Programa Jovem Cidadão 2021: Vagas, Regras, Salários e Como se Inscrever

O programa Jovem Cidadão foi criado pelo governo do estado de São Paulo com o objetivo de facilitar o ingresso de jovens de baixa renda no mercado de trabalho e isso ocorre através de estágios remunerados.

Esse programa social possui parceria com diversas empresas privadas sem fins lucrativos, os alunos serão convocados por elas levando-se em consideração a situação financeira da família do inscrito.

Todos os serviços oferecidos por esse programa são gratuitos, representando uma grande oportunidade de evolução profissional para cada um dos jovens que desejem adequar sua vida escolar com estágio remunerado.

Objetivos do programa Jovem Cidadão

Programa Jovem Cidadão

Fonte: (reprodução/internet)

O programa vem beneficiando diversos jovens e suas famílias desde 7 de abril de 2.000, de forma que reduziu a vulnerabilidade juvenil e melhorou o empenho escolar dos alunos participantes.

Sendo assim, o principal objetivo do programa é derrubar a principal barreira que causa desemprego nos jovens formados que é a falta de experiência profissional. Baixa escolaridade associada à falta de experiência torna ainda mais difícil a inserção do jovem no mercado de trabalho.

Dessa forma, os contratados para o estágio remunerado terão um acréscimo profissional e de noções de cidadania fundamentais para sua vida após a escola. O aluno poderá ficar no cargo proposto pela empresa por um período de até 6 meses.

Como buscar por vagas 

Sabemos que atualmente a tecnologia coordena grande parte das relações pessoais e profissionais dos cidadãos, portanto buscar por vagas de emprego através da internet também se tornou mais prático e fácil.

Os interessados em adquirir uma vaga no programa Jovem Cidadão podem utilizar o próprio portal do governo chamado “Meu primeiro trabalho”. Ao acessar o site será possível ver as vagas disponíveis.

Há também outras opções para encontrar esse tipo de vaga do programa Jovem Cidadão que são através das seguintes plataformas: CIEE, InfoJobs, Trabalha Brasil e Projeto Pescar. Todas as opções são práticas e confiáveis.

Regras do programa Jovem Cidadão

Ao proporcionar oportunidades para as pessoas crescerem profissionalmente também se faz importante que o Governo estabeleça regras específicas para quem deseja fazer parte do programa, são elas:

  • O aluno deve ter matrícula regular na 2ª série durante o segundo semestre do ano ou na 3ª série durante o primeiro semestre;
  • A matrícula deve ser em Ensino Médio de escolas Estaduais da região de São Paulo ou dos seguintes municípios: Campinas, Piracicaba, São José dos Campos, Santos, Ariranha e Anhembi;
  • Idade entre 16 e 21 anos completos;
  • Possuir renda mensal familiar baixa.

Salário proposto aos participantes do programa

Também há regras estabelecidas em relação ao salário ofertado aos jovens participantes do programa Jovem Cidadão, com o intuito de padronizar o valor recebido por eles.

O estado se responsabiliza por pagar R$65,00 referente a bolsa estágio, oferece isenção nos transportes públicos e pagamento de seguro de vida ou acidentes que envolvam os jovens contratados através do programa.

Já a empresa oferece um salário estimado de R$3,13 por hora trabalhada, podendo variar de empresa para empresa. Os interessados irão trabalhar de 4 a 6 horas diárias, não sendo possível executar hora extra ou fazer trabalho noturno.

Como se inscrever 

Caso você se enquadre nos requisitos já citados nesse artigo e tenha interesse em se inscrever em uma das vagas basta seguir os procedimentos:

  • Acesse o site oficial do Jovem Cidadão: Meu Primeiro Trabalho;
  • Uma nova tela será carregada e você deve preencher um pequeno formulário com suas informações pessoais tais como RG e data de nascimento;
  • Feito isso basta aguardar que as empresas parceiras do programa entrem em contato e vale lembrar que não há um prazo máximo para que isso aconteça;
  • O aluno pode também se cadastrar para o programa diretamente na secretaria de sua escola. Para isso basta fornecer no local os mesmos dados e a seleção segue da mesma forma acima citada.

Prazo para realizar a inscrição

Os interessados devem sempre ficar atentos aos prazos estipulados para realizar a inscrição para o programa Jovem Cidadão.

  • Para alunos da 2ª série do EM o prazo é de janeiro ao final de dezembro;
  • Para alunos da 3ª série do EM o prazo é de janeiro a maio.

Porque fazer parte do programa Jovem Cidadão

Ao adentrar no programa você contará com todos os benefícios acima citados e poderá ter a chance de assim que se formar, adquirir um emprego de qualidade que pague um salário digno com carteira assinada.

Quando se adquire experiência profissional é muito mais fácil encontrar o emprego ideal, minimizando a possibilidade do desemprego bater à sua porta. 

Além de tudo isso você também aprenderá a ter um controle financeiro sobre seu próprio dinheiro, o que acrescentará muito ao seu futuro quando for inteiramente independente. Então não fique aí parado, vá agora mesmo em busca da vaga Jovem Cidadão que lhe trará crescimento profissional e pessoal!

5 Comments

  1. Marcelo Almeida Figueiredo 25 de janeiro de 2021
  2. Lilian Alves de Almeida 25 de janeiro de 2021
  3. Milene Gabriella Padilha de Oliveira 14 de abril de 2021
  4. Mary leney rosa dos Santos Exército 22 de setembro de 2021
  5. Camille Vitória Jesus da Cruz 23 de setembro de 2021

Escreva um Comentário