Jovem Aprendiz Elo: Saiba como se inscrever online

Quem está em busca de boas colocações no mercado de trabalho, não pode deixar de conhecer o programa Jovem Aprendiz Elo. Por meio da iniciativa, jovens e adolescentes podem ter o primeiro emprego. 

O programa jovem aprendiz é voltado para jovens que nunca tiveram um acesso ao mercado de trabalho, sem assinatura em carteira. A idade mínima destes jovens deve ser de 14 anos, podendo participar até com 24 anos de idade. 

Juntamente com o dia a dia na empresa, o jovem deve frequentar um curso de aprendizagem técnica, oferecido por diversas escolas do país, como é o caso do SENAC e SENAI. Veja a seguir como se inscrever!

Jovem Aprendiz Elo: como funciona o programa

Jovem Aprendiz Elo

Fonte: (Reprodução/Internet)

O programa Jovem Aprendiz Elo é uma iniciativa que oferece oportunidade de trabalho a jovens e adolescentes com idade entre 14 e 24 anos. 

As áreas de atuação destes aprendizes são bem variadas e podem ter vagas em diversos locais do país. É possível atuar no setor comercial, setor administrativo e até mesmo no atendimento ao cliente. 

A duração do programa é de um ano, com contrato pré-estabelecido. Porém, se for um desejo da empresa e do aprendiz, é possível que o contrato se estenda por mais um ano, de forma que o tempo total será de 2 anos. 

A carga horária de trabalho é reduzida, na qual o aprendiz poderá trabalhar no máximo 6 horas por dia, não sendo permitido que ele realize hora extra. Além disso, a carga horária máxima semanal é de 30 horas de atuação. 

Juntamente com o dia a dia da empresa, é necessário que o aprendiz possa frequentar um curso de aprendizagem. No curso são abordadas as matérias teóricas a respeito do mundo do trabalho, conteúdo útil para a aplicação dentro da empresa. 

Ao final do curso e do contrato de trabalho, este jovem sairá preparado para enfrentar o mundo profissional, de forma ética e responsável. 

Entenda a Lei de Aprendizagem 

O programa Jovem Aprendiz Elo faz parte de uma lei brasileira chamada de “Lei de aprendizagem”. Foi no ano 2000 que a lei entrou em vigor e estabeleceu que todas as empresas de porte médio e grande devem fazer a contratação de aprendizes. 

A lei foi criada justamente pela necessidade de incluir pessoas sem experiência no mercado de trabalho, de forma que elas possam adquirir conhecimento e ter uma carreira. Por isso, todas as empresas com mais de 50 pessoas precisam fazer a contratação de aprendizes. 

Desde os anos 2000, milhares de aprendizes já foram contratados e conseguiram adquirir experiência necessária para ter sucesso profissional. 

Pré-requisitos para ser um Jovem Aprendiz Elo

Para fazer parte do programa Jovem Aprendiz Elo é necessário cumprir alguns pré-requisitos importantes. Veja quais são eles:

  • É necessário ter idade entre 14 e 24 anos. Entretanto, a idade necessária para a execução de cada tipo de atividade é definida pela empresa de acordo com a área de atuação; 
  • É preciso que o jovem tenha concluído o ensino médio ou esteja cursando;
  • Jovens que já saíram do ensino médio e já estão na faculdade também podem fazer parte do programa;
  • É preciso ter tempo para conciliar os estudos com o trabalho, juntamente com o curso de aprendizagem;
  • O jovem precisa ser proativo e ter vontade de aprender coisas novas;
  • Pessoas com deficiência podem fazer parte do programa, sem idade limite para a sua inscrição. 

Benefícios oferecidos ao aprendiz 

O programa Jovem Aprendiz Elo, assim como os contratos de trabalho tradicionais, oferece benefícios ao funcionário. 

Em primeiro lugar, este aprendiz receberá um salário proporcional ao tempo trabalhado, que é de no máximo 6 horas por dia. Além disso, ele terá benefícios de vale transporte, para ir até a empresa ou até o curso de aprendizagem.

As férias também são oferecidas ao aprendiz, no mesmo período do recesso escolar. Quanto ao FGTS, ele receberá de forma proporcional ao final do contrato de trabalho. 

O décimo terceiro também é pago ao aprendiz, de forma que ele receberá um valor proporcional ao seu salário mensal. Em alguns casos, o aprendiz também recebe benefício de vale alimentação ou pode se alimentar no restaurante da empresa, dependendo do local de trabalho. 

Passo a passo para se inscrever 

Para quem deseja se inscrever no programa Jovem Aprendiz Elo, é necessário seguir os seguintes passos: 

  • Acesse o site Elo Trabalhe conosco  e clique em “envie seu currículo”; 
  • Você será encaminhado ao Linkedin, uma plataforma de vagas que diversas empresas utilizam;
  • Já na plataforma, clique em “Vagas” para ver quais são as oportunidades disponíveis;
  • Escolha a vaga desejada e clique em “candidatar-se”;
  • Insira seus dados pessoas, como nome, telefone e e-mail; 
  • Responda ao questionário a respeito de suas habilidades e escolaridade. Ao final do preenchimento dos dados, basta clicar para “finalizar”;
  • Prontinho, sua candidatura foi enviada! Caso seu currículo for selecionado, a empresa entrará em contato para o agendamento de uma entrevista. 

8 Comments

  1. Vitor Hugo Dos Santos Tavares 29 de julho de 2021
  2. Maria keliane romualdo pereira 29 de julho de 2021
  3. Maylon davi 1 de agosto de 2021
  4. Sylvio da silva santos 1 de agosto de 2021
  5. Fabiana 9 de agosto de 2021
  6. Atilson 12 de agosto de 2021
  7. Tainá Alves 13 de agosto de 2021
  8. adrianA da Silva Araujo 20 de setembro de 2021

Leave a Reply