Jovem Aprendiz Celpe 2021: Veja os benefícios e saiba como se inscrever

O programa Jovem Aprendiz foi criado pelo Governo Federal há mais de 20 anos, sendo uma oportunidade única para jovens que desejam obter uma ótima primeira experiência trabalhista. Tire agora suas dúvidas sobre o programa e descubra como ser Jovem Aprendiz Celpe.

A empresa Celpe é muito conceituada, por isso quem tem vínculo com ela na carteira de trabalho é considerado ótimo profissional. Jovens entre 14 e 24 anos podem se candidatar para uma vaga de Jovem Aprendiz tendo direito a muitos benefícios.

A Lei da Aprendizagem é a base fundamental do programa, nela consta que toda e qualquer empresa de grande ou médio porte deve contratar entre 5% a 10% de aprendizes no total de funcionários contratados.

Sobre a Celpe

Jovem Aprendiz Celpe

Fonte: (Reprodução/Internet)

A Companhia de Eletricidade de Pernambuco (Celpe) foi fundada em 1965, tendo como principal objetivo ampliar a distribuição de eletricidade, fazer a melhoria dos serviços já prestados e oferecer a Pernambuco uma rede de abastecimento elétrico de excelência.

Em 2000 a empresa foi vendida e privatizada, e a partir disso ela se tornou a maior arrecadadora de ICMS para o Estado. Atualmente a Celpe contribui efetivamente para o desenvolvimento do estado de Pernambuco.

Hoje a Celpe conta com mais de 2.500 funcionários, tendo cerca de 3.802.717 clientes. Além dos municípios de Pernambuco, a cidade de Pedras de Fogo (Paraíba) e o Arquipélago de Fernando de Noronha também recebem energia elétrica a partir da empresa.

Requisitos para ser Jovem Aprendiz Celpe

Os jovens que desejam ter a primeira experiência no âmbito trabalhista nessa empresa renomada devem seguir alguns requisitos básicos definidos pela Lei da Aprendizagem e também pela própria Celpe. São eles:

  • Ter disponibilidade de horário para trabalhar entre 4 e 6 horas diárias;
  • Ter idade mínima de 14 anos e máxima de 24 anos;
  • Possuir frequência adequada e matrícula ativa em uma escola, de preferência estar cursando o Ensino Médio;
  • Não ter nenhuma experiência registrada na carteira de trabalho;
  • Ser comunicativo, proativo e ter noções básicas de informática.

Essas regras são básicas e fundamentais para o funcionamento do programa. Quem desejar ser contratado como Jovem Aprendiz Celpe deve seguir essas exigências.

Benefícios do Jovem Aprendiz Celpe

Ao ser contratado, o jovem terá diversos benefícios fundamentais que são assegurados pela Lei da Aprendizagem, sendo eles:

  • Remuneração mensal proporcional às horas trabalhadas;
  •  Direito a FGTS e INSS;
  • Vale transporte e vale alimentação;
  • Carteira de trabalho assinada;
  • 13° Salário;
  • Férias remuneradas estabelecidas no mesmo período das férias escolares.

Além de trabalhar e estudar, o aprendiz também deve frequentar aulas teóricas em empresas parceiras da empresa, isso é muito importante para que o jovem adquira um maior conhecimento sobre sua área de trabalho.

Salário do Aprendiz Celpe

A remuneração proposta para o Jovem Aprendiz Celpe condiz com a quantidade de horas trabalhadas, que no caso são de 4 a 6 horas. Vale lembrar que a carga horária do trabalho de aprendiz é reduzida para não atrapalhar os estudos.

O valor exato do salário costuma variar de empresa para empresa, mas atualmente a média salarial para esse cargo em 2021 é de R$765,00. O valor mínimo estipulado atualmente é de R$4,75 por hora.

Funções do Jovem Aprendiz na Celpe

Ao ingressar na empresa o aprendiz terá ajuda de um funcionário de cargo superior e deve executar algumas funções específicas como:

  • Prestar atendimento ao público;
  • Fazer o recebimento de documentos;
  • Organizar documentos;
  • Criar determinadas planilhas e também cadastros no computador;
  • Fazer atendimento através do telefone e anotar recados;
  • Ajudar outros funcionários em suas funções;
  • Fazer relatórios de produção;
  • Acessar informações informatizadas quando requisitado.

Ao ser contratado o Jovem Aprendiz Celpe pode permanecer no cargo por 2 anos. Ao final desse prazo é possível ser efetivado em outro cargo, caso isso não aconteça o indivíduo sairá da empresa com um diferencial que facilitará a contratação em outras empresas.

Como fazer a inscrição para ser Jovem Aprendiz Celpe

Se você se encaixa em todos os requisitos da Lei e da empresa e deseja ter em sua carteira de trabalho um vínculo de excelência, acompanhe os passos a seguir e faça agora mesmo sua inscrição:

1- Acesse o site oficial da Celpe;

2- Bem ao final da página, clique em “Trabalhe conosco”;

3- Uma nova página será aberta, clique no botão azul “Oportunidades” para ver todas as vagas de emprego disponibilizadas no momento pela empresa;

4- Caso deseje se candidatar para alguma delas ou não encontrar uma vaga de Jovem Aprendiz, clique em “Deixe seu currículo” na página anterior;

5- Um pequeno formulário de fácil preenchimento será disponibilizado. Preencha todos os campos solicitados de maneira correta, pois é através destes que a empresa entrará em contato com você caso seja selecionado;

6- Envie o formulário e pronto! Basta aguardar que a empresa entre em contato com você. Vale ressaltar ainda que isso não garante a vaga, você ainda deve passar por uma seleção e uma entrevista para ser oficialmente contratado.

2 Comments

  1. Lídia vitória 28 de abril de 2021
  2. Mirian Moraes de Oliveira 25 de junho de 2021

Leave a Reply