Programa Via Rápida: Cursos Gratuitos de Capacitação Estão Disponíveis em Bauru (SP)

O Programa Via Rápida é uma iniciativa do Governo do estado de São Paulo e 3 cursos de capacitação estão com as inscrições abertas na cidade de Bauru. Estes serão ministrados em parceria com o Sest/Senat e visam capacitar pessoas da região.

Para participar, é necessário que os interessados atendam a requisitos específicos, já que o programa tem um público alvo selecionado. Ademais, todos que concluírem devidamente os estudos irão receber um certificado comprobatório.

Outro grande diferencial deste projeto é que os alunos terão a oportunidade de receber uma bolsa-auxílio. A seguir você saberá mais informações sobre as oportunidades abertas no momento e como participar.

O que é o Programa Via Rápida

O Via Rápida é um programa que oferece cursos de qualificação profissional gratuitos para jovens e adultos que estão em busca de melhores oportunidades dentro do mercado de trabalho, a fim de conquistar uma renda mais justa.

Este projeto só foi possível graças a uma parceria firmada entre o Governo do Estado de São Paulo e os municípios parceiros, sendo que os cursos disponibilizados são selecionados de acordo com o mercado de trabalho de cada uma das regiões.

Desde que o Programa Via Rápida foi criado, centenas de pessoas já puderam adquirir uma qualificação profissional de qualidade, e a expectativa é que no decorrer do ano ele consiga abranger um número ainda maior de cidadãos do estado.

Cursos com inscrições abertas

Programa Via Rapida Cursos Gratuitos de Capacitacao Bauru (SP)

Fonte: Reprodução canvas.com

Na cidade de Bauru, o Programa Via Rápida está com vagas disponíveis para 3 cursos de capacitação distintos. Os interessados podem então escolher aquele que mais irá acrescentar sobre a sua vida profissional. Veja abaixo quais são as opções disponíveis:

  • Motorista de Veículo de Passageiros (carga horária de 72h): você aprenderá a conduzir veículos de transporte coletivo de passageiros, respeitando sempre a legislação e adotando certos comportamentos responsáveis para proteger os passageiros;
  • Motorista de Veículo de Carga (carga horária de 64h): com o este curso os alunos irão aprender a conduzir veículos de transporte de produtos perigosos, sempre respeitando as legislações vigentes e visando um comportamento seguro, com responsabilidade social;
  • Operador de Empilhadeira (carga horária de 64h): será ensinado como conduzir empilhadeiras com segurança e os alunos também podem aperfeiçoar suas manobras críticas e aprender novas técnicas de carga e descarga.

O conteúdo programático de todos os cursos é completo e visa proporcionar o melhor aprendizado possível para os alunos, ou seja, todas as oportunidades contam com qualidade Sest/Senat.

Publico alvo

Conforme mencionamos no início deste artigo, para participar dos cursos gratuitos disponibilizados pelo Programa Via Rápida é necessário seguir a algumas especificações. Veja abaixo com detalhes qual é o público alvo:

  • Ter idade mínima de 18 anos no caso de cursos que não exigem CNH;
  • Ter CNH regularizada no caso de cursos que exigem este documento;
  • Ser alfabetizado;
  • Domiciliar no Estado de São Paulo;
  • Estar desempregado;
  • Quando for o caso, também será preciso ter escolaridade mínima de acordo com as exigências específica do curso.

Resumidamente, as oportunidades do programa são voltadas especialmente para aqueles que tem maiores dificuldades de se inserir no mercado de trabalho. Ao adquirir esta formação, os cidadãos podem dar início a uma nova carreira.

Certificado e bolsa auxílio

Aqueles que concluírem detalhadamente todo o curso escolhido poderão contar com um certificado e com uma bolsa auxílio. Para obter ambos benefícios, é necessário que os alunos tenham, no mínimo, 75% de presença nas aulas.

A bolsa auxílio será no valor de R$210,00, sendo que as aulas acontecerão com jornadas de no máximo 4 horas por dia. Após a conclusão do curso, o Sest/Senat irá emitir o certificado que também será gratuito e terá validade em todo o país.

Contar com este documento é muito importante para que os alunos possam seguir a carreira e enriquecer seu currículo, já que a grande maioria das empresas contratantes exigem que os candidatos comprovem a sua formação para conseguir a contratação.

Como participar

Se você reside no município de Bauru e deseja participar de um dos cursos mencionados nesse post, será necessário efetuar uma inscrição online. Para isso, basta seguir o passo a passo descrito logo abaixo:

  • Acesse o portal oficial do Programa Via Carreira clicando aqui;
  • Em “Cursos Presenciais”, clique em “Saiba mais”;
  • Agora selecione o município de Bauru;
  • Os cursos serão exibidos e você deve clicar sobre aquele do seu interesse;
  • Leia a descrição e clique em “Inscreva-se”;
  • Agora será preciso fazer seu login na plataforma. Se você ainda não tem cadastro, basta fazê-lo rapidamente;
  • Depois disso, basta concluir a sua inscrição.

Depois da inscrição, os interessados pelos cursos ainda serão convocados para efetuar sua matrícula. Neste momento, será necessário apresentar certos documentos a fim de comprovar o cumprimento dos critérios pré-estabelecidos.

Por fim, a convocação final dos candidatos será realizada via e-mail. Como os cursos são de ampla qualidade, as vagas disponíveis devem se esgotar rapidamente, então se você deseja uma delas, faça sua inscrição agora mesmo.

Escreva um Comentário