Processo Seletivo Simplificado de Curitiba está com as inscrições abertas para professores de Educação Infantil

As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) foram abertas nessa quarta feita (23) pela Prefeitura de Curitiba. No total são 256 vagas para professores de educação infantil, com remuneração de R$2.792,20 e carga horária de 40h semanais.

Para participar do processo seletivo, os interessados não precisarão arcar com nenhuma taxa e as inscrições se encerram às 16h do dia 28 de fevereiro, então fique atento para não ficar fora dessa.

Vale destacar que a seleção será baseada no tempo de experiência comprovada nos últimos 15 anos e na declaração de títulos de cada indivíduo. A seguir você saberá maiores informações sobre o edital, inclusive qual é a escolaridade exigida.

Processo Seletivo Simplificado de Curitiba 2022

Nível de escolaridade exigido

Todos aqueles que tem interesse nas vagas do Processo Seletivo Simplificado devem atender ao nível de escolaridade exigido. Veja abaixo quais são eles:

  • Ter graduação em licenciatura plena em Pedagogia;
  • Ensino Médio completo somado de pós-médio ou sequencial em magistério;
  • Ensino médio completo no modo magistério.

É importante destacar que aqueles que já foram contratados anteriormente pelo PSS para esta função de educador infantil, cujo contrato foi encerrado há pelo menos 24 meses, não poderão ser selecionados novamente.

Sistema de cotas

Essa será a primeira edição do Processo Seletivo Simplificado que terá vagas destinadas exclusivamente para profissionais que se autodeclaram negros ou pertencente aos povos indígenas. Esse público irá representar 10% do total previsto.

Das 256 vagas disponibilizadas, 26 serão voltadas para indivíduos negros ou indígenas, e este fato é um passo muito importante rumo a igualdade racial dentro do mercado de trabalho brasileiro.

Aqueles que forem selecionados com base nesse sistema de cotas, serão confirmados no momento em que forem convocados para a contratação. Neste caso, haverá uma entrevista individual que será conduzida por integrantes da Comissão de Heteroidentificação do PSS.

O processo seguirá todas as regras vigentes na legislação municipal que foi recentemente aprovada. Ademais, assim como aconteceu nas outras edições do PSS, 5% das vagas totais serão destinadas a pessoas com deficiência, ou seja, serão contratados 13 profissionais com deficiência.

Atividades desempenhadas

O professor de educação infantil é um profissional muito importante para a sociedade, já que ele presta um serviço essencial para a população. Nessa edição do Processo Seletivo Simplificado, o salário disponibilizado será de R$2.792,20.

As atividades que devem ser desempenhadas pelos selecionados no ambiente de trabalho incluem recepcionar as crianças, cuidar da alimentação e higiene das mesmas, bem como preparar o material didático que auxiliam em seu desenvolvimento.

Para saber a descrição detalhada desse cargo que está sendo oferecido pelo PSS, consulte o edital completo que está disponível no site oficial da Prefeitura de Curitiba, ou entre em contato com a mesma para sanar suas dúvidas.

Quais serão os benefícios trabalhistas

Os professores de educação infantil serão devidamente contratados pelo Processo Seletivo Simplificado e estarão ligados ao Regime Geral da Previdência Social, sendo assim, haverá o convencional recolhimento junto ao INSS.

Outros benefícios trabalhistas que serão garantidos incluem vale-transporte, vale-refeição, férias remuneradas, licença maternidade, entre outros que são comuns no caso de assinatura da carteira de trabalho.

É importante destacar que os contratados serão considerados agentes públicos por exercer função pública, com isso, não receberão o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Inscrições do Processo Seletivo Simplificado

Conforme mencionado, as inscrições do Processo Seletivo Simplificado foram abertas no dia 23 de fevereiro às 10:00 e serão encerradas no dia 28 de fevereiro às 16:00. O cadastro é bem simples e pode ser feito de forma 100% online.

O primeiro passo consiste em fazer um cadastro no portal e-cidadão, sendo que esta etapa é obrigatória. Depois disso, será necessário se inscrever no portal Concursos de Curitiba da seguinte forma:

  • Acesse o portal oficial Concursos de Curitiba clicando aqui;
  • Agora clique sobre “Professor de educação infantil – edital 01/2022“;
  • Leia todo o exposto com muita atenção e então vá em “Inscreva-se“;
  • Faça o seu login na plataforma;
  • Preencha o formulário de acordo com as regras expostas no edital;
  • Faça o envio e pronto!

Depois de efetuar devidamente a sua inscrição, acompanhe as publicações do site oficial da Prefeitura de Curitiba regularmente, pois assim você saberá quando os resultados forem divulgados e também poderá acompanhar as convocações.

Considerações finais

O Processo Seletivo Simplificado tem como objetivo, contratar novos profissionais para suprir a carência de empregados públicos e servidores, decorrente de aposentadoria, afastamento, demissão ou falecimento.

O último edital publicado para o cargo de professor de educação infantil foi em 2021 e segundo fontes oficiais, nas próximas semanas os últimos 15 profissionais selecionados serão convocados para a contratação oficial.

Na edição PSS 2022, os candidatos devem se atentar para com o preenchimento do formulário de inscrição, pois todas as informações lá contidas deverão ser comprovadas com base em documentações específicas.

Por fim, uma recomendação direta do Departamento de Desenvolvimento de Políticas de Pessoal da SMAP, é que todos os interessados leiam com muita atenção o edital e todos os 13 anexos que o integram, já que estes possuem informações primordiais.

Escreva um Comentário