Cursos Técnicos Gratuitos do Governo de Minas: Saiba como se inscrever

As inscrições para os cursos técnicos gratuitos do Governo de Minas tiveram início na sexta-feira (20/08) e vão até segunda-feira (30/08). Nesta etapa todos os interessados poderão concorrer a uma das mais de 40 mil vagas disponíveis.

O projeto Trilhas de Futuro é uma iniciativa adotada pelo Governo de Minas Gerais que possui como objetivo oferecer gratuitamente cursos técnicos de formação profissional, com o intuito principal de aumentar a perspectiva de empregabilidade entre os jovens.

Diversos municípios do estado participam deste projeto, de forma que muitas pessoas serão grandemente beneficiadas através dele. Para saber mais informações quanto a como funciona, requisitos e como realizar a inscrição, continue sua leitura.

Veja Também: 

Como funciona o Trilhas de Futuro

Conforme mencionado, este programa é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais de forma que haverá ampliação da oferta de cursos técnicos gratuitos destinados a jovens mineiros. Desta vez, serão disponibilizadas 40 mil vagas para os cursos técnicos.

Os cursos técnicos gratuitos do Governo de Minas oferecem uma excelente oportunidade de formação profissional em diversas áreas como eletrotécnica, vendas, edificações, enfermagem, mecânica, entre diversas outras.

Outro ponto extremamente positivo em relação a este projeto é que todos os jovens que forem selecionados para ocupar uma das vagas também irão receber vale alimentação e vale transporte, o que é muito vantajoso.

Quem pode participar

Se você se interessou pelo Trilhas de Futuro e deseja conquistar uma das vagas dos cursos técnicos gratuitos do Governo de Minas, será necessário, primeiramente, seguir alguns requisitos que foram estabelecidos pela Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais.

Sendo assim, podem se inscrever estudantes de escolas públicas ou privadas que se encontrem regularmente matriculados no 2º e 3º anos do Ensino Médio e pessoas que estejam em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos.

Jovens que já concluíram o Ensino Médio também poderão participar. Já os estudantes que estejam cursando o Ensino Médio em Tempo Integral ou curso profissional ofertado pela SEE/MG não poderão se inscrever para o projeto Trilhas de Futuro.

cursos tecnicos gratuitos do Governo de Minas

Fonte: (www.trilhasdefuturo.mg.gov.br)

Ordem de prioridade e disponibilidade de vagas

Aqueles que realizarem a inscrição devidamente poderão ser encaminhados para a matrícula de acordo com a disponibilidade de vagas nas instituições, cursos e endereço, sempre respeitando a ordem de prioridade descrita abaixo:

  1. Estudantes que estão cursando o 3º ano do Ensino Médio em uma instituição da rede pública estadual;
  2. Estudantes que estão cursando o 2º ano do Ensino Médio em uma instituição da rede pública estadual;
  3. Estudantes que estejam cursando devidamente a Educação de Jovens e Adultos – Ensino Médio em uma instituição da rede pública estadual;
  4. Estudantes que estão cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio em uma instituição da rede pública federal ou municipal;
  5. Estudantes que estejam cursando devidamente a Educação de Jovens e Adultos – Ensino Médio em uma instituição da rede pública federal ou municipal;
  6. Estudantes que estão cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio na rede particular de ensino;
  7. Estudantes que estão cursando devidamente a Educação de Jovens e Adultos – Ensino Médio na rede particular;
  8. Egressos do Ensino Médio, provindos de qualquer rede.

Caso haja empate, critérios como idade menor, não possuir ocupação profissional e sorteio serão adotados para definir quem deverá ocupar as vagas dos cursos técnicos gratuitos do Governo de Minas.

Documentos necessários

Se você deseja concorrer a uma das vagas dos cursos técnicos gratuitos do Governo de Minas será necessário conceder alguns documentos específicos durante o processo de inscrição, sendo que os principais são:

  • CPF do estudante;
  • CPF do responsável legal;
  • Declaração caso o candidato possua algum tipo de deficiência;
  • Entre outros.

Saiba como se inscrever para os cursos técnicos gratuitos do Governo de Minas

Se você atende aos requisitos básicos e deseja se inscrever para os cursos técnicos gratuitos do Governo de Minas, basta seguir o passo a passo demonstrado logo abaixo:

  • Acesse o site oficial do projeto Trilhas de Futuro;
  • Clique no botão “Inscreva-se”;
  • O primeiro passo consiste em escolher um tipo de documento, digitar o número dele e também sua data de nascimento;
  • Em seguida, um formulário convencional será aberto e você deverá informar dados como nome completo, sexo, nome social, raça, filiação 1 e 2, responsável legal, dados para contato, endereço, entre outros;
  • Ao final do formulário, você também deverá informar com exatidão qual a sua escolaridade, rede de ensino e nome da escola;
  • Selecione também se você possui emprego formal e se é portador de algum tipo de deficiência;
  • O passo seguinte consiste em selecionar os cursos que são de seu interesse e para isso, basta inserir o nome do seu município e pesquisar para ver os disponíveis na sua região;
  • Caso se interesse por algum deles, basta clicar no “+”. Vale lembrar que é possível selecionar até 3 opções diferentes;
  • Por fim, confirme os dados, concorde com os termos e clique em “Realizar inscrição”;
  • Pronto! Caso você seja selecionado, entrarão em contato com você convidando-o a realizar a matrícula.

Leave a Reply