Governo de Pernambuco lança Curso Gratuito para capacitar profissionais no mercado de energia solar

O Governo de Pernambuco está com milhares de vagas para o curso gratuito de energia solar fotovoltaica. O curso tem como objetivo capacitar novos profissionais em um mercado que está em plena expansão.

O Governo de Pernambuco anunciou nesta quarta-feira (11) a abertura das inscrições em curso gratuito para o setor de energia solar. As aulas serão ministradas de forma presencial no município de Recife. A oferta vem devido ao potencial do país em energias renováveis, sendo assim, nada melhor do que investir em conhecimento no setor, podendo participar de vagas de primeiro emprego ou recolocação profissional. A oferta do curso de energia solar fotovoltaica é da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), que, inclusive, acabou atrasando o início das inscrições.

Saiba mais sobre o curso gratuito de energia solar

Ao total, estão sendo disponibilizadas 25 vagas remanescentes em Recife, isto é, vagas não preenchidas anteriormente. No curso gratuito, os alunos aprenderão a introdução a Sistemas Fotovoltaicos e Instalação, Folha de dimensionamento fotovoltaico ONgrid grupo B e A, exemplo de custo de Kits fotovoltaicos para uso na folha de dimensionamento e folha de dimensionamento fotovoltaico offgrid.

O curso gratuito oferece diversas vantagens e uma grande delas é que o aluno conhecerá melhor como funciona o mercado de energia solar no país e no mundo.

Em outros países, como os EUA, o setor já está muito mais adiantado do que no Brasil. Outro bom motivo para iniciar o curso é entender melhor sobre as principais áreas de atuação.

É importante também para que um empreendedor conheça os termos pertinentes de sua área. Conhecendo os termos técnicos, os fornecedores ou vendedores podem tirar dúvidas de seus clientes.

Aqueles que estiverem interessados na oportunidade do Governo de Pernambuco devem acessar da Seteq e preencher alguns dados para efetivação do cadastro no site como CPF, Nome completo, Sexo, Data de Nascimento, Estado Civil, Nível de escolaridade, nome da mãe, comprovação de escolaridade, RG, E-mail, telefone, CEP, Endereço, entre outras informações. 

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

Como realizar a matrícula no curso gratuito?

De acordo com o governo de Pernambuco, os estudantes devem realizar a matrícula presencialmente na segunda-feira (16), a partir das 17h, no prédio da Faculdade de Administração e Direito de Pernambuco (FCAP), da Universidade de Pernambuco (UPE).

Para realizar esse procedimento, os participantes devem apresentar documentos como RG, CPF e Comprovante de residência.

Também, no mesmo dia, a partir das 18h, será iniciada a formação que também acontecerá no terceiro andar do Bloco C da FCAP. A faculdade está situada na Avenida Sport Club do Recife, 252, no bairro da Madalena, na Zona Oeste do Recife.

De acordo com Alberes Lopes, secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, esta qualificação, que é realizada pelo Programa Novos Talentos, é muito importante, neste momento de tanta devastação ambiental, que se reflete diretamente em tragédias climáticas que provocam a morte de vidas, tanto de animais quanto de humanos. A energia solar é uma fonte de energia limpa, renovável e sustentável.

Mercado de energia solar em Pernambuco

O território brasileiro conta com diversas regiões com alto nível de incidência solar e uma delas é o estado de Pernambuco.

Sendo assim, a energia solar no estado é bastante explorada. Isso significa que, devido às condições climáticas elevadas na região Nordeste, sua eficiência está diretamente relacionada ao maior índice de irradiação solar encontrado no setor de instalação, expandindo sua produção.

O potencial destacado na região está estimado em 1.200 GW, tornando o funcionamento de sistemas solares, assim como usinas solares, mais produtivo e eficiente para cada imóvel ou local de instalação. Além disso, deve-se destacar que o território de Pernambuco possui um potencial de 79% para a geração de energia solar, equivalente a mais de 77 mil km².

O estado possui mais de 100 empreendimentos em funcionamento, os sistemas fotovoltaicos podem gerar cerca de 3,5 GW de potência. Além disso, conta com cerca de 39 projetos em fase de planejamento.

Escreva um Comentário