Prefeitura de Maricá abre inscrições para 1.150 vagas em cursos gratuitos com certificados

A prefeitura de Maricá está ofertando diversos cursos gratuitos com certificados com o intuito de qualificar profissionalmente moradores do condomínio Minha Casa Minha Vida

Nos dias 16 e 17 deste mês, a Prefeitura de Maricá realizou nos condomínios Minha Casa Minha vida de Inoã e de Itaipuaçu, ações itinerantes do programa “Qualifica Maricá”, cadastrando moradores que estiverem interessados em participar de vários cursos gratuitos com direito a certificado de conclusão. Foram ofertadas cerca de 1.150 vagas nas oportunidades de qualificação profissional, onde 30% dessas oportunidades são voltadas aos beneficiários de programas sociais da prefeitura e também pra pessoas com deficiência (PcD).

Leia também: Cursos gratuitos do IFRS sobre Tecnologia Assistiva estão com inscrições abertas! Veja como se inscrever

Confira os cursos gratuitos ofertados pela prefeitura de Maricá

O secretário de Trabalho, Adilson Pires, ressaltou a essencialidade de levar mais qualificação profissional, conhecimento e especialização para os moradores dos condomínios em Maricá. Adilson destaca que o projeto Qualifica Maricá cumprirá o papel importante de capacitar as pessoas da cidade para o rigoroso mercado de trabalho.

Os dois MCMV estão recebendo uma maior ênfase para gerar mão de obra qualificada aos moradores dos conjuntos e gerar mais conhecimento para os mesmos.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 25/02 e são voltadas para pessoas com idade superior a 18 anos. Vale lembrar que as oportunidades são destinadas para todos os graus de escolaridade, podendo participar até mesmo aqueles que possuem ensino fundamental I completo. Entre os cursos ofertados estão:

 

  • Mecânico de Motocicletas;
  • Assistente de Logística;
  • Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão;
  • Instalador Hidráulico Residencial;
  • Operador de Computador;
  • Assistente Administrativo.

Moradores comemoram a oferta de cursos gratuitos com certificados na região

Isa Costa de Araújo, moradora do condomínio Minha Casa Minha Vida de Inoã, já está pensando na independência e, aos seus 44 anos de idade, se inscreveu para o curso gratuito de camareira em meios de hospedagem. Isa afirma que é uma oportunidade muito gratificante e é uma ação da Prefeitura de Maricá que está levando bastante conhecimento e oportunidade para que os moradores consigam desenvolver sua própria independência e agregar mais conhecimento a todos. A moradora afirma que se inscreveu para poder ter uma melhor situação financeira.

Já Mair Jade, de 35 anos, afirma que já participou do Pré-Encceja, no curso de barbeiro e agora se inscreveu para o curso de assistente administrativo. Mair afirma que as oportunidades que a prefeitura de Maricá está disponibilizando para os moradores dos condomínios estão agregando valor e conhecimento aos trabalhadores.

O barbeiro destaca que se inscreveu no curso para poder administrar melhor seu empreendimento. A ação itinerante da prefeitura é fundamental para aqueles que, por falta de infraestrutura, não conseguem acessar o site para realizar a inscrição. É possível observar que o projeto está abrindo portas para aqueles que não possuem certificados em cursos profissionalizantes e isso é gratificante.

Como se inscrever nos cursos gratuitos com certificados?

As inscrições podem ser efetuadas por meio do site do projeto. Aqueles que forem presencialmente a uma das unidades do Programa Municipal de Qualificação Profissional do Centro, Inoã, Condado e Itaipuaçu contarão com o auxílio de agentes para realizar a inscrição nos cursos gratuitos de forma online. O atendimento acontecerá das 9h às 18h de segunda a sexta-feira.

O processo seletivo dos cursos gratuitos com certificados acontecerá por meio de um sorteio eletrônico que acontecerá no dia 21, a disputa será limitada a uma vaga por pessoa.

Para realizar a inscrição, os interessados devem estar com o CPF em mãos e para a matrícula, será necessário dados como documentos de identidade, Número de Inscrição Social, CPF, além de comprovantes de vacinação da Covid-19, residência, escolaridade, telefone e residência. Aqueles que desejam se inscrever presencialmente podem comparecer aos seguintes endereços:

  • Inoã: Rua do Mamoeiro, lote 12, quadra 02
  • Itaipuaçu: Avenida Carlos Mariguella, 160
  • Condado: Rodovia Amaral Peixoto, Km 27,5
  • Centro: Rua Barão de Inoã, 500

Vale lembrar que a lista de nomes será divulgada dos dias 21 a 23 de fevereiro e as matrículas podem ser feitas nos dias 02 a 04 de março. A estimativa é que as aulas comecem já no dia 7 do próximo mês.

 

Escreva um Comentário