Jovem Aprendiz Ceduc: conheça os benefícios e como se inscrever

O Jovem Aprendiz é aquele que estuda e trabalha, sendo necessário que o mesmo também frequente cursos teóricos específicos em instituições conveniadas com a empresa contratante. Saiba aqui como funciona o Jovem Aprendiz Ceduc.

O Ceduc se trata de uma organização referência em educação para o mercado de trabalho. Seu objetivo principal é preparar os jovens para a conquista do primeiro emprego a partir da realização de cursos profissionalizantes.

Além de ser muito interessante para os jovens brasileiros, as empresas conveniadas conseguem contratar novos aprendizes e fazer a gestão online dos contratados por ela. Portanto, o Ceduc é benéfico para ambas as partes.

Sobre o Ceduc

Jovem Aprendiz Ceduc

Fonte: (Reprodução/Internet)

O Ceduc foi fundado em 2005 e desde então vem atuando como porta de entrada para muitos jovens no mercado de trabalho atual. Sua sede é em Belo Horizonte que conta com cerca de 50 funcionários.

O método educativo utilizado para o Jovem Aprendi Ceduc não inclui apenas uma abordagem técnica e qualificante, mas também há foco no desenvolvimento humano individual de cada um.

Atualmente os cursos técnicos disponibilizados para o público são das seguintes áreas: agronegócio, hospedagem, meio ambiente, segurança do trabalho e química. Durante a realização do curso os jovens aprendizes podem conseguir a contratação por uma empresa da mesma área.

Benefícios do Jovem Aprendiz Ceduc

Ao ingressar na instituição os jovens adquirem todo o conhecimento necessário para atuar na área escolhida e ainda tem acesso a vantagens como Bolsa Aprendizagem, alimentação, semana cultural, entre outras.

Já quando o aprendiz é contratado, este terá acesso a diversos benefícios regulamentados pela Lei da Aprendizagem, que são:

  • Ter a primeira assinatura em carteira de trabalho;
  • Remuneração mensal;
  • FGTS de 2%;
  • Férias no mesmo período das férias escolares;
  • Vale alimentação e vale transporte;
  • Trabalho com carga horária entre 4 e 6 horas;
  • 13º salário.

Esses benefícios podem variar de empresa para empresa, o salário mensal oferecido para o Jovem Aprendiz Ceduc é de acordo com as horas trabalhadas, tem como valor referência o salário mínimo.

Requisitos para ser Jovem Aprendiz Ceduc

Os interessados em participar do programa devem ter idade mínima de 15 anos e não deve ter nenhum vínculo empregatício em carteira de trabalho. Devem ainda residir próximo a uma das unidades físicas da instituição.

O Jovem deve ainda possuir matrícula ativa no Ensino Médio e boa frequência nas aulas escolares. No caso de conclusão do Ensino Médio basta apresentar a declaração emitida pela própria instituição educacional.

Duração do curso

A primeira etapa pode ser concluída pelo Jovem Aprendiz Ceduc dentro de 30 dias, nesse período o jovem é inserido a um novo mundo de possibilidades, tendo acesso a aulas excelentes e tem uma formação humana muito valorizada pelo Ceduc.

Após concluída a primeira etapa o jovem já pode ser inserido na empresa contratante, sendo necessário que ele retorne uma vez por semana ao Ceduc para que seja possível dar continuidade à sua formação de interesse.

Participar de todas as atividades oferecidas pela instituição é obrigação do Jovem Aprendiz Ceduc e isso consta na Lei da Aprendizagem. Esteja sempre com as atividades em dia, cumpra o horário de serviço estabelecido e seja pontual.

Como se inscrever para ser Jovem Aprendiz Ceduc

Se você demonstra interesse por adquirir uma vaga no Ceduc para ingressar no mercado de trabalho como Jovem Aprendiz, faça sua inscrição presencialmente ou pela internet da seguinte forma:

  • Acesse o site oficial do Ceduc da sua região;
  • Clique em “Inscreva-se no programa” um formulário será disponibilizado para que você faça o preenchimento com seus dados pessoais;
  • Os documentos necessários para o preenchimento são: declaração de matrícula, comprovante de residência, RG, CPF do jovem e do responsável, carteira de trabalho, Certificado de Reservista (para maiores de 18 anos) e comprovante de renda;
  • Certifique-se que todas as informações para contato estão corretas, pois é através destes que a instituição entrará em contato com você quando surgir uma oportunidade;
  • Feito isso você deverá preencher os campos com informações sobre sua saúde, cursos anteriores, trabalho, vida comunitária e percepção de si;
  • Selecione “Sim” para aceitar os termos e condições de uso. Clique em “Cadastrar” e pronto! Basta aguardar que o Ceduc entre em contato com você para agendamento da entrevista presencial.

Se você preferir fazer a inscrição presencialmente, basta comparecer à instituição portando os documentos acima citados mais uma foto 3×4. Lá você receberá orientações para fazer o preenchimento do formulário.

Vale ressaltar ainda que a inscrição não garante sua participação no programa. Você deverá ainda passar pelo banco de talentos, entrevista, verificação de pré-requisitos e entrevista na empresa. Se você for selecionado então iniciará o programa.

7 Comments

  1. Ramom Luis Cruz da Silva 15 de fevereiro de 2021
  2. Débora Fernanda Souza da Silva 15 de fevereiro de 2021
  3. Paulo Eduardo Menezes 16 de fevereiro de 2021
  4. Cleverson Leonardo Patene de Lima 17 de fevereiro de 2021
  5. Karollayne 19 de fevereiro de 2021
  6. Natã Bento da Silva 20 de fevereiro de 2021

Leave a Reply