Paraná Empreende Mais: 700 Vagas Disponíveis Para Cursos Gratuitos de Qualificação Para Empreendedores

O Paraná Empreende Mais é uma iniciativa do próprio Governo do Estado do Paraná que visa proporcionar uma formação empreendedora à população. As inscrições já estão abertas e serão encerradas no dia 20 de abril.

O principal objetivo deste projeto é qualificar pequenos, médios e micro empresários, empreendedores informais, empreendedores individuais e pessoas que tenham interesse em abrir o seu negócio próprio.

No total, estão sendo ofertadas 700 vagas para os cursos gratuitos, sendo 100 oportunidades dadas em cada uma das universidades estaduais Paranaenses. Ficou interessado? Então continue a sua leitura para saber todos os detalhes dessa iniciativa.

Como o Paraná Empreende Mais funciona

Parana Empreende Mais Vagas Para Cursos Gratuitos Para Empreendedores

Fonte Reprodução: canvas.com

Tendo como foco a melhoria da qualidade de vida da população paranaense, o governo e as universidades estaduais da região estão se empenhando para qualificar e capacitar as pessoas em áreas diversas, com foco principalmente no Empreendedorismo.

A expectativa é que 2.800 pessoas sejam capacitadas ao longo de 2022, já que serão abertas 4 turmas em datas diferentes. Vale destacar que as aulas serão ministradas de forma online e uma certificação final será concedida aos alunos.

A plataforma escolhida pelos organizadores do Paraná Empreende Mais é a UVPR e a carga horária total dos cursos serão de 72 horas. Além disso, haverá cerca de 6 horas semanais de atividades que visam a fixação do conteúdo.

Conheça os módulos

A previsão é que as aulas se iniciem no dia 26 de abril e o conteúdo programático será ministrado por profissionais especializados, havendo apoio de estudantes e professores das instituições estaduais de ensino superior do estado do Paraná. Ao todo, serão empregados 4 módulos:

  1. Gestão Estratégica e de Pessoas;
  2. Gestão de Negócios e Comercial;
  3. Gestão Financeira;
  4. Inovação Tecnológica.

Cada um deles terá duas disciplinas, sendo que a metodologia inclui o conteúdo teórico e aulas individuais de monitoria. O Paraná Empreende Mais é muito bem estruturado e promete levar ricos conhecimentos a todos os selecionados.

Quem pode participar

Segundo as informações publicadas no site oficial do Governo do Estado PR, para participar do Paraná Empreende Mais é preciso que os interessados sigam a alguns requisitos simples, que incluem:

  • Ter idade acima de 16 anos;
  • Residir em uma das 399 cidades paraenses;
  • Ter o ensino fundamental completo.

Vale destacar ainda que não são exigidos pré-requisitos, ou seja, mesmo que você não tenha conhecimentos prévios sobre Empreendedorismo será possível participar dos cursos para começar a compreender melhor como essa área tão importante funciona.

Certificação

Mencionamos brevemente que os alunos do programa Paraná Empreende Mais poderão contar com um certificado de conclusão. Este documento também será gratuito e liberado assim que o aluno alcançar o aproveitamento necessário.

O certificado será emitido conforme as regras estabelecidas pelo MEC e terão validade em todo o território nacional. Com ele em mãos você poderá enriquecer o seu currículo que terá mais destaque na área empreendedora.

Neste documento serão exibidos o nome completo do estudante, a carga horária do curso, o nome do projeto, aproveitamento, dentre outros dados necessários para a real validação dentro do mercado de trabalho brasileiro.

Detalhes sobre a criação do programa

O Paraná Empreende Mais foi totalmente idealizado pelo Seti e faz parte do Programa de Estímulo às Ações de Integração Universidade, Empresa, Sociedade e Governo, também chamado de Ageuni.

A Ageuni surgiu no ano passado com o objetivo de aumentar a competitividade entre as empresas paranaenses. No total, foram investidos R$1,56 milhão e as unidades físicas deste programa estão sendo instaladas nas universidades estaduais do Paraná.

Por fim, essa iniciativa governamental conta com o apoio de secretarias do estado, além de 26 Centro de Juventude do Estado e 216 Agências do Trabalhados do Paraná, que atuam indiretamente para a realização do projeto.

Como se inscrever

As inscrições do Paraná Empreende Mais vão do dia 15 de março ao dia 20 de abril, sendo que os interessados devem acessar o site Ageuni. O procedimento é bem simples e pode ser feito conforme demonstra o passo a passo abaixo:

  • Acesse a plataforma oficial Ageuni;
  • Um formulário já estará disponível e será necessário preenchê-lo com os seguintes dados: nome completo, e-mail, CPF, RG, telefone, celular, cidade, endereço, nome da universidade onde fará o curso, dentre outros dados Sócio-Econômicos;
  • Por fim, selecione o campo referente a declaração e clique em “Enviar“;
  • Pronto! Caso você seja selecionado, novas informações serão concedidas pelo e-mail.

Oportunidade valiosa

Segundo Aldo Nelson Bona, superintendente da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o Paraná Empreende Mais representa uma oportunidade valiosa para todos os empreendedores das mais diversas atividades produtivas.

O ato de aliar o Empreendedorismo à educação pode impulsionar a transformação social e o desenvolvimento regional sustentável. Com isso, toda a população deste estado pode ter uma melhora acentuada em sua qualidade de vida.

Vale destacar ainda que a essa iniciativa também pretende estimular a formalização e a abertura de novos negócios, com isso, haverá a abertura de novas vagas de emprego e fornecimento de renda, o que consequentemente irá contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Paraná.

Escreva um Comentário