Empréstimo Caixa Tem: Veja quem tem direito e como solicitar

O Caixa Tem é um aplicativo de serviço social e transações bancárias, criado em 2020 para auxiliar as pessoas durante o ponto alto da pandemia do coronavírus. Entretanto, através dele, é possível também fazer o empréstimo Caixa Tem.

Nesse sentido, o app Caixa Tem oferece diversos serviços para seus usuários, tais como:

  • Consulta  de auxílio emergencial, FGTS e bolsa família;
  • movimento de conta poupança digital da Caixa;
  • compras com o cartão virtual;
  • pagamento de boletos;
  • recarga de celular;
  • transferência de  dinheiro;
  • pagamento, recebimento e transferência de  pix;
  • realização de empréstimos.

Antes de mais nada, vejamos que o app foi lançado para as pessoas conseguirem consultar e receber o Auxílio Emergencial (AE), um benefício financeiro destinado aos trabalhadores informais, aos microempreendedores individuais (MEI),  aos autônomos e desempregados, com o objetivo de  fornecer uma proteção emergencial no maior período de enfrentamento à crise causada pela pandemia do coronavírus.

Contudo, o Auxílio Emergencial (AE)  já encerrou, mas, o que muitas pessoas não sabiam é que ainda assim é possível realizar um empréstimo pelo Caixa Tem. 

Segundo o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, cerca de 20 milhões de brasileiros ainda tomarão o empréstimo Caixa Tem até o final do ano de 2022.

Mas, você sabe o que é este empréstimo, como ele funciona, quem tem direito e como solicitá-lo? Confira, neste artigo, todas essas informações. 

Quem tem direito 

Emprestimo Caixa Tem Bolsa Família

A Caixa  lançou, em setembro deste ano, um programa de empréstimos de pequeno valor por meio do app Caixa Tem. 

Todavia, são pequenos valores, por isso, esses empréstimos terão valores de R$ 300 a R$ 1.000, com juros de 3.99% ao mês, podendo pagar em até 24 parcelas.

Desta maneira, confira quem pode fazer este tipo de empréstimo no app Caixa Tem:

Em síntese, todos que usam o app Caixa Tem, que já tenha feito a atualização do cadastro e transformado sua conta para a Poupança Digital têm direito ao empréstimo.

Entretanto, é necessário ser aprovado na análise de crédito, ou seja, não estar negativado no Serasa nem no SPC.

Vale ressaltar que os beneficiários do programa Bolsa Família não têm direito a este tipo de empréstimo.

Tipos de empréstimo no Caixa Tem

O app Caixa Tem oferece dois tipos de empréstimo, veja quais são eles a seguir.

Crédito Caixa Tem Pessoal

Este é um empréstimo livre de destinação, onde o cliente pode utilizar o dinheiro como quiser, para cobrir despesas gerais, de uso pessoal ou pagamentos de contas.

Crédito Caixa Tem Negócio

Neste caso, este é um empréstimo de crédito produtivo, ou seja, visa o pagamento de despesas com fornecedores, salários de funcionários, contas de água, de luz, de aluguel ou compras de matérias-primas, por exemplo.

Todavia, o valor liberado para cada um deles fundamenta-se nas informações do cadastro dos usuários e leva-se em conta também o histórico financeiro do negócio. 

Como solicitar o Empréstimo Caixa Tem

Ficou interessado? Então, saiba como solicitar o Empréstimo Caixa Tem.

Primeiramente, é necessário atualizar o aplicativo e também o cadastro com informações pessoais no app.

Porém, o app possui mais de 106 milhões de usuários e por isso esta atualização cadastral está sendo liberada gradualmente, conforme o mês de nascimento do usuário, deste modo:

Calendário para clientes Caixa

  • Janeiro e fevereiro: 27/09
  • Março e abril: 18/10
  • Maio e junho: 8/11
  • Julho e agosto: 29/11
  • Setembro e outubro: 13/12
  • Novembro e dezembro: 27/12.

No entanto, usuários novos  que ainda não possuem uma conta digital Caixa poderá abrir uma, mas terá um calendário diferente do apresentado acima, com outras datas de acordo com seu aniversário, confira:

Calendário para clientes novos:

  • Janeiro a junho: 8/11
  • Julho e agosto: 29/11
  • Setembro e outubro: 13/12
  • Novembro e dezembro: 27/12

Como solicitar: passo a passo

Após a data da liberação da atualização, você consegue fazer a solicitação do empréstimo Caixa Tem. Para solicitar o empréstimo, confira o passo a  passo a seguir:

  1. Atualizar ou baixar o app Caixa Tem pela loja de aplicativos Google Play, ou Apple Store;
  2. Acessar o app Caixa Tem;
  3. Clicar em “Atualize seu cadastro”;
  4. Para atualizar o cadastro, você precisa enviar uma “selfie” e uma foto da sua identidade;
  5. Aguarde o prazo de até 10 dias para concluir a avaliação do seu cadastro.

Após este período, a sua conta se transforma para a Poupança Digital+, então, basta clicar na opção “Crédito Caixa Tem.”

Na tela, será apresentada a opção para solicitação do empréstimo, ou seja, se você prefere o empréstimo pessoal ou empréstimo de negócio. 

Você também poderá realizar uma simulação indicando o valor que deseja e a quantidade de parcelas que pagará.

Além disso, você pode realizar quantas simulações quiser, e optar pela qual mais te  convém. Após decidir, basta finalizar e passará por uma avaliação automática, onde é verificado se o cliente tem limite e está aprovado seu empréstimo. 

Quando a Caixa Tem libera o empréstimo

Após o procedimento realizado na solicitação, conforme o passo a passo que você viu acima, se o seu pedido for aprovado, a boa notícia é que o dinheiro estará em sua conta até 1 hora depois. 

É realmente rápido, seguro e muito prático este tipo de empréstimo que a Caixa está disponibilizando através do App. Além disso, é possível solicitar os dois tipos de empréstimo, tanto o pessoal como o de negócios.

Mas, claro que a aprovação em ambos dependerá de uma análise de crédito, o que pode acontecer de ser aprovado em uma modalidade e na outra não.

Por isso, mesmo quem já tenha realizado qualquer tipo de empréstimo da Caixa pode solicitar também o empréstimo pelo app Caixa Tem.

Portanto, espero que estas informações tenham te ajudado a esclarecer suas dúvidas quanto ao empréstimo Caixa Tem. Entretanto, se mesmo assim, você ainda tiver alguma dúvida, você pode consultar mais informações no site oficial da Caixa: www.caixa.gov.br/caixatem.

Veja Também:

Além disso, a Caixa disponibiliza outros meios de contato para maiores esclarecimentos, como:

  • Alô Caixa (capitais e regiões metropolitanas) 4004 0104;
  • Alô Caixa (demais regiões) 0800 104 0104.

Este artigo foi útil para você? Deixe sua opinião e compartilhe essas informações com seus amigos. Não deixe de conferir outros temas como este em nosso blog: Classificados de Emprego.

Avalie Esta Postagem

One Response

  1. fabiano Ferreira nobre 12 de novembro de 2021

Leave a Reply