Profissões do futuro: Veja as principais áreas que estão em alta!

Quando o assunto são as profissões do futuro, é possível prever que alguns setores precisarão de mais mão de obra. Os ramos de tecnologia estão entre os mais necessitados de profissionais qualificados. 

De acordo com estudos da “Center For the Future of Work”, existem algumas profissões que provavelmente estarão em alta. Dentre as 21 carreiras mostradas, podemos citar Facilitadores de TI e também profissionais que atuam na área de inteligência artificial. 

Veja a seguir quais são as profissões do futuro e quais são as suas áreas de atuação no mercado de trabalho!

profissões do futuro

Fonte: (Reprodução/Internet)

Facilitador de TI

Uma das profissões do futuro que mais chamam a atenção é o de Facilitador de TI. Atualmente, profissionais do ramo já atuam em diversas empresas, criando sistemas automatizados para facilitar no dia a dia. 

A formação necessária para atuar no ramo é de Ciências da computação, formação em TI ou até mesmo em engenharias. 

Quem é formado em administração também pode atuar no ramo. Porém, é necessário desenvolver outras competências, como capacidade em liderança e comunicação. 

Mestre em Edge Computing 

Outro nome que está na lista das profissões do futuro é o Mestre em Edge Computing. O nome parece complicado, mas sua atuação é também para o setor de tecnologia. 

Este profissional tem como objetivo manter protegido o limite da rede da computação em nuvem e atuar em todas as necessidades deste tipo de setor. 

A formação necessária para este de tipo profissional é nas áreas de tecnologia, com outras competências, como estudos na área de segurança digital. 

Técnico de saúde com inteligência artificial 

Quando os filmes da década de 80 mostravam uma realidade com inteligência artificial, parecia algo muito distante. Porém, atualmente o setor tem crescido cada vez mais e auxiliando em diversas áreas. 

Para atuar no setor é necessário ter formação em enfermagem ou áreas correlatas, visto que o dia a dia é voltado para aplicação de diagnósticos com o auxílio de inteligência artificial, todos atuando remotamente. 

Setor de compromisso de saúde 

O setor da saúde precisará de profissionais que possam auxiliar cidadãos usuários de pulseiras de funcionamento inteligente. Desta forma, os técnicos em saúde oferecerão dicas de saúde. 

Para realizar a atuação no ramo e garantir uma vaga em uma das profissões do futuro, é necessário ter formação em áreas como nutrição, Yoga e até mesmo educação física. Além disso, é preciso saber lidar com ambientes de culturas diversas. 

Especialista em vida financeira 

Também chamado de coach financeiro, este profissional será requisitado como uma das profissões do futuro. Cada vez mais é necessário que os cidadãos aprendam a lidar com o próprio dinheiro, administrando de forma saudável seus recursos pessoais. 

No dia a dia, este educador auxilia de forma individual os seus clientes, ajudando no monitoramento de gastos. Para atuar no setor, é necessário ter formação em áreas de negócios e economia. 

Também é necessário que o profissional entenda da área de finanças para que possa atuar no setor. Na maioria dos casos, este profissional vai atuar de forma remota.  

Guia de e-commerce 

Com as compras online aumentando de forma expressiva nos últimos anos, os guias de lojas virtuais estão cada vez mais requisitados. Assim como em uma loja presencial, o guia auxilia o cliente a encontrar os produtos desejados e mostra as melhores ofertas que a loja possui. 

A chegada da pandemia fez com que diversas empresas investissem ainda mais em tecnologia, tornando a experiência nos sites algo especial. Sendo assim, as vendas aumentaram e o consumidor consegue ter ainda mais facilidade em seu dia a dia. 

Atuando de forma totalmente remota, o profissional precisará ter conhecimentos a respeito de vendas e precisará ter uma boa comunicação para falar com os clientes no dia a dia. 

Monitor e regulador de estradas

Uma das profissões do futuro que exigirá atuação é o de Monitor e controlador de estradas. Neste tipo de trabalho, é necessário dominar a tecnologia, visto que a inteligência artificial é utilizada. 

O profissional irá monitorar estradas e espaços aéreos. Desta forma, é necessário ter uma série de competências, como facilidade e habilidades de comunicação, assim como facilidade para tomada de decisões. 

Além disso, para atuar neste setor é preciso ser uma pessoa que lida bem com a pressão do dia a dia e que sabe resolver problemas de forma eficaz. 

Atuação na área de genética 

Uma das profissões do futuro está voltada para as áreas de genética. Para atuar neste setor, o profissional precisa estar muito bem preparado e ter estudado biologia e ter vasto conhecimento a respeito de genoma. 

A sua atuação está voltada para a área de inclusão genética e tudo o que envolve este universo. É importante que o profissional tenha facilidade de lidar com outras pessoas e trabalhar em equipe. Também é preciso saber se comunicar com facilidade. 

Avalie Esta Postagem

One Response

  1. Andre bayma dos Santos 11 de outubro de 2021

Leave a Reply