Segunda Via de Certidão de Nascimento: Veja Como Tirar passo a passo

Anualmente, uma grande quantidade de cidadãos brasileiros precisam solicitar a segunda Via de Certidão de Nascimento pelos mais diversos motivos, isso porque este é um documento muito importante que pode ser requerido em casos específicos.

A Certidão de Nascimento se trata do primeiro documento oficializado do cidadão brasileiro e é muito comum que estes o percam ou acabem por danificá-lo de forma que informações importantes não fiquem mais legíveis, sendo necessário obter um novo.

Independente do fato que leve você a pedir a segunda via deste documento, é possível solicitá-lo pessoalmente através do cartório e Correios, ou de forma online por meios oficiais. Para saber com detalhes como obter o documento, continue sua leitura.

Para que a Certidão de Nascimento é necessária?

segunda Via de Certidao de Nascimento

Fonte: (Reprodução/Internet)

Conforme já mencionado, a Certidão de Nascimento é o mais importante documento do cidadão brasileiro e só com ela em mãos será possível fazer a retirada de outros documentos civis, como a Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, entre outros.

A Certidão de Nascimento é o documento mais essencial dos jovens, já que a mesma será requerida até mesmo para matricular-se em escolas. Para viajar com menores de idade, os pais também devem estar em posse do documento que comprova a origem da criança.

Apresentar este documento também é de suma importância caso deseje efetuar o cadastramento em programas sociais como o Bolsa Família, casamento civil ou para ter acesso a itens relacionados à saúde, como por exemplo consultas e internações.

Formas possíveis de solicitar a segunda via de Certidão de Nascimento

Atualmente, é possível conseguir a segunda via de Certidão de Nascimento com facilidade através de sites oficiais. O interessado ainda pode efetuar este procedimento através de um cartório ou de uma unidade dos Correios.

1.Cartório

A opção mais comum é efetuar o requerimento do documento no cartório que o mesmo foi oficialmente registrado. Dessa forma, basta comparecer até o local portando um documento de identificação com foto entre outros documentos que um tabelião deve definir.

Já no cartório, basta apresentar a documentação definida, preencher um formulário tradicional de solicitação e pagar um valor referente à taxa de emissão, que varia bastante conforme o estado da Federação.

2.Correios

Para pedir a segunda via de Certidão de Nascimento através dos Correios, basta dirigir-se até uma unidade e informar devidamente o seu requerimento a um dos atendentes, que deverão disponibilizar um formulário do Cartório Postal.

Este formulário deve ser preenchido pelo interessado com muita atenção para evitar erros e ao concluir este processo, será necessário efetuar o pagamento referente a taxa de emissão deste documento e esta também varia conforme o estado.

Depois disso, basta aguardar o tempo estipulado pelo atendente para que a nova via solicitada seja entregue no seu endereço através dos Correios.

3.Internet

Esta é a forma menos usual de obter a segunda via de Certidão de Nascimento, pois muitas pessoas ainda não sabem sobre a sua existência. Dessa forma você pode solicitar o documento sem que seja necessário sair de casa.

Para isso, você deve procurar pelo site oficial do Registro Civil, responsável por prestar este tipo de serviço. Neste caso é o próprio tabelião que emitirá o documento de forma que a taxa cobrada poderá mudar de acordo com a tabela de preços.

Através desta plataforma, você poderá conseguir a segunda via de outros tipos de documento como certidão de óbito e certidão de casamento, havendo ainda a opção de recebê-los por e-mail de forma digital, ou em formato físico impresso no papel.

Passo a passo para solicitar a segunda via de Certidão de Nascimento pela internet

Se você deseja solicitar a segunda via de Certidão de Nascimento de forma online, basta seguir o passo a passo logo abaixo:

  • Acesse o site oficial do Registro Civil; 
  • Agora clique sobre o botão “Nascimento”;
  • O primeiro passo será aberto e primeiramente você deve conceder informações como estado, cidade e cartório onde o documento foi emitido. Feito isso, clique em “Próximo”;
  • O segundo passo consiste em efetuar a identificação através da concessão de informações como nome completo, CPF, data de nascimento e filiações;
  • O quarto passo irá exigir algumas informações mais específicas sobre o documento original. No caso será o livro, folha e termo da certidão;
  • O quinto passo consiste em selecionar e desejar obter uma via eletrônica do documento ou uma via física, que será entregue em sua residência. Selecione a opção de seu interesse e clique em “Próximo”;
  • No sexto passo você deve apenas conferir os seus dados e a taxa de emissão. Aceite os termos de uso e clique em “Próximo”;
  • No sétimo passo você deve fazer login na plataforma do Registro Civil ou criar uma;
  • No oitavo e último passo, basta escolher a opção de envio do documento (caso tenha escolhido a opção física) e opção de pagamento, que pode ser boleto bancário, carteira virtual ou cartão de crédito.

Escreva um Comentário