Auxiliar administrativo: o que faz, funções, salário e carreira

Você quer saber o que faz um auxiliar administrativo e outros detalhes desta profissão? Então veio ao lugar certo, pois nesse post iremos abordar as principais funções, salário e carreira desses profissionais.

Hoje em dia é muito comum que as pessoas deem início em sua vida profissional atuando como auxiliar administrativo, pois esta é uma área cheia de oportunidades e que não exige muitas qualificações técnicas.

A partir desta alternativa, os interessados podem se profissionalizar e posteriormente ocupar cargos mais avançados com uma média salarial superior. Para saber todos os detalhes sobre este assunto, continue sua leitura!

Auxiliar administrativo o que faz

O auxiliar administrativo é aquele profissional que presta suporte a diversas tarefas administrativas de uma organização ou empresa. Seu foco é o planejamento, controle e coordenação de procedimentos operacionais e documentações.

O que faz um auxiliar administrativo depende muito da empresa em que ele se encontra e também da sua área de atuação. Essa é uma profissão fundamental principalmente para a organização das empresas brasileiras.

Outras linhas de atuação do assistente administrativo incluem Assistente de Compras, Assistente Comercial, Assistente de Departamento Pessoal, Assistente de Logística e Assistente de Atendimento.

o que faz um auxiliar administrativo

Principais funções

Para que seja possível contribuir com a organização e desenvolvimento das empresas, os auxiliares administrativos podem realizar atividades variadas, sendo que as principais funções atribuídas a estes profissionais são:

  • Fazer a verificação diária de saída e entrada de correspondências;
  • Fazer o recebimento, envio, arquivamento e organização dos mais diversos tipos de documentos;
  • Prestar atendimento ao público via e-mail e telefone;
  • Organizar agendas;
  • Prestar suporte a atividades financeiras;
  • Reservar locais para reuniões;
  • Fazer a solicitação de materiais pendentes no estoque;
  • Preparar relatórios, documentos e apresentações;
  • Assessorar líderes e gerentes em relação a questão práticas da rotina de trabalho;
  • Controlar receitas e demais contas a pagar;
  • Fazer o acompanhamento da logística das empresas.

Perfil profissional

De uma forma geral, a rotina de um auxiliar administrativo é muito versátil e dinâmica, onde o profissional deve saber como lidar com os mais diversos tipos de desafios que podem vir a surgir em uma empresa.

Saber trabalhar em equipe também é fundamental, já que a maioria das atividades desempenhadas por eles envolvem outros profissionais, com isso, também é muito importante ter boa comunicação.

As habilidades técnicas têm grande influência em basicamente tudo o que faz um auxiliar administrativo, de forma que ele deve saber utilizar computadores, impressoras e outras máquinas presentes nos escritórios.

Salário do auxiliar administrativo

Se você está pensando em se arriscar nesta profissão, um ponto muito importante a ser avaliado é o salário, pois ele é a base para se buscar oportunidades justas nos mais diversos estados brasileiros.

É importante destacar que o salário do auxiliar administrativo sofre uma grande variação conforme as funções desempenhadas e formação profissional, embora esta não seja obrigatória para quem deseja atuar como tal.

A média salarial atual da profissão é de R$1.375,00 e segundo algumas plataformas online, Santa Catarina é o estado onde os auxiliares administrativos podem conquistar a melhor remuneração, sendo de até R$1.775,80.

Áreas de atuação

Como a área de administração é muito ampla, um auxiliar administrativo pode ser contratado para atuar em áreas variadas como Financeiro, Marketing, Logística, Compras, Recursos Humanos, entre outras.

A maioria das pessoas já sabem que o que faz um auxiliar administrativo é de suma importância principalmente para a área corporativa, porém suas funções podem ser requisitadas em estabelecimentos e comércios.

Alguns dos principais segmentos além dos ambientes corporativos que constantemente buscam por esses profissionais incluem supermercados, hotéis, restaurantes, hospitais e até mesmo salões de beleza.

Experiências e formação

No mercado de trabalho é possível encontrar oportunidades para auxiliares administrativos mesmo sem experiência comprovada, mas é recomendado que o indivíduo tenha boas habilidades em informática e ensino médio completo.

Conforme já destacado outras vezes ao longo deste post, não são exigidas muitas qualificações técnicas, sendo uma boa oportunidade para aqueles que querem conhecer mais a área ou mudar de profissão.

Se você gostou da área e de tudo o que faz um auxiliar administrativo, optar pela aquisição de novas experiências e formações será amplamente indicado, já que o salário deve fazer jus às competências do profissional.

Veja Também:

Auxiliar administrativo: carreira

Agora que você sabe com detalhes a respeito do auxiliar administrativo o que faz, vamos destacar alguns pontos importantes para quem deseja crescer na área administrativa seguindo a carreira de auxiliar administrativo.

Primeiramente, será indicado que faça uma graduação de Administração, pois assim você poderá adquirir novos conhecimentos e ocupar cargos com salários melhores, o que é um muito muito positivo.

Caso você por algum motivo não puder realizar a graduação, faça cursos sobre a área para que estes complementem a sua formação atual. Depois disso, busque por oportunidades em outros locais e expanda seus horizontes.

Escreva um Comentário