Governo do Amazonas Divulga Edital Com 750 Vagas Para Cursos de Qualificação

O Governo do Estado do Amazonas em parceria com o Sest Senat, lançou nesta terça-feira (29/03) o edital que contem 750 vagas para cursos de qualificação gratuitos, que devem ser ministrados no formato online.

O principal objetivo desta iniciativa é qualificar e promover a inclusão dos cidadãos no mercado de trabalho. As inscrições do processo seletivo já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 1 de abril.

Vale destacar que os cursos são oferecidos por meio da Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), que é um órgão pertencente a Sedecti. Para saber mais informações sobre essas oportunidades e como se inscrever, continue a sua leitura.

Conheça os cursos

Os cursos ofertados pela Semp abrangem 5 áreas diferentes e os interessados podem participar do processo seletivo daquela que mais irá acrescentar ao seu perfil profissional. Veja abaixo quais são os cursos, a distribuição de vagas e carga horária:

  • Desenvolvimento de Lideranças: terá 150 vagas e a carga horária será de 30h;
  • Introdução à Informática: terá 150 vagas e a carga horária será de 30h;
  • Redação Técnica: terá 150 vagas e a carga horária será de 60h;
  • Comunicação Interpessoal e Atendimento ao Cliente: terá 150 vagas e a carga horária será de 30h;
  • Compras, Processamento de Pedidos e Controle de Estoques: terá 150 vagas e a carga horária será de 35h.

A previsão é que todos os cursos sejam iniciados no dia 4 de abril e sejam finalizados no dia 5 de maio. Durante este período todos os alunos poderão participar de aulas completas que irão trazer inúmeras vantagens para a sua vida profissional.

Governo do Amazonas Divulga Edital Com 750 Vagas Para Cursos de Qualificacao

Fonte: Reprodução Internet

Pré-requisitos

As vagas para os cursos gratuitos acima mencionadas serão preenchidas com base em um processo seletivo simples. Ele possui seus detalhes especificados no edital, sendo organizado em 4 etapas básicas e somente quem segue os critérios abaixo pode participar:

  • Ser residente do Estado do Amazonas. No caso de pessoa estrangeira, deverá estar regularizado no país;
  • Ter e-mail pessoal devidamente cadastrado em plataforma digital a fim de ser informado posteriormente;
  • Ter acesso a um notebook ou computador com acesso à internet para acompanhar as aulas.

O Governo do Amazonas lançou esta iniciativa com o intuito de capacitar as pessoas para inseri-las no mercado de trabalho, pois assim é possível aumentar a geração de emprego e renda no estado.

Critérios de classificação

A classificação dos candidatos inscritos irá respeitar o número de vagas disponíveis e os pré-requisitos mencionados anteriormente. Caso haja diversos candidatos concorrendo por uma mesma vaga, a ordem de classificação será:

  1. Estar desempregado e a procura do primeiro emprego;
  2. Ter a menor renda, sendo que esta deve ser comprovada com documentos;
  3. Não possuir residência própria;
  4. Ter concluído o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio em escola pública;
  5. Ordem de inscrição.

Certificação

Um ponto muito positivo sobre os cursos gratuitos ofertados pela Governo do Estado do Amazonas em parceria com o Sest Senat, é que todos os alunos terão a oportunidade de obter um Certificado de Conclusão.

Para ter acesso a este documento, é necessário que o aluno tenha um aproveitamento igual ou maior que 75%, e cumpra todos os requisitos de aprovação. O certificado também será gratuito e válido em todo o Brasil.

No documento irá constar  o nome completo do aluno, nome do curso, carga horária, aproveitamento, informações sobre a instituição de ensino (Sest Senat), dentre outros dados fundamentais para a validação no mesmo no mercado.

Vantagens dos cursos online

Mencionamos no início deste post que estes cursos serão ministrados de forma 100% online e esta modalidade de ensino vem se tornando cada vez mais comum. Isso porque ela permite a inclusão de um número maior de pessoas por turma.

Além disso, os alunos não precisarão gastar certos valores com locomoção a fim de comparecer pessoalmente em uma instituição de ensino e até mesmo aqueles que possuem uma rotina mais atarefada poderão acompanhar as aulas.

É importante salientar que os cursos ofertados pelo Governo do Estado do Amazonas possui um excelente conteúdo programático e será ministrado por pessoas amplamente capacitadas, para que haja um amplo aproveitamento por aluno.

Como fazer a inscrição

Para participar do processo seletivo, é necessário que todos o interessados efetuem a sua inscrição através de qualquer dispositivo com internet. O procedimento é bem simples e pode ser feito conforme demonstram os passos abaixo:

  • Acesse o site oficial EAD Sest Senat clicando aqui;
  • Clique no campo de busca e digite o nome do curso de seu interesse;
  • Assim que o curso for exibido, clique sobre ele;
  • Selecione o botão “Quero me inscrever”;
  • Preencha o formulário com todos os dados necessários que incluem nome completo, data de nascimento, e-mail, entre outros.

Conheça outros cursos gratuitos:

Antes de efetuar a sua inscrição, leia com muita atenção o edital que foi publicado no portal oficial do Governo do Estado do Amazonas e é importante destacar que o candidato poderá realizar apenas 1 dos cursos disponibilizados, através de uma única conta de e-mail.

Escreva um Comentário