Jovem Aprendiz Sabesp 2022: Inscrição, Salário e Benefícios

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo oferece vagas para o Jovem Aprendiz Sabesp anualmente. Este programa visa auxiliar adolescentes brasileiros a conseguirem seu primeiro emprego com carteira assinada.

Se você tem idade entre 14 e 22 anos, esta pode ser uma grande oportunidade de se profissionalizar, já que será possível atuar em uma empresa de renome e ainda receber ótimos benefícios trabalhistas.

O contrato dos aprendizes podem durar até 18 meses e ao final deste período, eles estarão devidamente capacitados para buscar emprego em outros locais. A seguir você conhecerá os detalhes do programa e saberá como fazer a inscrição.

Como o Jovem Aprendiz funciona

O Jovem Aprendiz é um projeto criado pelo Governo Federal, sendo muito bem formulado pela Lei da Aprendizagem (10.097/2000) e ela possui diversos detalhes específicos para a fundamentação do programa como um todo.

Hoje, médias e grandes empresas parceiras reservam até 15% de suas vagas totais para o público do Jovem Aprendiz, e estes indivíduos recebem uma capacitação técnico-profissional de qualidade enquanto durar o contrato.

No caso do Jovem Aprendiz Sabesp, aqueles que forem selecionados para ocupar as oportunidades em aberto também deverão comparecer a um curso técnico gratuito que será disponibilizado pelo Senai.

Jovem Aprendiz Sabesp

Vagas Jovem Aprendiz Lojas e Indústrias:

Conheça a Sabesp

A Sabesp é a empresa que concede serviços públicos de saneamento em todo o estado de São Paulo. Sua fundação ocorreu em 1973 e atualmente o Governo do estado de São Paulo é seu principal acionista e controla a sua gestão.

Por se tratar de uma grande empresa que precisa atender um número consideravelmente amplo de clientes, ela conta com mais de 14.000 funcionários que atuam em diversas áreas dentro da companhia.

A empresa é parceira do Jovem Aprendiz Sabesp já há algum tempo e muitos adolescentes já tiveram a oportunidade de se capacitar através dela. Se você tem interesse em ser um deles, confira os pré-requisitos.

Pré-requisitos do Jovem Aprendiz Sabesp 2022

A Lei da Aprendizagem apresenta alguns pontos específicos que dizem respeito aos pré-requisitos a serem seguidos pelos interessados em participar. Dessa forma, para ser um Jovem Aprendiz Sabesp em 2022 é necessário:

  • Ter idade mínima de 14 anos e máxima de 22 anos e 6 meses;
  • Nunca ter trabalhado com carteira assinada;
  • Estar matriculado no primeiro ou segundo do Ensino Médio e EJA (Ensino de Jovens e Adultos), seja em instituição pública ou privada;
  • Ter disponibilidade para trabalhar entre 4 e 6 horas diariamente.

É importante destacar que os aprendizes deverão exercer funções básicas dentro da empresa e estas geralmente são relacionadas à área administrativa. Ademais, não será possível trabalhar no período noturno ou fazer hora extra.

Quais são os benefícios?

Conforme mencionado no início deste post, o Jovem Aprendiz Sabesp 2022 recebe ótimos benefícios trabalhistas quando ocorre a contratação oficial. Estes são garantidos pela assinatura na carteira de trabalho e estão listados a seguir:

  • Vale refeição;
  • Décimo terceiro salário;
  • Férias remuneradas;
  • Vale transporte;
  • Férias que coincidem com o período de férias escolares;
  • FGTS de 2%;
  • INSS;
  • Assistência médica;
  • Seguro contra acidentes pessoais.

A Sabesp ainda pode optar por conceder benefícios adicionais como plano odontológico, então para que você saiba com exatidão quais serão eles, leia com atenção aos editais da empresa quando estes forem divulgados.

Remuneração mensal

Um dos principais pontos positivos sobre o Jovem Aprendiz Sabesp é que eles também irão receber um ótimo salário mensal que será calculado com base nas horas trabalhadas ao longo do mês.

Em 2021, o salário mensal oferecido pela empresa a seus aprendizes foi de R$550,00, o que é um excelente valor quando se leva em consideração que a jornada de trabalho dos jovens é bastante reduzida.

Em 2022 possivelmente esta remuneração terá um acréscimo, já que o valor dado por hora segue o salário mínimo do ano vigente. Assim como no caso dos benefícios, você deve ficar de olho no edital para saber qual será o salário com exatidão.

Passo a passo da inscrição

As inscrições para o Jovem Aprendiz Sabesp em 2022 ainda não estão abertas, então recomendamos que você fique atento quanto às novidades divulgadas no portal oficial da empresa.

Geralmente, quem realiza a seleção dos jovens para o programa é a Fundação Carlos Chagas que distribui as vagas para a Região Metropolitana de São Paulo, litoral e interior, sendo que o passo a passo deve acontecer da seguinte forma:

  • Acesse o site oficial da Fundação Carlos Chagas;
  • Clique no link de inscrição;
  • Conceda todos os dados necessários como nome completo, telefone, e-mail, entre outros;
  • Concorde com os termos da plataforma;
  • Faça o envio.

A seleção dos candidatos é feita através de uma análise do histórico escolar dos inscritos, que incluem notas de Matemática e Português do último ano cursado. A partir disso, é gerado um ranking de classificação que será divulgado posteriormente.

Vagas Jovem Aprendiz Setor Bancário:

Por fim, é importante salientar que para se inscrever no Jovem Aprendiz Sabesp será necessário pagar uma taxa específica, sendo que esta pode ser isenta ou ter redução de 50% dependendo do caso.

One Response

  1. Gabriela da Silva de Souza 7 de agosto de 2022

Escreva um Comentário