Conteúdo
O programa Jovem Aprendiz Senac tem o objetivo de auxiliar milhares de jovens brasileiros a conquistar o primeiro emprego no mercado de trabalho. Além disso, todos os interessados ainda recebem aperfeiçoamento profissional por parte da instituição.
O Jovem Aprendiz foi criado pelo Governo Federal em 2000 e esse programa oferece muitos benefícios aos participantes. Tudo o que se diz respeito a ele é baseado na Lei Nº 10.097/2000 que garante todos os direitos dos aprendizes.
Consta nessa lei que aqueles que conseguirem ingressar em uma empresa como Jovem Aprendiz deverão ainda frequentar cursos técnicos referentes à função exercida e esses cursos são disponibilizados por instituições como o Senac.
Sobre o Senac
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial se trata de uma instituição sem fins lucrativos privada, foi fundada em 1946 e desde então foi a responsável pela formação técnica de milhares de jovens brasileiros.
O Senac conta com centros móveis, laboratórios, escolas físicas e com ensino EAD. São muitos os cursos oferecidos pela instituição e estes abrangem diversos tipos de funções, estes podem ser gratuitos ou pagos.
As modalidade de cursos oferecidos variam do básico ao avançado como cursos livres, de aperfeiçoamento, técnico, graduação e pós-graduação. Os mais procurados são os cursos técnicos, pois estes têm um tempo de duração mais viável.
Jovem Aprendiz Senac: como funciona
O objetivo principal desse programa é ajudar os jovens brasileiros que não possuem nenhum tipo de experiência a conseguirem o primeiro emprego de carteira assinada, funcionando então como uma porta de entrada fundamental.
Segundo a Lei da Aprendizagem médias e grandes empresas devem destinar entre 5% e 15% do total de vagas a aprendizes, dessa forma o indivíduo que for contratado como aprendiz deve ser inscrito pela empresa no Jovem Aprendiz Senac.
Dessa forma, o inscrito terá um horário flexibilizado para realizar os estudos na instituição. A carga horária diária trabalhada gira entre 4 a 6 horas diárias e os estudos não devem coincidir com o horário de trabalho do aprendiz.
Requisitos
Os requisitos são estabelecidos pelas empresas contratantes, já que para ingressar no Jovem Aprendiz Senac é necessário primeiramente ser contratado neste cargo. Os requisitos mais comuns exigidos são:
- Ter idade mínima de 14 anos e máxima de 24 anos;
- Estar matriculado com boa frequência em escola no Ensino Médio ou ter concluído;
- Ter disponibilidade diária para trabalhar entre 4 e 6 horas diárias;
- Ter a idade mínima e a escolaridade exigida para o curso Senac em questão;
- Não possuir nenhum tipo de registro em Carteira de Trabalho.
Benefícios oferecidos
Todos aqueles que possuírem contratação como Jovem Aprendiz devem receber remuneração mensal, o valor é baseado no salário mínimo do ano vigente e ofertado de acordo com as horas mensais trabalhadas. Além disso, o Jovem Aprendiz tem direito a outros diversos benefícios:
- Ter a primeira assinatura em Carteira de Trabalho;
- Férias remuneradas;
- Férias oferecidas no mesmo período das férias escolares;
- Vale transporte e vale refeição;
- Direito a FGTS e INSS;
- 13º salário.
Dependendo da empresa que fizer a contratação inicial do Jovem Aprendiz, há a possibilidade de obter outros benefícios exclusivos. Vale ressaltar que os contratados não podem fazer serviço noturno ou hora extra.
Vagas disponibilizadas para Jovem Aprendiz Senac
Ainda não houve divulgação oficial sobre os cursos direcionados a Jovens Aprendizes e a quantidade de vagas ofertadas pelo Senac. Até o momento sabe-se que os cursos abordarão áreas de comércio de bens, turismo e serviços.
Nesse caso, o público alvo será o Jovem Aprendiz que trabalha em locais como supermercados, farmácias, postos de combustível, hotéis, entre vários outros. Vale ressaltar que o contratado só poderá permanecer no cargo por um período de 2 anos.
Como fazer a inscrição para o Jovem Aprendiz Senac
Conforme citado anteriormente, quem faz a inscrição do candidato é a empresa que contratou o Jovem Aprendiz. Isso também dependerá da quantidade de vagas disponíveis na instituição e da disponibilidade dos cursos.
Para que o indivíduo consiga definitivamente obter uma vaga de Jovem Aprendiz Senac é necessário apresentar a Carteira de Trabalho assinada como fins de comprovação do vínculo empregatício nesse cargo.
A empresa responsável pelo aprendiz pode inseri-lo no Senac de forma fácil e online, basta seguir os passos a seguir:
- Acesse o site oficial do Senac referente ao seu estado, aqui usaremos como exemplo o Senac Rio de Janeiro;
- Clique em “O Senac” no menu superior da página;
- No canto inferior direito, clique em “Jovem Aprendiz”;
- Na página seguinte haverá diversas informações sobre o programa, leia-as com atenção e em seguida prossiga com a inscrição através de formulários simples e faça o envio.
Olá prezado recrutor tenho 21 anos desejo trabalhar como jovem aprendiz estou em busca do meu primeiro emprego no mercado com objetivo de conhecer a empresa e ser uma excelente profissional no mercado de trabalho
Gostei muito importante.
Muito bom e útil este site!
Gostei muito.
Parabéns!
Aqui é a Mariana Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns.
Bom me chamo jacilene tenho 18 anos ,nunca trabalhei com carteira fixada,estou a procura de emprego,estou estudando 3°Ano ,estou a procura de uma oportunidade pra começa a trabalhar,no mercado de trabalho,e da o meu melhor na empresa.
Oi estou a procura de oportunidade para jovem aprendiz , tenho experiência em varias áreas como , Atendente, auxiliar de produção , Repositor , vendedora etc . Estou a procura com urgência para o período vespertino . meu contato (62994462211)
Eu quero muito