Jovem Aprendiz Assprom: Conheça todos os benefícios oferecidos

O programa Jovem Aprendiz Assprom surgiu com o objetivo de oferecer a oportunidade de conquista do primeiro emprego para jovens brasileiros. Com o auxílio do programa é possível ter um currículo diferencial, sendo mais fácil se inserir no mercado de trabalho.

A Lei da Aprendizagem foi criada no ano 2000 pelo Governo Federal, esta tem como objetivo regulamentar o programa de todas as formas. Assim a Assprom está devidamente habilitada para oferecer o Programa de Aprendizagem.

Para participar é necessário ter idade entre 15 e 22 anos, onde todas as médias e grandes empresas devem disponibilizar entre 5% e 15% do total de vagas para aprendizes. Todos os contratados terão direito a diversos benefícios assegurados pela Lei.

Sobre a Assprom

Jovem Aprendiz Assprom

Fonte: (Reprodução/Internet)

A Associação Profissionalizante do Menor de Belo Horizonte se trata de uma entidade totalmente filantrópica com fins beneficentes e não econômicos. Foi criada em 1975 e desde então milhares de jovens brasileiros já foram beneficiados.

Os programas oferecidos por esta instituição visam o exercício da cidadania plena e a inclusão social. Hoje são atendidos de forma permanente mais de 3.000 jovens e adolescentes, em parceria com algumas empresas privadas e órgãos públicos.

Além dos programas de qualificação profissional oferecidos também são realizadas diversas atividades de sociabilização para que os jovens desenvolvam comportamentos solidários a partir do exercício da cidadania.

Jovem Aprendiz Assprom: como funciona?

A função da Assprom é selecionar, capacitar e encaminhar os jovens para os cargos disponíveis em empresas para Jovem Aprendiz. Para participar do programa através dessa associação é necessário residir próximo a uma unidade física.

Esse programa também contribui profundamente para que o jovem possua uma formação integral, tendo alternativa de ampliar sua cidadania, tornando-os mais capacitados para atuação no mercado de trabalho

Enquanto os aprendizes permanecerem no programa estes terão acesso a pedagogos, psicólogos e também a assistentes sociais. A frequência e desempenho escolar serão acompanhados para que seja possível seu melhor aproveitamento.

Requisitos para ser Jovem Aprendiz Assprom

A Lei da Aprendizagem impõe alguns requisitos que precisam ser preenchidos por aqueles que desejam obter uma vaga de Jovem Aprendiz Assprom e estes são:

  • Ter idade mínima de 15 anos e 8 meses até máxima de 22 anos;
  • Ter carteira de identidade e CPF;
  • Ter matrícula e boa frequência em escola no Ensino Fundamental ou Médio;
  • Ter residência fixa em BH e RMBH;
  • Não ter nenhum vínculo empregatício registrado em Carteira de Trabalho.

Benefícios

Aqueles que iniciarem os cursos de capacitação profissional Assprom terão a chance de conseguir um emprego com carteira assinada em empresas renomadas. Após a contratação diversos benefícios são oferecidos, como:

  • Remuneração mensal;
  • Primeira assinatura da carteira de trabalho;
  • Férias remuneradas;
  • Férias oferecidas no mesmo período de férias escolares;
  • Vale transporte e vale alimentação;
  • Carga horária diária de trabalho de 4 a 6 horas.

Vale ressaltar que cada empresa oferece um salário e estas também podem oferecer ao Jovem Aprendiz Assprom benefícios adicionais. A remuneração sempre tem como base o salário mínimo e este é adaptado ao número de horas trabalhadas.

Vantagens em ser Jovem Aprendiz

Todos aqueles que se enquadram nos requisitos do programa devem cogitar participar do mesmo, pois ele é uma porta de entrada muito interessante para jovens sem experiência no mercado de trabalho atual.

Além da conquista da oportunidade de obter experiência em empresas renomadas, há ainda uma gama muito interessante de benefícios assegurados pela Lei da Aprendizagem como a remuneração mensal.

O jovem ainda poderá aprender a desenvolver um controle financeiro ao fazer o gerenciamento dos primeiros salários. Portanto se você tem interesse em adentrar no programa se mantenha atento a reabertura das inscrições para o Jovem Aprendiz Assprom.

Cursos oferecidos

Há diversas modalidades oferecidas para o Jovem Aprendiz Assprom e a instituição foca em oferecer o melhor para que os jovens atendam da melhor forma possível as necessidades da empresa que o contratar.

Atualmente são disponibilizadas modalidades como Auxiliar Administrativo de Instituição de Ensino, Auxiliar de Secretaria, Auxiliar de Serviços Bancários, Auxiliar de Comércio Varejista, Auxiliar de Escritório, entre várias outras.

Serão dadas aulas teóricas e práticas para que os jovens possam adquirir uma melhor qualificação profissional, tendo então um grande diferencial curricular para ajudar a enfrentar os desafios do mundo trabalhista.

Como se inscrever para ser Jovem Aprendiz Assprom

Geralmente todo o processo de inscrição ou contratação de jovens aprendizes podem ser feitos diretamente no site da Assprom. Porém os cadastros estão suspensos por tempo indeterminado devido a pandemia do novo Coronavírus.

A entidade optou por paralisar os processos seletivos como fim de evitar aglomerações, respeitando então as regras impostas para o distanciamento social. Sendo assim, foi tomada essa atitude para preservar a integridade de todos.

Quando for novamente possível realizar o cadastro, a associação fará a divulgação em redes sociais oficiais ou através de seu site. Portanto, não desanime e fique sempre atento as páginas Assprom

 

5 Comments

  1. Curso De Tarot 23 de fevereiro de 2021
  2. Luana da costa Aguiar 24 de fevereiro de 2021
  3. Marciel Sousa Lima 24 de fevereiro de 2021
  4. GLEDSON SOUZA DA SILVA 25 de fevereiro de 2021

Leave a Reply