Jovem Aprendiz Elo: Saiba como se inscrever online

Quem está em busca de boas colocações no mercado de trabalho, não pode deixar de conhecer o programa Jovem Aprendiz Elo. Por meio da iniciativa, jovens e adolescentes podem ter o primeiro emprego. 

O programa jovem aprendiz é voltado para jovens que nunca tiveram um acesso ao mercado de trabalho, sem assinatura em carteira. A idade mínima destes jovens deve ser de 14 anos, podendo participar até com 24 anos de idade. 

Juntamente com o dia a dia na empresa, o jovem deve frequentar um curso de aprendizagem técnica, oferecido por diversas escolas do país, como é o caso do SENAC e SENAI. Veja a seguir como se inscrever!

Jovem Aprendiz Elo: como funciona o programa

Jovem Aprendiz Elo

Fonte: (Reprodução/Internet)

O programa Jovem Aprendiz Elo é uma iniciativa que oferece oportunidade de trabalho a jovens e adolescentes com idade entre 14 e 24 anos. 

As áreas de atuação destes aprendizes são bem variadas e podem ter vagas em diversos locais do país. É possível atuar no setor comercial, setor administrativo e até mesmo no atendimento ao cliente. 

A duração do programa é de um ano, com contrato pré-estabelecido. Porém, se for um desejo da empresa e do aprendiz, é possível que o contrato se estenda por mais um ano, de forma que o tempo total será de 2 anos. 

A carga horária de trabalho é reduzida, na qual o aprendiz poderá trabalhar no máximo 6 horas por dia, não sendo permitido que ele realize hora extra. Além disso, a carga horária máxima semanal é de 30 horas de atuação. 

Juntamente com o dia a dia da empresa, é necessário que o aprendiz possa frequentar um curso de aprendizagem. No curso são abordadas as matérias teóricas a respeito do mundo do trabalho, conteúdo útil para a aplicação dentro da empresa. 

Ao final do curso e do contrato de trabalho, este jovem sairá preparado para enfrentar o mundo profissional, de forma ética e responsável. 

Entenda a Lei de Aprendizagem 

O programa Jovem Aprendiz Elo faz parte de uma lei brasileira chamada de “Lei de aprendizagem”. Foi no ano 2000 que a lei entrou em vigor e estabeleceu que todas as empresas de porte médio e grande devem fazer a contratação de aprendizes. 

A lei foi criada justamente pela necessidade de incluir pessoas sem experiência no mercado de trabalho, de forma que elas possam adquirir conhecimento e ter uma carreira. Por isso, todas as empresas com mais de 50 pessoas precisam fazer a contratação de aprendizes. 

Desde os anos 2000, milhares de aprendizes já foram contratados e conseguiram adquirir experiência necessária para ter sucesso profissional. 

Pré-requisitos para ser um Jovem Aprendiz Elo

Para fazer parte do programa Jovem Aprendiz Elo é necessário cumprir alguns pré-requisitos importantes. Veja quais são eles:

  • É necessário ter idade entre 14 e 24 anos. Entretanto, a idade necessária para a execução de cada tipo de atividade é definida pela empresa de acordo com a área de atuação; 
  • É preciso que o jovem tenha concluído o ensino médio ou esteja cursando;
  • Jovens que já saíram do ensino médio e já estão na faculdade também podem fazer parte do programa;
  • É preciso ter tempo para conciliar os estudos com o trabalho, juntamente com o curso de aprendizagem;
  • O jovem precisa ser proativo e ter vontade de aprender coisas novas;
  • Pessoas com deficiência podem fazer parte do programa, sem idade limite para a sua inscrição. 

Benefícios oferecidos ao aprendiz 

O programa Jovem Aprendiz Elo, assim como os contratos de trabalho tradicionais, oferece benefícios ao funcionário. 

Em primeiro lugar, este aprendiz receberá um salário proporcional ao tempo trabalhado, que é de no máximo 6 horas por dia. Além disso, ele terá benefícios de vale transporte, para ir até a empresa ou até o curso de aprendizagem.

As férias também são oferecidas ao aprendiz, no mesmo período do recesso escolar. Quanto ao FGTS, ele receberá de forma proporcional ao final do contrato de trabalho. 

O décimo terceiro também é pago ao aprendiz, de forma que ele receberá um valor proporcional ao seu salário mensal. Em alguns casos, o aprendiz também recebe benefício de vale alimentação ou pode se alimentar no restaurante da empresa, dependendo do local de trabalho. 

Passo a passo para se inscrever 

Para quem deseja se inscrever no programa Jovem Aprendiz Elo, é necessário seguir os seguintes passos: 

  • Acesse o site Elo Trabalhe conosco  e clique em “envie seu currículo”; 
  • Você será encaminhado ao Linkedin, uma plataforma de vagas que diversas empresas utilizam;
  • Já na plataforma, clique em “Vagas” para ver quais são as oportunidades disponíveis;
  • Escolha a vaga desejada e clique em “candidatar-se”;
  • Insira seus dados pessoas, como nome, telefone e e-mail; 
  • Responda ao questionário a respeito de suas habilidades e escolaridade. Ao final do preenchimento dos dados, basta clicar para “finalizar”;
  • Prontinho, sua candidatura foi enviada! Caso seu currículo for selecionado, a empresa entrará em contato para o agendamento de uma entrevista. 
Avalie Esta Postagem

10 Comments

  1. Vitor Hugo Dos Santos Tavares 29 de julho de 2021
  2. Maria keliane romualdo pereira 29 de julho de 2021
  3. Maylon davi 1 de agosto de 2021
  4. Sylvio da silva santos 1 de agosto de 2021
  5. Fabiana 9 de agosto de 2021
  6. Atilson 12 de agosto de 2021
  7. Tainá Alves 13 de agosto de 2021
  8. adrianA da Silva Araujo 20 de setembro de 2021
  9. Betânia Aparecida Nogueira 3 de outubro de 2021
  10. Mirieli 2 de novembro de 2021

Escreva um Comentário