Empregos Para Jovens e Adolescentes: 382 Vagas Abertas para Assistente de Aprendizagem – Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza está com mais de 300 vagas de emprego abertas para jovens que desejam ser assistentes de Aprendizagem. Diversas escolas estão dentro do programa, confira!

A Secretaria Municipal de Educcação (SME) de Fortaleza está com inscrições abertas para vagas de assistentes de aprendizagem da Rede Municipal de Ensino. O processo seletivo prevê a geração de empregos para 382 bolsistas que atuarão dentro do projeto Alfa 1,2,3 ao lado dos professores efetivos. A contratação dos bolsistas fazem parte das ações do plano de educação da Prefeitura de Fortaleza que também prevê a geração de empregos para cerca de 2 mil professores efetivos para a rede municipal ainda neste ano de 2022.

Sobre o salário do assistente de aprendizagem

A seleção para o cargo de assistente de aprendizagem visa contratar 382 profissionais bolsistas, selecionados para atuar em conjunto com professores na realização de atividades pedagógicas.

Os assistentes de Aprendizagem em Fortaleza receberão auxílio para despesas com alimentação e transporte no valor de R$ 150 mensais por turma, sendo que cada bolsista poderá atuar em mais de uma escola e em até 6 turmas diferentes, respeitando a carga horária de cada atividade. Ao total  o participante poderá receber mais de um salário mínimo. 

Trabalho Voluntário

Embora os assistentes de aprendizagem recebam auxílios, as atividades exercidas no projeto serão consideradas como voluntárias, de acordo com a lei Federal 9.608/1998, Decreto 14.233/2018 e Lei Municipal 10.194/2014. Sendo assim, será obrigatória a assinatura do Termo de Adesão e Compromisso do Voluntário.

O projeto Alfa 1,2,3 foi lançado por José Sarto, prefeito de Fortaleza, no dia 10 de maio de 2022 e integra 2.291 turmas das escolas dos municípios. Com o projeto, a Secretaria Municipal de Educação projeta consolidar as ações pedagógicas e ajudar no aprendizado dos alunos, dando continuidade ao processo de alfabetização dos estudantes matriculados nas turmas de 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental.

Ao total, com a abertura de vagas de emprego, cerca de 56 mil alunos serão beneficiados, principalmente aqueles que apresentam uma maior dificuldade de aprendizagem e que obtiveram um desempenho menor que o esperado nos exames oferecidos pela rede.

Como atuará o assistente de aprendizagem?

Os bolsistas contratados para as vagas de assistente de aprendizagem desempenharão papéis como atuar em parceria com professores e profissionais de apoio, ser responsável pela criação de atividades de acompanhamento pedagógico aos estudantes, participar das formações em serviço feitas pela SME/ Distritos de Educação e participar do planejamento das atividades com o regente sempre que possível e também acompanhar o desempenho escolar dos alunos.

O processo seletivo para as vagas de emprego de assistente de aprendizagem será feito diretamente pelas unidades escolares inscritas no projeto. A seleção contará com uma única etapa, eliminatória, onde serão avaliados a documentação do candidato.

A própria escola fará a classificação e a convocação dos candidatos aprovados. A data de divulgação do resultado final é 24 de maio e os candidatos devem acompanhar todas as fases do processo seletivo pela intranet da SME. Aqueles que desejarem ler o edital completo sobre as vagas de emprego para assistente de aprendizagem da Prefeitura de Fortaleza, devem clicar aqui.

Como se inscrever no projeto?

Os interessados em participar do processo seletivo para as vagas de emprego devem realizar sua inscrição até o dia 20 deste mês. Há uma ficha de inscrição disponível no Edital, que deve ser enviada através do e-mail para a unidade escolar em que o candidato planeja atuar.

Os editais de cada escola que participa do projeto poderá ser consultado através do site da Prefeitura de Fortaleza. Para concorrer às vagas de emprego como assistente de aprendizagem, os candidatos devem possuir idade maior que 18 anos, ensino médio completo e residir, de preferência, no bairro onde a unidade escolar está situada.

Estudantes de licenciatura também podem concorrer à vaga de assistente de aprendizado.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

 

Escreva um Comentário