Escolas do Futuro do Estado de Goiás ofertam 750 vagas para cursos gratuitos

As Escolas do Futuro do Estado de Goiás (EFGs) estão com as inscrições abertas para cursos de qualificação profissional. Ao todo, há 750 vagas que são ofertadas através de unidades de Goiânia, Santo Antônio do Descoberto e Aparecida de Goiânia.

Para conquistar uma das oportunidades, o interessado deve ter idade mínima de 16 anos e realizar sua inscrição corretamente até o dia 1 de março de 2022, através do site oficial do Centro de Educação Tecnologia e Trabalho (CETT).

Os cursos disponíveis serão ministrados na modalidade presencial e online, sendo que todo o conteúdo apresentado é de excelente qualidade. A seguir você acompanhará outros detalhes sobre os cursos e saberá como vai funcionar a seleção.

Conheça as opções de curso

As 750 vagas para cursos de qualificação gratuitos serão distribuídas entre 3 instituições de ensino, sendo Sarah Kunitscheck, Luiz Rassi e José Luiz Bittencourt. Veja abaixo as opções de curso de acordo com cada unidade:

Escolas do Futuro do Estado de Goias 2022

Sarah Kubitscheck (Santo Antônio do Descoberto) – 90 vagas

  • Empreendedorismo Criativo (online);
  • Competências Empreendedoras (presencial);
  • E-Commerce (presencial).

Luiz Rassi (Aparecida de Goiânia) – 300 vagas

  • Criação de Conteúdo Digital (online);
  • Tratamento e Análise de Dados (online);
  • Desenvolvedor Web Front-End (online);
  • Desenvolvedor Mobile (presencial);
  • Competências Empreendedoras (online);
  • Tecnologias e Inovação para StartUps (online);
  • E-Commerce (presencial);
  • Planejamento e Criação de Novos Negócios (presencial).

José Luiz Bittencourt (Goiânia) – 360 vagas

  • Programação de Computadores (presencial);
  • Tecnologia e Inovação para StartUps (presencial);
  • Gestão de Negócio e Criação de Valor (online e presencial);
  • Marketing Digital (online);
  • Planejamento e Criação de Novos Negócios (presencial);
  • Desenvolvedor Mobile (presencial);
  • E-commerce (online e presencial).

Quem pode participar

Para que seja possível concorrer por uma das vagas oferecidas pelas Escolas do Futuro do Estado de Goiás, os interessados deverão seguir alguns requisitos que auxiliam na seleção o público alvo do projeto.

A idade mínima exigida é de 16 anos completos e os candidatos devem ter concluído o Ensino Fundamental devidamente. Ademais, é necessário apenas que as inscrições sejam feitas até o dia 1 de março através do portal oficial.

Do total de vagas disponíveis, 40% são voltadas para a comunidade em geral e as demais 60% serão destinadas  para alunos de escolas públicas ou com renda familiar de até um salário mínimo em meio.

Outros grupos que terão prioridade na seleção incluem pessoas em situação de vulnerabilidade social e indivíduos com deficiência ou transtornos globais do desenvolvimento.

Como fazer a inscrição

Conforme mencionado no início desse post, os interessados em conquistar uma das vagas dos cursos de capacitação deverão realizar a inscrição de forma online através do site do CETT. Para acessá-lo, clique aqui.

Nele bastará encontrar o edital referente a qualificação profissional da unidade de sua preferência. Em seguida, realize sua inscrição concedendo todos os dados requisitados no formulário disponibilizado.

Vale destacar ainda que a seleção dos candidatos irá ocorrer através de um sorteio online que deve ser realizado no dia 4 de março, a partir das 10:00. Este será transmitido pelo canal do CETT/UFG no Youtube. Já o início das aulas estão previstos para o dia 14 de março.

Documentação necessária

Aqueles que forem selecionados deverão apresentar documentações específicas a fim de validar a sua matrícula na instituição de ensino escolhida. Veja abaixo quais são os documentos requisitados:

  • Candidatos maiores de idade: RG, CPF, número de telefone e e-mail válido;
  • Candidatos menores de idade: RG próprio e do responsável legal, CPF próprio e do responsável legal, número de telefone do responsável legal e um e-mail válido.

Dependendo do caso, outras documentações podem ser requisitadas, mas você será avisado com antecedência para que estas sejam providenciadas.

Para quem os cursos são indicados

Os cursos de qualificação são excelentes estratégias para o enriquecimento curricular, ou seja, aqueles que estudam o conteúdo oferecido por meio deles terão maiores chances de ingressar no mercado de trabalho.

Sendo assim, os cursos das Escolas do Futuro do Estado de Goiás são indicados para todos aqueles que desejam crescer profissionalmente e adquirir novos conhecimentos, já que as oportunidades também contemplam o público em geral.

É importante mencionar que todos os alunos dos cursos gratuitos mencionados nesse post terão acesso a um certificado comprobatório, que é válido em todo o território nacional, sendo que nele irá constar a carga horária total do curso.

Considerações finais

Segundo fontes oficiais, caso o número de inscritos seja menor do que o número de vagas disponíveis, todos os candidatos serão automaticamente selecionados e aprovados, não sendo necessário a realização de sorteio ou publicação de resultados preliminares para recursos.

As Escolas do Futuro do Estado de Goiás atualmente são administradas pela Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), com execução exclusiva da Universidade Federal de Goiás (UFG), sendo então um projeto muito bem estruturado.

Conheça outros cursos gratuitos:

Se você reside próximo às unidades participantes e deseja realizar um dos cursos mencionados para se destacar dentro do mercado de trabalho brasileiro, não perca tempo e faça a sua inscrição agora mesmo! Para saber mais sobre este projeto, consulte o site oficial do CETT.

Escreva um Comentário