáticas voltadas ao setor público, a Escola Virtual de Governo oferece uma gama de cursos online, gratuitos e com certificado. Dentre as áreas, o estudante pode cursar Gestão de Políticas Públicas, Recursos da União e Governo Digital.

26. Ava Acadêmico

A plataforma Ava Acadêmico é uma iniciativa da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo Baiano). A formação oferecida pelos cursos online e gratuitos é ao nível profissionalizante e o aluno só leva o certificado se tiver um aproveitamento igual ou superior a 70% mediante o teste. Os cursos oferecidos são de Normas ABNT para Trabalhos Acadêmicos, Execução de Recursos Extraorçamentários, Leitura e Produção de Textos Acadêmicos, além de outros cursos.

27. Centro Paula Souza

No Centro Paula Souza é possível optar por 11 opções de cursos online e gratuitos, todos com certificados. Os cursos oferecidos são em Gestão de Pessoas, Canvas, Design Thinking, Vendas, Gestão de Tempo, além de outros cursos.

28. ELEVE

A ELEVE é uma iniciativa da Câmara dos Deputados que oferece um ambiente de aprendizagem à distância, gratuito e com certificado. Os cursos são voltados para servidores públicos, servidores da Câmara e também para cidadãos em geral. O objetivo da iniciativa é fazer servidores e cidadãos adquirirem conhecimento técnico sobre os assuntos pautados.

29. Senac EAD

O Senac EAD está oferecendo uma grande opção de cursos gratuitos, com certificado válido em todo o território nacional. São cursos de formação em Gestão e Negócios, Turismo, Meio Ambiente, Hospitalidade, Tecnologia da Informação e Lazer.

30. IFES-RS

A IFES-RS é uma iniciativa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e traz a oportunidade de cursos online gratuitos com certificação em muitas áreas. Os cursos de formação são nas áreas de Ciências Exatas e Aplicadas, Ambiente e Saúde, Gestão e Negócios, Ciências Humanas, Idiomas e Línguas, Informática, Produção Alimentícia, Literatura, Educação, Hospitalidade e Turismo.

31. Eskada

Mais uma ótima iniciativa universitária é a plataforma Eskada de cursos abertos da UEMA (Universidade Estadual do Maranhão). Nesta plataforma o estudante encontra cursos preparatórios para quem vai prestar vestibular nas áreas de Medicina, Negócios e Direito. Lá você também vai encontrar cursos preparatórios para o ENEM e para a prova da OAB. Todos os cursos são gratuitos e emitem certificação.

32. AVAMEC

A plataforma AVAMEC é uma iniciativa do MEC (Ministério da Educação) com cursos gratuitos e com certificado. Os cursos oferecidos são específicos para disciplinas do ensino brasileiro, em níveis de especialização, aperfeiçoamento, formação continuada e extensão.

33. Intel

Mais uma excelente oportunidade de fazer um curso gratuito, online e com certificado na área de tecnologia, a Intel traz a opção de 30 cursos na área. Dentre os cursos disponíveis há o de Segurança, Armazenamento de Dados, Conectividade sem Fio, Business Intelligence, além de outros cursos.

34. LinkedIn Learning

O LinkedIn Learning é uma plataforma com 10 cursos gratuitos e com certificado para quem deseja trabalhar de forma remota. Os cursos gratuitos online também são voltados para a colaboração e produtividade, sendo todos os cursos bem aceitos por diversas empresas. Para receber o certificado, o aluno deverá realizar todos os 10 cursos. Há também uma parceria firmada com a Microsoft que oferece mais 96 cursos de capacitação e recolocação no mercado de trabalho.

Leia Também:

35. Trevisan Online

Os cursos da Trevisan Online são com certificados e todos gratuitos nas áreas de Gestão Financeira, Compliance e Investigação de Fraudes, Compliance e Riscos, Finanças e Mercados de Capitais, Auditoria e Controladoria, e Contabilidade.

Se gostou de saber mais sobre as plataformas que oferecem cursos online gratuitos com certificação, veja outros artigos como esse aqui no site. Acompanhe nosso trabalho também no YouTube, Facebook e Twitter para mais novidades.

Avalie Esta Postagem

One Response

  1. Thainá 10 de outubro de 2021

Leave a Reply