Jovem Aprendiz São Paulo: Saiba como funciona e os benefícios

O Governo brasileiro criou em 2000 o programa Jovem Aprendiz, que tem como objetivo ajudar jovens entre 14 e 24 anos a conquistar o primeiro emprego. Se você tem interesse em vagas Jovem Aprendiz São Paulo, continue lendo para saber mais.

O Jovem Aprendiz é aquele que trabalha e estuda, tendo todos os seus benefícios e direitos assegurados pela Lei da Aprendizagem. É uma excelente oportunidade de adquirir experiência profissional para ingresso no mercado de trabalho.

No estado de São Paulo são muitas as possibilidades dentro do programa, isso porque diferentes empresas devem destinar entre 5% e 10% das vagas totais para aprendizes. Veja agora os requisitos necessários para concorrer a estas vagas.

Requisitos para ser Jovem Aprendiz São Paulo 2021

Jovem Aprendiz São Paulo

Fonte: (reprodução/internet)

Os requisitos a seguir também constam na Lei acima citada, e devem ser seguidas rigorosamente por todas as empresas contratantes no processo de seleção. As regras para participar do programa incluem:

  • Ter entre 14 e 24 anos completos (No caso de pessoas com deficiência não há limite de idade estabelecido);
  • Possuir matrícula efetivada em escola no Ensino Fundamental ou Médio, tendo frequência regular;
  • Não ter experiência e vínculo na carteira de trabalho;
  • Disponibilidade de horário para trabalhar de 4 a 6 horas diárias.

Vale ressaltar que determinadas empresas têm outros requisitos, portanto sempre verifique quais são elas antes de se candidatar a vaga. Os jovens que tiverem todos os requisitos, serão convidados a participar do processo seletivo.

Como funciona o programa

O Jovem Aprendiz tem por finalidade a inclusão social de jovens inexperientes no mercado de trabalho brasileiro. Quando a vaga é conquistada, o aprendiz conta com o auxílio e suporte de funcionários superiores para realizar as tarefas requisitadas.

Diversas empresas também exigem que os contratados participem de cursos técnicos relacionados com a função desempenhada por ele, como forma de complementar sua aprendizagem. Não é permitido trabalho noturno ou fazer hora extra.

Após ingressar em alguma empresa como Jovem Aprendiz São Paulo, o aluno pode permanecer no cargo por até 2 anos tendo a possibilidade, dependendo da empresa, de efetivação em outro cargo.

Diferenças entre estagiário e Jovem Aprendiz

O estágio é uma prática educativa que visa aprimorar os conhecimentos do indivíduo em um ambiente corporativo. Já o Jovem Aprendiz é uma modalidade de trabalho e contratação que ajuda na formação técnico-profissional.

Outra grande diferença é que o estagiário não possui vínculo empregatício enquanto o Jovem Aprendiz pode trabalhar até 2 anos com carteira assinada.

Benefícios oferecidos através do Jovem Aprendiz São Paulo

Diversos benefícios são oferecidos aos aprendizes pelas empresas e pelo próprio Governo, são eles:

  • Carteira assinada;
  • Fundo de Garantia por Tempo de Serviço de 2%;
  • Direito ao INSS;
  • Férias remuneradas;
  • Férias que acompanham o mesmo período das férias escolares;
  • Vale transporte;
  • Vale alimentação;
  • 13º salário;
  • Jornada de trabalho de 4 a 6 horas diárias.

Podemos dizer também que um dos principais benefícios é a aquisição de experiências pelo Jovem Aprendiz São Paulo que possibilitam contratação posterior por empresas de excelência.

Remuneração do Jovem Aprendiz

A média salarial para esse cargo no Brasil é de R$763,00 porém o valor varia de empresa para empresa. A maioria paga por hora trabalhada (cerca de R$4,75 por hora) sempre tendo como base o salário mínimo do ano em questão.

Outras empresas podem oferecer uma remuneração bem acima da média mesmo com carga horária trabalhada baixa. Geralmente é o proposto por bancos como Caixa e Santander. Sempre verifique com antecedência o valor salarial proposto pelas empresas que você deseja ingressar.

Como me inscrever para o Programa Jovem Aprendiz 2021?

As inscrições para o Jovem Aprendiz São Paulo variam conforme a disponibilidade de vagas nas empresas. Esteja sempre atento aos sites oficiais dessas para ficar por dentro das vagas ofertadas.

Você pode também comparecer diretamente na unidade que deseja adquirir o emprego com o currículo em mãos, essa opção é interessante para tirar qualquer tipo de dúvida que você tenha.

Algumas das empresas mais procuradas nesse quesito são: Ambev, Lojas Americanas, Lojas Centauro e bancos como Santander, Itaú e Caixa. 

Para facilitar sua vida em relação a encontrar vagas disponíveis, você também pode consultar o LinkedIn. Essa plataforma permite que você pesquise por vagas Jovem Aprendiz São Paulo do seu interesse e quando a encontrar, basta enviar seu currículo.

O que a empresa ganha ao contratar Jovens Aprendizes?

A empresa que contrata Jovem Aprendiz São Paulo trabalha a responsabilidade social  e conta com incentivos fiscais, pagando um baixo valor de encargos trabalhistas.

Oferece 2% de Fundo de Garantia mensalmente para o jovem ao invés de 8% oferecido aos outros empregados. Em caso de demissão a empresa não recebe a multa de 40% e também não é obrigada a oferecer remuneração para demissão com aviso prévio.

Descubra se vale a pena ser Jovem Aprendiz

O programa Jovem Aprendiz São Paulo vale a pena para todos os jovens brasileiros que não tiveram o primeiro emprego com carteira assinada, sendo ele uma importante oportunidade de crescimento profissional.

Quem for contratado mas não for efetivado em outro cargo quando completar os 2 anos, sairá da empresa com um currículo mais forte que dará a oportunidade para que os indivíduos conquistem empregos em outros locais.

 

Leave a Reply