Leilão de carros e motos: Aprenda como participar e ter bons lucros

Para começar, existem dois tipos diferentes de leilões, sendo os extrajudiciais e o de veículos vindos do Detran. É possível participar do leilão de carros e motos pessoalmente ou online e os veículos são apresentados com um preço base que é solicitado pelo vendedor.

Em casos onde o leilão é realizado presencialmente, o comprador pode inspecionar a moto ou o carro. Se for online, uma ficha técnica com todas as informações legais e de conservação é disponibilizada, juntamente com vídeos e fotos do veículo em questão.

Neste artigo iremos oferecer todas as informações sobre o leilão de carros e motos. Entenda como funciona, quais são as exigências para participar dos leilões e muito mais. Acompanhe!

Como funciona o leilão de carros e motos

leilão de carros e motos

Fonte: (Reprodução/Internet)

Como já foi mencionado anteriormente, existem dois tipos de leilões de automóveis. Entenda como funciona cada um deles.

Leilões extrajudiciais

Esse tipo de leilão está aberto para qualquer pessoa que queira participar, lá é possível encontrar motos e carros que vão desde ferros retorcidas até veículos totalmente novos. 

Geralmente eles costumam ser usados por empresas de leilão, vendedores particulares, seguradoras, concessionárias, bancos, financeiras e até mesmo do Detran para se desfazer de veículos que ficam muito tempo parados nos pátios.

Na maioria das vezes, os veículos ofertados podem ser novos ou seminovos, que não apresentam nenhum detalhe de uso.

Leilões do Detran

Todos os veículos vindos do Detran podem já ter passado por algum tipo de dano ou até mesmo conter irregularidades que impedem a circulação. 

O leilão de carros e motos presencial costuma ser bem mais comum, mas com a nova pandemia os leilões online estão se popularizando bastante. No leilão presencial é possível fazer uma inspeção no veículo e apresentar o seu lance, sobrepondo os outros que já foram feitos.

No leilão online é necessário definir o seu lance máximo e esperar que ninguém sobreponha. Vale ressaltar que no sistema de lances dificilmente você pode comprar um veículo pelo valor do lance base. Porém, existem alguns casos onde os vendedores aceitam o valor de base ou até valores abaixo dos que foram disponibilizados no edital.

Se o lance vencedor for realizado por você, o veículo já pode ser considerado seu. Mas é necessário ficar muito atento às taxas de leilão que são cobradas, isso tudo pode ser consultado com antecedência para que já seja incluído no valor do seu orçamento. 

Exigências para participar do leilão de carros e motos

Para conseguir participar dos leilões é necessário cumprir algumas exigências bem específicas, acompanhe!

Identificação

Primeiramente é necessário realizar um pré-cadastro diretamente no site do Detran ou no site responsável pelo leilão que você deseja participar. Para realizar o cadastro é necessário apresentar os seguintes documentos: 

  • CPF;
  • RG;
  • Uma procuração, caso for arrematar o veículo de uma outra pessoa;
  • Comprovante de residência.

Não se esqueça de estar com esses documentos em mãos no dia do leilão também.

Calendário

O leilão de carros e motos não tem local e dia específico para acontecer. No site oficial, o órgão organizador disponibiliza um calendário de eventos para o ano todo, informando de forma bem específica onde será realizado o leilão.

No site também ficam disponíveis os editais de cada um destes eventos, com as regras, detalhes e veículos que serão leiloados.

Muita atenção no estado dos veículos

Os veículos vão a leilão no estado em que são encontrados, sem passar por nenhuma reforma ou alteração. Por isso, antes de dar o seu lance observe todos os detalhes do automóvel e procure saber todos os tipos de avarias que ele possui. 

Vale ressaltar que qualquer gasto que seja necessário fazer depois do arremate é de total responsabilidade do comprador. Sendo assim, é necessário estar ciente de qualquer defeito que o automóvel possua.

Arremate dos veículos

Os lances no leilão de carros e motos já começam com um valor mínimo, baseado no ano de fabricação, estado do automóvel, situação que foi apreendido e modelo. 

Não existe a opção de parcelamento e um boleto é emitido pela instituição, o comprador deve fazer o pagamento em 24 horas. Todos os veículos que forem arrematados possuem um prazo máximo de até 90 dias para retirada, se os compradores perdem este prazo, o veículo será leiloado novamente.

Documentação correta

No leilão de carros e motos os veículos podem ter direito ou não a documentação. Quando não há direito à regulamentação destes documentos, o número do chassi fica pinado, restando somente os últimos 4 números. As placas também devem ser retiradas.

Caso o automóvel possua regulamentação para andar, ele só pode ser retirado do pátio assim que for realizada a transferência de proprietário e o pagamento. Lembrando que esta regulamentação é de total responsabilidade do comprador. 

Vantagens do leilão de carros e motos

Um leilão de carros e motos é a oportunidade perfeita para quem está em busca de conseguir um automóvel com ótimas condições e preços bem mais acessíveis.

Grande variedade de modelos disponíveis

Geralmente os leilões apresentam uma grande variedade de modelos automotivos. É possível encontrar veículos luxuosos e também populares. São disponibilizados veículos para os mais diferenciados gostos.

Na hora de arrematar o carro ou moto, você pode comparar as características de diferentes modelos e escolher qual apresenta as melhores condições financeiras.

Veículos por um custo bem mais baixo

Os veículos que são adquiridos nos leilões, geralmente apresentam preços bem mais em conta do que os disponibilizados no mercado. A estimativa é que eles sejam cerca de 30% mais baratos do que os preços disponíveis na tabela Fipe.

Por isso, é muito mais vantajoso adquirir um carro de leilão do que comprar diretamente nas concessionárias. Além disso, quando adquirir um veículo de leilão, ele já vai vir com todas as dívidas de IPVA quitadas, o que é uma grande vantagem em relação aos outros automóveis.

Leave a Reply