Jovem Aprendiz Eletrobrás 2022: Benefícios, Requisitos e Como Se Inscrever

Com o Jovem Aprendiz Eletrobrás você pode ingressar em uma grande empresa enquanto ainda é estudante. O programa contempla jovens com idade entre 14 e 24 anos que não possuem qualquer tipo de vínculo em sua carteira de trabalho.

A Eletrobrás realizar processos seletivos anualmente para que ocorra o ingresso de novos participantes e estes poderão ter acesso a um contrato de trabalho que se estende por um período máximo de 1 ano.

A jornada de trabalho é reduzida para que os estudos do participante não sejam prejudicados e ele também deverá comparecer a um curso profissionalizante. Se você se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre o projeto, continue a sua leitura.

Veja outras oportunidade de jovem aprendiz:

Conhecendo a Eletrobrás

A Eletrobrás é uma grande empresa de geração, distribuição e transmissão de energia elétrica que foi fundada oficialmente em 1962, no Rio de Janeiro. Hoje ela se encontra sobre o controle acionário do Governo Federal.

Para que a Eletrobrás consiga oferecer apenas um serviço de qualidade para a população brasileira, ela conta com mais de 13 mil colaboradores que incluem participantes do Jovem Aprendiz Eletrobrás em 2022.

Se você decidir participar do programa, será possível encontrar oportunidades em cerca de 164 unidades da empresa que se encontram distribuídas pelo país, sendo uma ótima empresa para se conseguir a primeira experiência profissional.

Jovem Aprendiz Eletrobras

Jovem Aprendiz Eletrobrás

O programa Jovem Aprendiz foi lançado em 2000 pelo Governo e desde então milhares de pessoas conseguiram se qualificar devidamente para o ingresso no mercado de trabalho brasileiro.

A Eletrobrás participa deste projeto há muitos anos, contribuindo para a qualificação técnico-profissional de jovens estudantes na posição de aprendizes. Para participar é necessário seguir as regras presentes na Lei da Aprendizagem.

No caso do Jovem Aprendiz Eletrobrás, aqueles que forem selecionados para ocupar as vagas em aberto também precisarão comparecer a um curso de qualificação com o apoio técnico da instituição Senai.

Quem pode participar

O Jovem Aprendiz Eletrobrás em 2022 visa atender especialmente jovens que precisam de uma oportunidade para conseguir sua primeira experiência profissional. Se este é o seu caso, veja a seguir as demais regras que devem ser seguidas:

  • A idade necessária é entre 14 anos completos e 24 anos incompletos, havendo ressalva para aprendizes com qualquer grau de deficiência;
  • Não ter sido aprendiz da Eletrobrás nos últimos 6 meses;
  • Não ter realizado qualquer curso de aprendizagem industrial;
  • Ser estudante do Ensino Médio ou Fundamental com frequência regular;
  • Aquele que já concluiu os estudos também pode participar;
  • Ter disponibilidade de horário para trabalhar 4 horas por dia.

Se você segue as regras mencionadas acima, será possível participar do processo seletivo da Eletrobrás sem problemas. Vale frisar que em alguns casos a empresa dá preferência para pessoas de baixa renda.

Benefícios oferecidos pela empresa

Como o Jovem Aprendiz Eletrobrás terá sua carteira de trabalho assinada pela primeira vez, alguns ótimos benefícios serão concedidos pela empresa. Abaixo listamos os principais:

  • Auxílio-alimentação;
  • Vale-transporte;
  • Férias remuneradas;
  • Décimo terceiro salário;
  • Pagamento de 2% do FGTS;
  • Remuneração mensal;
  • INSS.

Os benefícios podem variar de um ano para outro, sendo importante que os interessados em participar do programa acessem o edital disponibilizado pela Eletrobrás em seu site oficial.

Sobre o curso de qualificação

Anteriormente mencionamos que o Jovem Aprendiz 2022 Eletrobrás deve realizar um curso de qualificação que será ministrado em uma instituição parceira devidamente cadastrada. Atualmente a Eletrobrás é parceira do Senai.

No edital do ano passado consta que os aprendizes deveriam participar do curso de Assistente Administrativo que possui carga horária de 800h, sendo que as aulas ocorreram diariamente de segunda a sexta.

Em 2022 este item não deve ser diferente e é fundamental que o jovem tenha acesso a um computador com internet para acompanhar tudo referente ao curso. Para ficar por dentro de todos os detalhes, acompanhe o site oficial Eletrobrás.

Fazendo a inscrição

A inscrição para o Jovem Aprendiz Eletrobrás 2022 pode ser feito somente através da internet através da plataforma do Senai. Sendo assim, você pode fazer seu cadastro em apenas alguns minutos ao seguir os passos abaixo:

  • Acesse o site do Senai de sua região;
  • Faça seu cadastro informando seus dados pessoais;
  • Ao inserir seus dados de contato, tenha atenção para evitar erros;
  • Depois disso, basta buscar por “Jovem Aprendiz” e selecionar a opção “Eletrobrás“;
  • Faça sua inscrição e pronto!

É importante destacar que o processo seletivo de 2022 ainda não foi aberto mas você deve ficar de olho na plataforma para não perder o período de inscrição, já que as vagas disponibilizadas são amplamente concorridas e preenchidas facilmente.

Considerações finais

Ser um Jovem Aprendiz Eletrobrás é uma chance única de conseguir se profissionalizar através de uma empresa tão renomada. Com base no vínculo empregatício gerado e registrado, o jovem terá grande facilidade em buscar empregos em outros locais após o fim do contrato.

Por fim, é importante deixar claro que a Eletrobrás é classificada como empresa de economia mista, ou seja, contratações para outros cargos só podem ocorrer por meio de concursos públicos e o jovem não poderá ser efetivado posteriormente.

 

2 Comments

  1. Lucas gabriel geremias pinto 24 de fevereiro de 2022
  2. Davi Ferreira lacerda 28 de março de 2022

Escreva um Comentário