Franquias? Será que valem a pena? Confira!

As franquias são um tipo de negócio que chamam sempre atenção daqueles que desejam empreender, sejam daqueles que estão se aventurando pela primeira vez como também de empresários experientes.

Um dos motivos pode ser porque este tipo de negócio encontra-se em um mercado bastante aquecido. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), só no 3.º trimestre de 2021, o setor faturou R $47,385 bilhões. Ou seja, 0,4% a mais do que no mesmo período de 2019.

Deste modo, por ser um modelo altamente rentável, as franquias chamam atenção de todo tipo de investidor. Afinal, nada melhor que ter seu próprio negócio promissor, não é?

Pensando nisso, neste conteúdo, veremos os melhores setores para empreender, as vantagens e desvantagens deste tipo de negócio e 3 boas franquias para investir. Será que as franquias valem a pena? Confira!

Qual o melhor setor para empreender?

Franquias Sera que valem a pena

Fonte: Reprodução Internet

Primeiramente, sabemos que uma marca só vira uma franquia após ter seu modelo testado e aprovado pelo mercado em todos os níveis de operação. Como, no atendimento ao cliente, na qualidade do produto ou serviço, no relacionamento com seus colaboradores, entre outros.

Desta maneira, o modelo de negócio aplicado pela marca torna-se pronto para ser replicado, ou seja, nascem as franquias. 

Por exemplo, o McDonald ‘s é um modelo de referência de franquias. Afinal, seus sanduíches possuem o mesmo sabor em qualquer unidade existente, seja em São Paulo ou em Recife. Assim como outros produtos da marca e demais fatores, como uniforme dos funcionários, layout da unidade, etc.

Basicamente, a replicação do modelo precisa seguir um padrão em todas as unidades para que as franquias funcionem. Nesse sentido, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) segmentou o mercado em onze segmentos. Veja os 7 setores que mais faturam em 2020:

Vantagens e desvantagens das franquias

Claro que como todo tipo de negócio existem pontos favoráveis e contrários, não é? Neste tópico, separamos as principais vantagens e desvantagens de investir em franquias. Acompanhe:

Vantagens da franquia

  • Acompanhamento e consultoria: esta é uma vantagem principalmente para os iniciantes, já que neste caso, a franqueada está presente desde a assinatura do contrato até o início das operações. Assim como, nos treinamentos aos novos franqueados e apoio administrativo, jurídico e de comunicação.

 

  • Facilidade ao começar o negócio próprio: investir em uma franquia é mais fácil porque você não precisa lidar com vários problemas, tais como ponto comercial ideal, a conquista de clientes, o financeiro, entre outras partes.

 

  • Risco de fracasso é pequeno: para aqueles que não gostam de arriscar, o modelo é uma boa escolha, já que possui um plano de negócio estruturado e testado no mercado. Deste modo, as chances deste negócio fracassar são bem menores.

Desvantagens da franquia

  • A marca é quem manda: embora você seja o dono do negócio, por ser uma  franquia você precisa seguir as regras da rede e aceitar trabalhar conforme o modelo já estruturado. Então, caso você queira um negócio para fazer tudo do seu jeito, a franquia não é para você.

 

  • Muito trabalho: engana-se quem pensa que ao comprar uma franquia, poderá ter um dinheiro extra trabalhando quando deseja. Uma franquia exige muito trabalho porque você será cobrado por resultados e isso exige muito esforço e acompanhamento constante do negócio.

 

  • Setor que não se identifica: muitos empreendedores focam apenas no investimento na hora de escolher o setor de sua franquia e acabam investindo muito em um negócio que não tem nada a ver com seu perfil. Afinal, a afinidade do dono com o negócio é essencial para o sucesso. 

 

Afinal, abrir franquia vale a pena?

Abrir uma franquia vale a pena, porém é preciso ter o perfil para o desenvolvimento do negócio. Uma das principais vantagens e também a mais importante é o plano de negócios oferecido pela rede.

Afinal, este plano já foi testado e aprovado, por isso as chances de sucesso são bem maiores que negócios iniciados do zero. Ainda segundo o IBGE, somente 5 em 100 franqueados fecham seus negócios antes de completar 2 anos de empresa. Já nos demais modelos, este número é cinco vezes maior.

Portanto, quem sonha em “ser o próprio patrão” tem vários benefícios ao optar por este modelo, sendo a marca já consolidada no mercado o maior deles. Assim, como economia de tempo e outras questões técnicas e de pesquisa. 

3 Franquias boas para investir

Como curiosidade e para te ajudar a escolher uma franquia, pesquisamos e reunimos aqui um top 3 de boas franquias para investir em 2022. No entanto, lembre-se que precisa focar em suas afinidades para que seu negócio seja realmente um sucesso.

Rap Chef

No setor de alimentação, o que mais faturou no ramo de franquias, a marca é especializada em refeições congeladas. Deste modo, a empresa possui em seu cardápio mais de 40 pratos, vendidos em marmitinhas de 400 gramas. 

Carnes, massas, refeições fit, açaí e comidas vegetarianas são algumas das opções preparadas pela própria franqueadora, com ingredientes de alta qualidade. 

Assim, os alimentos são conservados através do ultracongelamento, preservando os nutrientes e o sabor dos alimentos. Ou seja, este negócio oferece comida gostosa e nutritiva para clientes que procuram comer saudável sem abrir mão do sabor.

Nesta franquia, o investimento inicial é a partir de 9 mil, sendo que o prazo de retorno gira em torno de 6 a 12 meses. 

Suav

A Suav é uma franquia do setor da beleza, especializada em design de sobrancelhas, depilação, escovaria e esmaltaria. Possui um conceito de negócio dos Estados Unidos, pioneira no Brasil.

Assim sendo, o grande diferencial da marca é o atendimento express, sem a necessidade de marcar horário. Basta que o cliente chegue até a loja para já ser atendido, sem remarcações ou desculpas. 

Deste modo, o modelo é sucesso visto que acompanha as rotinas cada vez mais agitadas da nossa sociedade. No entanto, o investimento inicial é alto, cerca de 125 mil. Já o prazo de retorno é de 16 a 36 meses, com faturamento médio mensal em torno de 80 mil. 

Monitorias

A Monitorias é uma franquia do setor de educação, especializada em reforço escolar e aula particular online. Fundada em 2015, é uma ótima opção para quem gosta do setor de educação e prefere um modelo mais básico.

Afinal, muitos pais não possuem tempo para acompanhar seus filhos nas tarefas escolares, surgindo, assim, um mercado para quem deseja investir em educação. 

Deste modo, o franqueado capta clientes e faz todo o suporte, não precisando ser professor e mesmo assim terá todo treinamento necessário para o desenvolvimento do negócio. 

Além disso, o investimento inicial custa a partir de 8 mil reais. Já o faturamento médio mensal é o dobro, 16 mil reais, com prazo de retorno entre 6 e  8 meses.

Franquias: considerações finais

E então, abrir franquia vale a pena? Talvez, a melhor pergunta seria, qual franquia é para seu perfil de empreendedor? Afinal, como destacamos, o modelo apresenta vantagens e desvantagens.

No entanto, para iniciantes, um modelo com plano de negócio testado e comprovado é uma das melhores opções para começar um negócio próprio

Além disso, existem diversos tipos de franquias, dos mais variados setores e para todos os bolsos, sendo uma opção de investimento para quem não tem tanto dinheiro. Assim como existem também as mais robustas, ideal para os grandes empreendedores.

Portanto, para quem tem objetivo de ser empreendedor, a franquia é uma ótima opção. Basta escolher a qual tem mais afinidade, pesquisar o mercado e dar início ao seu negócio de sucesso.

Este artigo foi útil para você? Confira outros temas sobre carreira, mercado de trabalho e vagas de emprego em nosso site Classificados de Emprego.

One Response

  1. Mário da Maria Honorato 14 de julho de 2022

Escreva um Comentário