Jovem Aprendiz Brasília 2022: Vagas, Benefícios e Como se Inscrever

O programa Jovem Aprendiz Brasília 2022 é uma excelente oportunidade para quem procura o primeiro emprego! Confira aqui, as vagas, os benefícios e como se inscrever no programa!

Criado em 2010, pelo Governo Federal, o programa Jovem Aprendiz visa proporcionar mais oportunidades de emprego para jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho.

Atualmente, no Brasil, existem cerca de 14,4 milhões de pessoas desempregadas, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por isso, através do projeto, busca-se minimizar as desigualdades sociais do país, assim como também, reduzir a  curva do desemprego brasileiro.

Tendo como base a Lei da Aprendizagem, o projeto federal estimula médias e grandes empresas a contratarem jovens sem experiências, mas engajados para aprender uma profissão.

Desta forma, as empresas devem reservar uma porcentagem de suas vagas especialmente para jovens aprendizes. Por isso, se você tem interesse em uma destas vagas do Jovem Aprendiz Brasília em 2022, acompanhe este artigo e aprenda como se inscrever, além de conferir as vagas e os benefícios do programa.

Confira outras vagas de jovem aprendiz:

Como funciona o Jovem Aprendiz Brasília 

Jovem Aprendiz Brasilia

O programa Jovem Aprendiz Brasília tem como finalidade preparar jovens entre 14 e 24 anos  para o mercado de trabalho, unindo teoria e prática através de grandes e médias empresas.

Deste modo, as empresas precisam ofertar uma porcentagem de suas vagas para esses jovens, além de garantir cursos e treinamentos que possibilitem o crescimento profissional dos mesmos.

Nesse sentido, as empresas que participam do programa podem realizar o seu próprio teste seletivo para a escolha dos jovens aprendizes como também contratar recrutadores. 

Contudo, existem alguns requisitos mínimos para quem deseja participar do Jovem Aprendiz Brasília, veja quais são os principais:

  • Ter nacionalidade brasileira;
  • Possuir entre 14 a 24 anos de idade;
  • Estar cursando o ensino fundamental ou média, ou já possuir diploma do ensino médio;
  • Ter boa frequência escolar;
  • Não ter nenhum registro na Carteira de Trabalho;
  • Ter carga horária disponível de 6h diárias.

No entanto, algumas empresas complementam esses requisitos conforme a Lei da Aprendizagem. Por exemplo, algumas empresas definem outras idades, contanto que ainda assim estejam no permitido, é válido.

Benefícios do Jovem Aprendiz Brasília

Os participantes do Jovem Aprendiz Brasília possuem direitos garantidos pela L10097/2000, assim como seus deveres. Desta forma, veja os principais benefícios de ser um Jovem Aprendiz:

Ainda assim, ressaltamos as grandes chances do Jovem Aprendiz ser efetivado ao término do contrato no final do programa, pois as empresas preferem contratar esses jovens já treinados conforme sua cultura organizacional.

Vagas – Jovem Aprendiz Brasília

Não é possível definir exatamente quantas vagas existem disponíveis no Jovem Aprendiz Brasília 2022, mas, certamente, são muitas. Pois, são várias as empresas que disponibilizam uma porcentagem de suas vagas direcionadas para jovens aprendizes.

Afinal, as empresas também se beneficiam ao contratar jovens aprendizes, como  isenção de multa rescisória, dispensa de aviso prévio e a oferta de aprendizado aos jovens que inovam e renovam suas equipes.

Desta forma, confira algumas empresas que possuem vagas disponíveis para o Jovem Aprendiz Brasília, neste momento:

Assim, esses são só alguns exemplos de empresas que possuem vagas disponíveis hoje para o Jovem Aprendiz Brasília.

No entanto, ao entrar em contato, se a vaga já tiver sido preenchida ou você não encontrá-la mais, continue sua busca em outras empresas ou volte ao site oficial da empresa para pesquisar depois de alguns dias.

Pois, essas vagas são ofertadas constantemente, porém também são disputadíssimas. Deste modo, recomendamos que você fique de olho também em nosso site Classificados de Emprego, pois disponibilizamos com frequências as vagas disponíveis.

Como se inscrever no Jovem Aprendiz Brasília

Como você viu, são muitas as vagas direcionadas para o Jovem Aprendiz, pois em Brasília, a grande maioria das empresas são de médio e grande porte. 

Deste modo, se você deseja ser um Jovem Aprendiz, é necessário se inscrever no programa. Veja como fazer isso através de dois portais oficiais. 

Portal CIEE

  1. Acesse o site oficial do portal, clicando aqui;
  2. Clique em “Acessar \ Cadastrar” no canto superior direito da tela
  3. Cliquem novamente em “Cadastrar” na página que irá abrir;
  4. Escolha a opção “Estudante”;
  5. Selecione a opção “Li e concordo” depois clique em “Salvar”;
  6. Insira todos os dados pessoais solicitados;
  7. Cadastre o seu currículo.
  8. Pronto, você já está cadastrado no programa Jovem Aprendiz Brasília.

Vale ressaltar que neste portal  você também consegue ver algumas vagas disponíveis, por isso é sempre bom consultá-lo.

Portal IEL Brasília

  1. Entre no site oficial, clicando aqui;
  2. Role a tela e clique em “Vagas de Estágio” no canto direito da tela;
  3. Analise as vagas ofertadas e escolha qual ou quais você deseja se candidatar;
  4. Envie seu currículo para os e-mails apontados na vaga.
  5. Pronto, agora boa sorte, pois uma dessas vagas pode ser sua!

Assim como o Portal CIEE, as vagas são variáveis e ofertadas frequentemente. Deste modo, consulte com frequência e se candidate em várias, pois, quanto mais você mandar seu currículo, maior será também a sua chance de conseguir ser escolhido para uma dessas vagas.

Dicas Finais – Jovem Aprendiz Brasília

Como mencionamos, para se candidatar às vagas e ser escolhido para uma delas, o primeiro passo é possuir um bom currículo.

Por isso, frisamos a importância de ter um currículo bem organizado, bem escrito, onde você se apresenta. Por isso, dedique um tempo exclusivo na criação do seu. Para isso, confira também nossos modelos prontos de currículos, eles te ajudarão neste processo.

Além disso, revise todo o documento, pois um bom currículo deve ser objetivo mas também completo. Mas, como você está em busca do primeiro emprego, não terá como adicionar experiência profissional.

Deste modo, destaque seus cursos realizados e suas habilidades, ou seja, tudo que você é bom em fazer, como, por exemplo, trabalhar em equipe, ser prestativo e proativo nas demandas diárias.

Certamente, seguindo esses passos, você logo se tornará um Jovem Aprendiz Brasília! Então, confira em nosso site Classificados de Empregos outras vagas e dicas para o mercado de trabalho.

Escreva um Comentário