Descubra como concluir o Ensino Fundamental e Médio online

Quer saber como concluir o Ensino Fundamental e Médio online? Então acompanhe nosso artigo, pois iremos esclarecer todas as dúvidas que você tenha sobre esse determinado assunto de forma clara e objetiva.

Hoje no nosso país sabe-se que cerca de 52% da população brasileira acima de 25 anos não possuem a educação básica completa e o índice de pessoas que não concluíram o Ensino Fundamental é de 33%, segundo o IBGE.

Pensando em uma alternativa para que esses números caíssem, foram criadas diversas oportunidades para a conclusão do Ensino Fundamental e Médio de forma mais acessível e prática, conforme abordaremos a seguir.

O que é o EJA

Concluir o Ensino Fundamental e Médio online

Fonte: (Reprodução/Internet)

O EJA (Educação de Jovens e Adultos), é voltado para um público específico que é aqueles que tiveram que interromper seus estudos por algum motivo e assim não concluíram a educação básica. O supletivo tem como objetivo principal promover a inclusão social.

Tal formato de estudo já está disponível para os brasileiros desde a década de 70 e desde sua criação milhões de pessoas já foram beneficiadas. Atualmente há a opção de concluir o Ensino Fundamental e Médio online, sendo denominado supletivo a distância.

O Ensino Médio e Fundamental EAD traz diversas praticidades e benefícios para aqueles que desejam concluir seus estudos sem que haja necessidade de sair de casa, basta aproveitar da tecnologia para deixar o seu histórico escolar mais completo.

Concluir o Ensino Fundamental e Médio online: vantagens

Uma das maiores vantagens de concluir o Ensino Fundamental e Médio online é que nessa modalidade há flexibilidade de horários, assim você pode estudar quando julgar pertinente de forma em que não atrapalhe seu trabalho ou demais afazeres.

Além disso, é possível que você assista todo o conteúdo e ainda faça as lições de qualquer lugar e para isso basta ter um dispositivo com acesso a internet. Outra grande vantagem é que os interessados podem começar o curso em qualquer época do ano.

Todo o conteúdo do curso é completo e o diploma terá a mesma validade do documento oferecido no final do ensino regular. Sendo assim, após concluir os estudos, você pode pode ingressar em uma universidade ou dar uma guinada na sua vida profissional.

Concluir o Ensino Fundamental e Médio online: requisitos

Se você deseja saber como concluir o Ensino Fundamental e Médio online primeiro é necessário saber quais são os requisitos para participar do programa, pois estes evitam que jovens alunos optem por fazer o supletivo ao invés do ensino regular:

  • Quem deseja cursar o Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, precisa ter no mínimo 15 anos de idade;
  • Quem deseja cursar o Ensino Médio do 1º ao 3º ano, precisa ter no mínimo 18 anos de idade.

Esses requisitos estabelecidos são necessários porque essa modalidade de ensino é destinada para aquelas pessoas que não conseguiram concluir os estudos na idade devida e assim podem obter a oportunidade de conclusão do ensino básico em menor tempo.

Como funciona o supletivo a distância

Hoje é possível fazer o supletivo a partir de duas modalidades distintas: por correspondência e online. Por correspondência, logo após a efetivação da matrícula o aluno receberá o material de apoio para o início dos estudos.

Já para concluir o Ensino Fundamental e Médio online, o interessado tem acesso a uma plataforma exclusiva na internet, que contém todo o conteúdo necessário para fazer o curso. Em ambos casos, há a aplicação de provas finais para a emissão do certificado.

Vale ressaltar ainda que as regras para a realização de trabalhos, aplicação de provas e exercícios variam de acordo com a instituição escolhida. Sendo assim, verifique tais regras antes de efetivar sua matrícula.

Em quanto tempo é possível concluir o Ensino Fundamental e Médio online?

Conforme já citado anteriormente, concluir o Ensino Fundamental e Médio online é vantajoso pois há flexibilização dos horários de estudo, Sendo assim, quanto mais o aluno se dedicar às aulas, mais rápido concluirá o curso.

Porém, é importante que os interessados saibam que o curso deve ter no mínimo 6 meses de duração por série. Esse tempo é muito mais curto quando comparado ao supletivo presencial que tem 2 anos para o Ensino Fundamental e de 1 ano e meio para o Ensino Médio.

Vale lembrar que caso você opte pelo supletivo EAD, será necessário manter uma boa disciplina para acompanhar as aulas devidamente, além disso ter concentração para aprender em casa é fundamental.

Como escolher um supletivo EAD

Agora que você já sabe como concluir o Ensino Fundamental e Médio online vamos dar algumas dicas muito úteis para que você escolha um bom supletivo EAD:

  • Para que o certificado seja devidamente validado, verifique se a instituição que você deseja começar o curso possui certificado da Secretaria de Educação do seu estado;
  • Uma das principais exigências do MEC é que as provas finais devem ser realizadas presencialmente. Sendo assim, se certifique que a instituição de sua preferência atende esse requisito;
  • Também é estabelecido pelo MEC que cada série do supletivo EAD seja realizada num período mínimo de 6 meses. Caso alguma instituição lhe prometa um tempo de conclusão menor, desconfie;
  • Verifique com antecedência qual o tipo de suporte a instituição de ensino oferece (se há monitoria, grupos de estudos, etc);
  • Procure saber também quais são as metodologias de ensino, regras de avaliação e regras para a realização de atividades.

O supletivo a distância é gratuito ou pago?

Hoje é possível encontrar cursos gratuitos ou pagos. Geralmente os cursos pagos são oferecidos por instituições de ensino particulares, então nesse caso é cobrado um valor para matrícula e demais mensalidades.

Também é possível conseguir bolsas de estudo nesses locais para obter descontos muito interessantes. Caso você prefira fazer o supletivo de forma gratuita, é possível recorrer a diversas instituições públicas, como o Senai e o Sesi.

Como cada instituição de ensino tem suas particularidades quanto a esse quesito, é importante que os interessados pesquisem com atenção todos os locais disponíveis, sejam eles gratuitos ou pagos.

Agora que você obteve todas as informações sobre como concluir o Ensino Fundamental e Médio online vá agora mesmo buscar por uma instituição que atenda a todas as suas necessidades atuais.

Leave a Reply