Jovem Aprendiz Detran 2021: Conheça os benefícios e saiba como se inscrever

O Detran é o órgão público responsável por controlar e regulamentar o trânsito brasileiro e todas as suas unidades oferecem vagas de Jovem Aprendiz Detran para aqueles que desejam ter o primeiro emprego e conhecer a área em questão.

Todos aqueles que forem contratados terão auxílio de superiores no início para que o aprendizado seja ainda maior. É possível permanecer na vaga por até 2 anos, passado esse tempo limite é possível conseguir efetivação dependendo da necessidade da empresa naquele momento.

São muitos os benefícios em fazer parte do programa, e todos eles são regulamentados pela Lei da Aprendizagem. Se você tem interesse pelo Jovem Aprendiz continue lendo esse artigo para sanar suas dúvidas e saber como se inscrever.

Sobre o programa Jovem Aprendiz

Jovem Aprendiz Detran

Fonte: (Reprodução/internet)

É um programa criado pelo Governo Federal de abrangência nacional. Ele visa proporcionar aos jovens brasileiros de baixa renda o primeiro emprego com carteira assinada, a partir disso o aprendiz adquire experiência, conhecimento e vários benefícios.

Todo o programa é regulamentado pela Lei da Aprendizagem de 2000, que garante aos jovens todos os benefícios de um empregado com carteira assinada. Ao terminar o período do contrato, o jovem sai da empresa preparado para se inserir no mercado de trabalho.

Benefícios em ser Jovem Aprendiz Detran

Todos aqueles que forem aprovados no processo de seleção do Detran terão vários benefícios além de adquirir experiência. Todos eles são regulamentados pela Lei da Aprendizagem estabelecida pelo Governo Federal:

  • Vale transporte e vale alimentação;
  • Trabalhar por um período de 4 a 6 horas diárias;
  • Férias remuneradas;
  • Férias associadas ao período das férias escolares;
  • Recebe 13º salário;
  • Direito a INSS e FGTS;
  • Salário por horas trabalhadas.

Qual a remuneração mensal de um Jovem Aprendiz?

A média salarial para um Jovem Aprendiz atualmente é de R$763,00 de forma em que esse valor pode variar de empresa para empresa. O valor estabelecido sempre leva em consideração o salário mínimo do ano atual.

Várias empresas possibilitam que com o decorrer do tempo o aprendiz ganhe mais, nunca menos. Leva-se muitas vezes em consideração as horas trabalhadas que é mais ou menos de R$4,75 por hora.

O que faz um Jovem Aprendiz?

Dentro do Detran algumas atividades específicas são direcionadas aos aprendizes como organizar documentações, fazer checagens em listas de serviço, criar determinadas planilhas e fazer prescrição de alguns documentos para o público.

Outras atividades mais básicas também podem ser executadas pelo Jovem Aprendiz Detran como responder e-mails e ajudar demais funcionários em suas atividades. Sempre haverá alguém para auxiliar e ensinar o aprendiz.

Requisitos para ser Jovem Aprendiz Detran

Para ser Jovem Aprendiz Detran é necessário se enquadrar nos requisitos propostos pela Lei da Aprendizagem e pela empresa contratante. As regras para participar do programa são:

  • Ter entre 14 anos e 24 anos completos;
  • Ter matrícula ativa no Ensino Médio ou Fundamental em escola pública;
  • Não ter nenhuma assinatura na carteira de trabalho;
  • Disponibilidade de tempo para trabalhar entre 4 e 6 horas diárias.

Se você se enquadra nesses requisitos é possível concorrer a uma das vagas do Detran. Vale ressaltar ainda, que os contratados deverão participar também de aulas teóricas em empresas parceiras da instituição contratante.

Como se inscrever para ser Jovem Aprendiz Detran

As vagas de Jovem Aprendiz Detran são disponibilizadas com frequência, portanto caso você não encontre uma que encaixe no seu perfil imediatamente, mantenha-se atento ao site. Para fazer a inscrição basta seguir os passos a seguir:

  • Acesse o site oficial do Detran correspondente a sua localização;
  • Digite “Inscrição Detran” na caixa de pesquisa localizada no centro da tela;
  • Se a inscrição estiver aberta, as vagas disponíveis aparecerão. Para ter mais informações sobre determinada vaga, basta clicar sobre o link. Não esqueça de verificar a localidade da vaga oferecida;
  • Se você tiver interesse pela vaga em questão, clique na opção de se inscrever e preencha o formulário com seus dados pessoais e envie;
  • Pronto! Basta aguardar o retorno na empresa.

Vale ressaltar que isso não garante que a vaga será sua. Após seu currículo ser avaliado haverá um processo de seleção, de forma em que você deve comparecer pessoalmente a uma entrevista e a partir dela você pode ser contratado.

Porque ser um Jovem Aprendiz

Esse programa foi criado para abrir porta aos jovens principalmente de baixa renda ingressarem no mercado de trabalho. Ter o primeiro emprego com carteira assinada acarreta em muitos benefícios para a vida profissional desses jovens.

Ter experiência atualmente é fundamental para ter um bom emprego e pensando nisso o programa foi criado. Ao se candidatar para vagas de Jovem Aprendiz você terá a oportunidade de adquirir muitos conhecimentos e de crescer profissionalmente.

Além disso, você terá todos os seus direitos garantidos e ainda aprenderá a fazer a gestão do seu primeiro salário, o que é fundamental para o início de uma caminhada financeira.

One Response

  1. Marcio Roberto 6 de fevereiro de 2021

Leave a Reply