FIRJAN SENAI 2022: 7 mil vagas abertas em Cursos Gratuitos com certificado de conclusão para moradores do RJ

Firjan SENAI acaba de anunciar a abertura de novas vagas em cursos gratuitos para este ano. Ao total são 7 mil vagas espalhadas em 22 unidades do Rio de Janeiro. São oportunidades de aperfeiçoamento e qualificação profissional.

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) está com inscrições abertas para cursos gratuitos. As vagas estão distribuídas em 22 unidades e são voltadas para a qualificação e aperfeiçoamento profissional. Ao longo desse ano, a Firjan SENAI planeja disponibilizar mais de 7 mil vagas em cursos gratuitos profissionalizantes diversos que não atendem apenas a necessidade dos trabalhadores, mas também para as indústrias de todos os estados.

As oportunidades da instituição reconhecem a demanda de 17 setores da indústria incluindo áreas como alimentos e bebidas, logística, gestão , construção civil, metal mecânica e tecnologia da informação.

Modalidades de cursos gratuitos disponibilizadas pela FIRJAN Senai 

A cada nova rodada de oportunidades, a entidade planeja ajudar milhares de pessoas a entrarem no mercado de trabalho ou se atualizarem para conseguir uma nova oportunidade de emprego, tendo em vista que a taxa de empregabilidade é de 80%.

Além disso, a instituição planeja fomentar a prática do empreendedorismo entre os alunos. As vagas em cursos gratuitos compõem o programa de qualificação setorial que é responsável pela capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais. Entre as modalidades disponíveis estão:

Qualificação profissional

Esses tipos de cursos contribuem para que os alunos entrem ou se mantenham no mercado contemplando diversas áreas e com uma carga horária média de 200 horas.

Candidatos com idade igual ou maior que 16 anos podem participar e entre os títulos com vagas abertas estão: serralheiro de ferro, pedreiro de alvenaria estrutural, pintor de obras, pizzaiolo, operador de máquinas de usinagem, mecânico de manutenção, mestre-de-obras, confeiteiro, eletricista predial, desenvolvedor de aplicativos e cortador de mármores e granitos.

Aperfeiçoamento profissional

Aqui os alunos geralmente já contam com uma profissão, mas planejam se aperfeiçoar ou se atualizar em suas áreas de atuação.

São cursos curtos e quase todos presenciais. A modalidade conta com vagas em cursos gratuitos em gestão de produção, marketing aplicado a confeitaria, projeto de instalações elétricas prediais em AutoCad, confeitaria fina Revit arquitetura e vários outros.

Quem poderá participar dos cursos gratuitos da Firjan SENAI?

Para participar do programa da instituição, é necessário possuir uma renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio per capita ou ser um trabalhador indicado pelo sindicato.

Alguns dos cursos gratuitos  disponibilizados através da Firjan SENAI já possuem inscrições abertas, que podem ser acessadas por meio da página oficial da instituição. É necessário escolher entre os títulos que estão com vagas disponíveis.

Para se candidatar é necessário escolher a unidade de interesse, verificar as turmas que estão disponíveis e clicar na caixa “realize sua matrícula“.

Logo após será necessário preencher um cadastro e comparecer à unidade do Senai que será responsável pela sua formação em até 2 dias úteis para que os documentos demandados sejam apresentados. Vale ressaltar que a documentação também deve comprovar que o candidato está dentro dos pré-requisitos do curso desejado.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

Conheça a entidade 

A Firjan Senai, representante de todas as indústrias do Estado do Rio, tem como objetivo garantir o crescimento sustentável da indústria. A instituição conta com 102 sindicatos, cerca de 7 mil colaboradores e 280 estagiárias.

O sistema atua em áreas essenciais como a competitividade empresarial, educação e a qualidade de vida do trabalhador e de seus familiares ao lado de suas cinco organizações: Sesi, Senai, IEL, Firjan e CIRJ.

O trabalho conjunto dessas organizações permite que seja reunido, em um só lugar, todo apoio, fomento, informações e soluções para que o desenvolvimento da indústria seja incentivado, sendo assim, seja qual for o desafio, o empresário pode contar com a parceria integral do sistema Firjan e o cidadão poderá contar com compromisso da instituição para transformar o estado do Rio de Janeiro.

Escreva um Comentário