Top 6 Habilidades Para Currículos

O que são habilidades para currículos? Criatividade, comunicação  e trabalho em equipe são exemplos importantes. Saiba mais sobre elas aqui.

Mencionar suas habilidades é um fator vital para conseguir uma vaga. Visto que assim os recrutadores poderão reconhecer facilmente seu potencial e te encaixar no cargo desejado. 

Certamente, você já deve ter lido ou escutado várias dicas sobre como montar um currículo ideal, aqui mesmo, mencionamos frequentemente sobre a importância de destacar suas habilidades, principalmente se você ainda não tem experiência profissional.

Desta forma, focar nas suas habilidades é uma dica essencial na hora de elaborar seu currículo. Pois, existem diversas habilidades que você pode escolher para inserir  e se destacar dos demais. 

Portanto, para ter um currículo completo e aumentar suas chances de ser escolhido para a vaga, inserir as habilidades é um passo importante. Então, veja aqui o que são as habilidades para currículos e quais são as 6  habilidades mais procuradas por recrutadores. 

Veja Também:

Mas, o que são habilidades para currículo, afinal?

Habilidades Para Curriculos

Habilidades também estão sendo chamadas por soft skills, em inglês, e nada mais é que características que representam o modo de trabalhar, ou seja, proatividade, liderança e comunicação, por exemplo.

Existem algumas habilidades específicas para cada profissão, por exemplo, o domínio de softwares, necessário para quem trabalha com isso, como um designer ou um Técnico em Informática.

Entretanto, existem aquelas habilidades que servem a vários tipos de profissionais e fazem diferença na hora da contratação, assim como afirma a reportagem do portal Exame, onde os recrutadores afirmam que, muitas vezes, as habilidades no currículo (ou soft skills, em inglês) são decisivas em questão de empates entre candidatos.

Então, os recrutadores estão priorizando algumas habilidades esperadas pelas empresas, pelas equipes e para os cargos. Mas, quais são essas habilidades? A resposta costuma variar, pois, depende da área, mas, listamos aqui as 7 habilidades para currículos mais procuradas no mercado de trabalho. Confira!

Criatividade: uma das principais habilidades para currículos

Sem dúvida, a criatividade é uma das habilidades mais buscadas no mercado de trabalho. Pois, a pessoa criativa busca soluções não convencionais, são aquelas que pensam “fora da caixa” e isso é bastante relevante para empresas de todos os segmentos.

Visto que as empresas valorizam cada vez mais pessoas que possuem essa capacidade de propor soluções diferentes, mais eficientes e econômicas. Ou seja, não é necessário criar algo novo, mas pensar em inovar algo que já existe.

Por exemplo, o serviço de compartilhamento de bicicletas foi algo lançado que facilitou o deslocamento mais rentável na cidade. Isto é, as bicicletas já existiam, porém, o serviço mostrou um jeito diferente de usá-las. 

Além disso, não pense que criatividade é uma habilidade inata, você pode e deve trabalhar essa habilidade. Existem várias atividades e até mesmo cursos focados em desenvolver a criatividade, como uma das habilidades para currículos.

Proatividade

A proatividade é outra importante habilidade para currículos, pois esta é uma competência que incentiva a pessoa a buscar por mudanças de maneira espontânea, ou seja, sem precisar de estímulos externos.

Sabe aquelas pessoas que trabalham bem sem necessidade de supervisão? Aquelas que desenvolvem sua função e fazem ainda mais, ou seja, identifica necessidades e antecipa os problemas. 

O mercado de trabalho busca por profissionais proativos, ou seja, pessoas que dão conta de suas tarefas sem precisar de alguém pressionando frequentemente. Por isso, os recrutadores dão preferência para candidatos que possuem esta habilidade.

Comunicação

Engana-se quem pensa que a comunicação é uma habilidade somente para pessoas que trabalham na área, pois praticamente em todo ambiente de trabalho é fundamental saber se comunicar para evitar conflitos e transmitir ideias com clareza.

Afinal, é preciso saber se comunicar com sua equipe, explicar corretamente uma tarefa, entender a atividade e repassar informações corretas. 

Já ao se apresentar para empresa, por exemplo, redigir bem o seu currículo e apresentar um documento bem feito são sinais evidentes de uma pessoa que se comunica bem, não é mesmo?

Ademais, se comunicar bem não se trata somente de saber se expressar, mas também ouvir nos momentos adequados. Por isso, se mostrar como um bom comunicador é um dos primeiros passos para conseguir uma vaga no mercado de trabalho.

Adaptabilidade e Flexibilidade

Essas duas habilidades para currículos são bem parecidas. Uma pessoa adaptável é aquela com capacidade de se adaptar em diversas situações conforme a necessidade. Ou seja, são pessoas que lidam bem com as mudanças.

Enquanto ser flexível é mostrar a capacidade de ser facilmente manejado ou alterado, ou seja, uma pessoa flexível consegue se sair bem em diferentes ambientes, situações ou atividades.

Assim sendo, o mercado de trabalho é um ambiente que muda rapidamente, assim como as funções e atividades dentro de uma organização. Desta forma, o profissional com essas habilidades, consegue lidar bem com as transformações que o mercado exige

Em vista disso, deixe claro essas habilidades em seu currículo. Uma dica? Lembre-se de algum momento em que você foi flexível ou adaptável e guarde na memória para o momento da entrevista.

Liderança

Possuir capacidade de liderança é algo que chama bastante a atenção de recrutadores, visto que profissionais que são líderes, mesmo que não sejam gestores de equipes, são aqueles que motivam as pessoas ao seu redor e valorizam as opiniões de todos.

Nesse sentido, é possível desenvolver esta habilidade se dedicando algum tempo para ouvir os colegas de equipe, aprender sobre seus problemas e ganhar a confiança do time. 

Deste modo, mesmo que não tenha exercido o cargo de líder, lembre-se de destacar essa habilidade para currículo no seu documento, pois certamente isso te ajudará a se destacar dos demais.

Trabalho em equipe

Poucos são os ambientes de trabalho em que se trabalha sozinho e mesmo assim, quando as pessoas não estão fisicamente presentes, ainda é necessário fazer o trabalho fluir.

Quem trabalha bem em equipe, isto é, possui a capacidade de ouvir e respeitar opiniões contrárias e une-se para alcançar um objetivo comum, consegue se destacar e criar um ambiente de trabalho mais agradável e com bons resultados.

Deste modo, saber trabalhar em equipe e citar essa habilidade em seu currículo é outro ponto fundamental para ser escolhido entre os recrutadores.

Onde colocar as habilidades para currículos?

Agora que você já sabe o que são as habilidades para currículo e conheceu as 6 mais buscadas pelos recrutadores e departamentos de RH (Recursos Humanos) você deve estar se perguntando: mas, onde eu coloco isso tudo?

A resposta é simples, a maneira mais fácil de fazer isso é inserir em  seu currículo uma seção somente para adicionar suas habilidades.

Contudo, lembre-se de que os recrutadores buscam por habilidades que sejam úteis aos cargos, então leia descrição da vaga e inclua aquilo que você achar mais adequado e pertinente.  Afinal, este campo deve ser usado a seu favor.

Por exemplo, se na oferta de vaga, a empresa busca alguém para criar pautas, gerir projetos e organizar demandas. Então, insira habilidades condizentes com este cargo, como organização e criatividade.

Porém, não se limite a isso, insira as habilidades em outras seções de seu currículos também, como, por exemplo, no campo de objetivos. Ou seja, valorize suas capacidades ao longo do documento, mas, não exagere, afinal, seu currículo deve ser claro e objetivo.

Ademais, se você ainda não tem um currículo, veja nossos modelos prontos, eles poderão te auxiliar na elaboração do seu. 

Essas dicas foram úteis para você? Que habilidades para currículo você acredita ser essencial no mercado de trabalho, na atualidade? Escreva para a gente nos comentários.

Por fim, se você se interessa em saber mais sobre temas relacionados ao mercado de trabalho e conferir as vagas disponíveis, confira nossos conteúdos no site Classificados de Emprego.

Escreva um Comentário