Recursos Humanos: Guia Completo, tudo o que você precisa saber e principais benefícios!

O que é Recursos Humanos? Pode parecer uma pergunta simples, não é? Mas, muitos profissionais ainda têm dúvidas sobre quais são realmente as atividades e desafios deste setor nas empresas.

Atualmente, o setor de Recursos Humanos é um dos mais acionados para garantir a produtividade e a motivação dos colaboradores. Mas, será que o setor é responsável somente por isso?

Nesse artigo, vamos explicar como o Recursos Humanos é um setor essencial para todas as empresas. Deste modo, você entenderá a importância da área, assim como as principais funções e responsabilidades. 

Confira também qual o primeiro passo para quem deseja entrar para o time do Recursos Humanos e ser uma das principais áreas responsáveis pelo sucesso empresarial. Vamos lá?

O que é Recursos Humanos

Recursos Humanos

O departamento também é chamado pela sigla RH e surgiu no século XX para resolver as questões burocráticas da vida dos colaboradores dentro de uma empresa. Assim como o próprio nome diz, o RH trata dos recursos humanos da empresa, ou seja, é responsável pelas pessoas, pelo capital humano.

Deste modo, a área assume várias atividades, tais como, o recrutamento, a seleção, o treinamento, o gerenciamento da marca empregadora e também a cultura organizacional das empresas.

Portanto, o RH impacta diretamente no sucesso das companhias, visto que atua na atração e no desenvolvimento dos melhores talentos. 

Além disso, com todas as mudanças das leis trabalhistas e comportamento dos profissionais, o RH ganha ainda mais destaque focando no cuidado da relação entre colaboradores e empresas.

Quer entender mais sobre a importância dessa área nas empresas? Então acompanhe o próximo tópico.

Veja Também: Curso Assistente de Recursos Humanos Online GRÁTIS, Veja Como se Inscrever

Qual a importância do Recursos Humanos para a empresa?

Imagine uma empresa sem pessoas, sem colaboradores, sem funcionários… É possível? Certamente que não, as empresas existem porque possuem funcionários, colaboradores, pessoas envolvidas em seu processo. 

E quem gerencia todas essas pessoas? Exatamente, o RH!

Assim, o Recursos Humanos realiza funções fundamentais nas empresas, resolve a burocracia dos colaboradores, como a admissão e manutenção de funcionários  e o controle da jornada de trabalho, por exemplo.

Desta forma, garante que a empresa funcione em pleno estado e aplicando diferentes estratégias para auxiliar no crescimento e sucesso do negócio. Afinal, toda empresa é um organismo vivo, que depende de pessoas para evoluir e ter presença no mercado, sendo o RH um dos pilares desse movimento.

Então, você percebeu que uma organização sem o RH não funciona? Independente do porte da empresa, já que empresas de um ou dois funcionários já podem contar com a ajuda deste setor.

Qual a função do RH?

Qual a funcao do RH

Para você entender melhor sobre a importância deste setor para as empresas, listamos aqui algumas das principais funções do Recursos Humanos. No entanto, precisamos lembrar que essas funções variam conforme o tipo da organização que pertence. Então, entre as principais funções, destacamos:

  • Avaliar o desempenho da equipe e promover a liderança;
  • Recrutar a pessoa ideal para cada cargo;
  • Auxiliar e fornecer serviços para a empresa, seus líderes, gerentes e colaboradores;
  • Descrever as responsabilidades de cada cargo assim como as qualidades que os cargos necessitam;
  • Treinar e desenvolver programas, cursos e outras atividades que melhorem o conhecimento dos funcionários;
  • Disponibilizar ajuda psicológica aos colaboradores, para manter a harmonia entre todos e encontrar soluções para as eventuais crises ou problemas que podem surgir;
  • Estabelecer e controlar os benefícios dos colaboradores;
  • Distribuir as políticas da empresa para os colaboradores, por meio de boletins informativos, reuniões ou contatos pessoais;
  • Cuidar da saúde, segurança e qualidade de vida de todos os trabalhadores da empresa;
  • Garantir a diversidade no local de trabalho, permitindo que a empresa alcance sucesso em diferentes mercados, tanto nacional como global.

Principais responsabilidades do Recursos Humanos

responsabilidades do Recursos Humanos

Percebeu como o RH é responsável por vários processos relacionados aos funcionários, desde a admissão até a demissão? Passando pela seleção, contratação, treinamento, motivação, reconhecimento, entre outras ações.

Além de tudo isso, este setor também é responsável pelo plano de carreira dos funcionários, pela comunicação entre a empresa e equipe, assim como a definição de cargos e salários.

Portanto, não é pouca coisa, não é mesmo? Para entender melhor sobre as principais atribuições do setor, vamos explicar algumas a seguir. Veja:

Seleção e Recrutamento

O processo de seleção e recrutamento de pessoal é uma das ocupações primordiais do RH. Afinal, não basta apenas publicar e divulgar uma vaga, é realizado todo um esforço atrás disso, como o fortalecimento do nome da empresa, para que os candidatos queiram entrar para aquele time.

Ou seja, isso envolve estratégias de gestão de pessoas que garantem uma cultura organizacional estabelecida, visto que é isso que faz com que as empresas  tenham presença no mercado e seja um local que atraia os melhores talentos.

Contudo, não basta somente atrair talentos, é preciso decidir ainda o melhor candidato entre todos, trabalhando em processo seletivos certeiros e elegendo os melhores currículos. Ademais, ainda existe toda a parte burocrática, como os documentos admissionais, exames, entre outros.

Treinamento e desenvolvimento pessoal

Os treinamentos possuem o objetivo de ensinar determinadas tarefas que precisam ser realizadas em seus cargos, como também a integração de novos colaboradores, visando sua adaptação ao ambiente e a sua equipe de trabalho.

Deste modo, um treinamento introdutório é essencial para que o novo colaborador se sinta efetivamente parte da empresa, conhecendo sua missão, os valores, a cultura e as funções de seu cargo, na prática.

Atualmente, muitos treinamentos são feitos utilizando diferentes recursos tecnológicos, como os games, porque prendem mais a atenção dos funcionários e ainda incentivam a continuar o processo.

Todavia, existem também treinamentos direcionados para o desenvolvimento do colaborador, como cursos de especializações ou feiras de inovação. Afinal, profissionais que se mantêm atualizados contribuem ainda mais para as empresas.

Controle de ponto, pagamentos e benefícios 

Todos os dados de controle da jornada de trabalho que envolvem o controle de ponto são funções do RH, assim como a relação de funcionários que estão em férias, as faltas justificadas ou não. Enfim, todo o sistema de bancos de horas.

Desta forma, a coleta dessas informações durante o mês é que servirão de base para calcular do que será descontado na folha de pagamento, assim como o pacote de benefícios da empresa, como, por exemplo: o vale-transporte e o vale-refeição, fazem parte das principais funções do RH.

Cargos e Salários

A definição dos cargos de uma empresa assim como sua descrição específica e a determinação de um salário compatível também é função do Recursos Humanos.

Contudo, esta atividade depende de outros fatores, visto que está automaticamente relacionada à avaliação de desempenho, por exemplo. 

Além disso, não basta entregar uma tabela de descrição de cargos e salários, afinal, o setor deve se atentar na revisão das funções com atenção, para evitar problemas com a auditoria, por exemplo.

Como entrar para essa profissão?

Agora que você entendeu toda a importância do Recursos Humanos para as empresas, algumas das principais funções do setor assim como determinadas responsabilidades da área, você pode ter ficado interessado em trabalhar atuando como RH de uma empresa, não é mesmo?

Então, como fazer parte do setor de RH de uma empresa? Quais são as competências necessárias que este profissional precisa ter? Confira:

  • Graduação de Recursos Humanos ou Administração: esses cursos são requisitos para entrar no time, sendo que o curso de RH é mais curto, pois possui somente dois anos de duração e muitas universidades já disponibilizam-no na modalidade EAD.
  • Especialização em RH: são cursos de pós-graduação ou especialização de determinadas áreas do RH, contudo, são feitos somente depois de já ter realizado a graduação.
  • Conhecimento e manuseio de ferramentas tecnológicas como sistemas de gestão de pessoas;
  • Saber mais que um idioma é outro ponto interessante para quem deseja ingressar na área.

Enfim, essas são algumas características técnicas que necessitam para ingressar na área, porém, existem também algumas habilidades pessoais que todo profissional de RH precisa apresentar, tais como:

  • Flexibilidade;
  • Habilidade de trabalhar em equipe;
  • Boa comunicação;
  • Espírito de liderança;
  • Empatia;
  • Ética;
  • Mentalidade Corporativa.

Em síntese, como qualquer profissão, é preciso estudar para o cargo, neste caso, existe o curso de graduação de RH que é o mais indicado para quem deseja trabalhar no setor, sendo este o primeiro passo para ter sucesso na área. 

Conclusão

O setor de Recursos Humanos é realmente muito vasto e cheio de possibilidades, seja para o profissional generalista ou especialista. Além disso, o setor é fundamental para qualquer empresa, visto que gerencia o capital humano das organizações.

Portanto, como não existe empresa sem funcionários, dificilmente uma empresa terá sucesso sem um setor bem estruturado de Recursos Humanos.

Então, após conhecer a área ela fica ainda mais interessante, não é mesmo? Se você gostou deste tema, confira nosso site Classificados de Emprego para conferir outros artigos relacionados.

Não esqueça também de compartilhar este artigo nas suas redes sociais para que seus amigos saibam mais sobre esta área que vem conquistando cada vez mais seu espaço.

One Response

  1. Daniel Pereira 22 de junho de 2022

Escreva um Comentário