Google Acadêmico: O que é, vantagens e como usar

O Google Acadêmico mudou a forma de pesquisar e buscar referências para trabalhos científicos. Mas, se você ainda não sabe como usar esta ferramenta, chegou a hora de aprender. Veja como, neste artigo!

Talvez você ainda não conheça essa ferramenta de busca incrível, chamada também de Google Scholar, nos países estrangeiros. Porém, após aprender como é seu funcionamento e como ela beneficia a comunidade acadêmica, garanto que ela será uma grande aliada em seus estudos.

Afinal, antigamente, reunir material de referência para elaboração de teses, artigos e dissertações era muito trabalhoso e demorado, ou seja, exigia muita paciência e esforço dos estudantes.

Atualmente, a pesquisa ficou bem mais rápida e simples com a internet. Afinal, basta digitar um termo no campo de busca do Google que surgem milhares de resultados, não é mesmo?

Mas, diante do grande fluxo de informação que a internet oferece, é preciso reconhecer que nem todas são confiáveis. Por isso, precisamos saber encontrar as fontes corretas e relevantes para nossas pesquisas.

Nesse sentido, em 2004, surge o Google Acadêmico, como uma excelente fonte de pesquisa para auxiliar nos estudos e conhecimento de estudantes do mundo todo.

Então, se você quer saber mais sobre o que é esta ferramenta, quais as vantagens dela e como usar o Google Acadêmico, confira aqui todos os detalhes. 

O que é o Google Acadêmico

Google Academico o que e

Google Acadêmico o que é

O Google Acadêmico serve como um repositório de artigos científicos, teses, resumos, dissertações, monografias e livros. Ou seja, é um site para pesquisa de artigos, referências e citações para trabalhos acadêmicos.

Em síntese, o Google Acadêmico é um serviço de busca do Google direcionado para estudantes, cientistas, universitários, pesquisadores e curiosos. Para isso, o buscador usa como base conteúdos de acesso abertos como:

Além disso, é possível adicionar produções científicas próprias, o que é excelente para os que desejam agregar relevância ao seu trabalho e construir carreira no meio científico.

Vantagens do Google Acadêmico

Então, quais as vantagens do Google Acadêmico? Certamente, a principal delas é a qualidade das fontes de pesquisa, ou seja, são fontes confiáveis que usam como base revistas científicas e periódicos, sendo assim mais genuíno que uma busca comum.

Mas, não é só isso, o Google Acadêmico ainda apresenta outras vantagens, veja algumas:

  • Gratuito: você não precisa pagar para ter acesso a milhares de informações e nem para indexar sua própria publicação. Ao contrário de algumas revistas que cobram para publicar seu artigo.
  • Acervo amplo: o Google Acadêmico garante variedade em seu acervo, como teses, artigos, dissertações, livros e resumos científicos, além disso, todos de qualidade, como a Scielo.
  • Busca assertiva: por meio da opção de pesquisa avançada, é possível filtrar bem os resultados de sua pesquisa e assim obter somente aqueles que são relevantes e fazem sentido para seu estudo. Ou seja, essa ferramenta facilita seu trabalho.
  • Espaço para publicação: A publicação de um trabalho é excelente para quem deseja aumentar a visibilidade e a credibilidade de suas produções científicas visto que o Google Acadêmico permite que o usuário indexe suas pesquisas acadêmicas. 

Como usar o Google Acadêmico?

Usar o Google Acadêmico é bem simples, visto que você pode realizar sua pesquisa do mesmo modo que faz na página do Google tradicional, basta clicar aqui.

No entanto, é possível realizar outras formas de pesquisa, através de suas funções. Confira algumas:

Pesquisa Avançada

Você pode realizar uma pesquisa avançada caso queira refinar ainda mais sua busca e obter resultados mais valiosos, ou seja, resultados mais diretos. Veja como:

  • Acesse o site do Google Acadêmico;
  • Clique no botão menu, do lado esquerdo da tela, representado por três linhas paralelas;
  • Selecione “Pesquisa Avançada”;
  • Nesta janela, especifique ainda mais sua busca, completando os campos pedidos, tais como: palavras específicas, frase exatamente igual ou expressões que não deseja incluir;
  • Se preferir, escolha também determinados autores, revista ou periódicos específicos assim como pode determinar um período de tempo para realizar sua pesquisa;
  • Em seguida, clique no botão “Pesquisar”.

Minha Biblioteca

Esta função serve para salvar livros e artigos que deseja consultar em outro momento. Veja como fazer isso:

  • Após realizar sua busca, clique no ícone de estrela, abaixo do resultado que deseja salvar;
  • Em seguida, clique no botão Menu e depois em “Minha biblioteca”;
  • Os arquivos que você salvou estarão ali;
  • Para encontrar um artigo específico, basta utilizar a barra de busca;
  • Caso queira remover, basta selecionar a caixa ao lado do resultado e clicar no botão de “Lixeira”, abaixo da barra de busca;
  • Para baixar um artigo, basta marcar a caixa ao lado do resultado que deseja e depois no botão de “Download”, ao lado do botão da lixeira.

Minhas citações

Este é mais uma função bastante prática, pois através dela, é possível saber como citar os trabalhos acadêmicos que deseja em três formatos: nas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), da APA (American Psychological Association) e da MLA (Modern Language Association).

O processo é muito simples, basta clicar no ícone de aspas que se encontra logo abaixo de cada resultado da ferramenta e então já terá as referências bibliográficas daquele material prontinhas. Ou seja, desta forma não terá trabalho algum para formatá-las.

Conclusão

Como você viu, o Google Acadêmico é uma ótima ferramenta de busca, especialmente para pesquisadores, cientistas e profissionais do setor acadêmico. Afinal, nele você encontra inúmeros materiais confiáveis para pesquisa e consulta para utilizar em citações ou como base de uma nova pesquisa.

Contudo, o site pode parecer um pouco complexo para quem não é acadêmico, porém, ele traz ótimas opções de filtros para quem sabe o que procura e como utilizá-lo. No entanto, a plataforma é bastante intuitiva e isso facilita a pesquisa de curiosos.

Este artigo foi útil para você? Para conferir outros temas sobre cursos, carreiras e o mercado de trabalho, veja nosso site Classificados de Emprego.

One Response

  1. Ana Zeferino sebastião 24 de maio de 2022

Escreva um Comentário