Supletivo EJA: Conquiste Seu Diploma do Fundamental ou Médio 100% Online

O Supletivo EJA é um tipo de ensino voltado especialmente para pessoas que por algum motivo não puderam concluir os seus estudos regulares, sendo que a modalidade promove o acesso de todos aos ensino.

Graças ao avanço da tecnologia, hoje há a opção de concluir o Ensino Médio ou Fundamental no formato EAD, o que acaba sendo uma excelente opção para aqueles que não podem comparecer às aulas presenciais ministradas nas instituições de ensino.

No momento é possível encontrar inúmeras plataformas online que são reconhecidas pelo MEC e que ofertam essa modalidade de curso. A seguir você poderá saber mais a respeito do assunto e conferir como participar.

Por que fazer o Supletivo EJA

Muitas pessoas tem interesse em realizar o Supletivo EJA para adquirir o diploma de conclusão do Ensino Médio ou Fundamental, já que este método envolve um período de estudos reduzido. Veja abaixo alguns motivos para realizá-lo:

  • Acesso a mais oportunidades de emprego;
  • Tenha um maior valor profissional;
  • Acesso ao ensino superior;
  • Acesso a concursos públicos diversos;
  • Acesso a cursos técnicos diversos.

Vale mencionar ainda que quem têm o ensino médio completo recebe um salário maior quando ingressa no mercado de trabalho, então concluir os estudos básicos é o primeiro passo para quem deseja mudar de vida.

Supletivo EJA Conquiste Seu Diploma do Fundamental ou Médio Online

Fonte: Reprodução Internet

Como funciona o supletivo online para o Ensino Médio

Através da modalidade EAD, os alunos podem escolher onde, como e quando pretendem estudar, havendo um grande controle sobre a sua programação de aulas, que geralmente ficam disponíveis em plataforma virtual.

Para iniciar o Ensino Médio através do Supletivo EJA é importante buscar por uma plataforma confiável, ou seja, que seja reconhecida pelo MEC, pois assim a didática adotada será ideal para que você adquira os conhecimentos necessários.

Além disso, é disponibilizado um suporte pedagógico durante o curso e os alunos precisam realizar avaliações no decorrer do processo. Por fim, há a liberação de um certificado completo que terá validação nacional.

Como funciona o supletivo online para o Ensino Fundamental

O Supletivo EJA para conclusão do Ensino Fundamental funciona de forma similar ao Ensino Médio, mas aqui é importante destacar que os interessados precisarão realizar a prova do Encceja e ter uma idade mínima de 15 anos completos.

No Brasil, a modalidade EAD para a conclusão do Ensino Fundamental pode ser acessada por estudantes que se enquadrem em casos específicos, conforme determinam as leis vigentes:

  • Estejam impedidos de acompanhar as aulas presenciais por motivos de saúde;
  • Estejam fora do Brasil;
  • Residam em localidades onde não hajam redes regulares para atendimento escolar presencial;
  • Sejam transferidos para certas regiões consideradas de difícil acesso;
  • Estejam em situação que envolve a privação de liberdade.

Caso o interesse seja em se preparar para o Encceja, há várias plataformas que oferecem uma série de conteúdos de forma totalmente online, e estes podem ser acessados por qualquer pessoa.

Sobre a certificação

Os certificados de conclusão do Ensino Médio ou Fundamental através do Supletivo EJA possuem a mesma validade dos certificados que são emitidos por escolas tradicionais, que aplicam o formato presencial.

O próprio Ministério da Educação reconhece exatamente o mesmo valor para ambos documentos, conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), sendo um ponto muito positivo a ser considerado.

Vale mencionar ainda que o candidato que tenha mais de 18 anos pode realizar diretamente o EJA para o Ensino Médio, mesmo que não tenha concluído o Ensino Fundamental, onde caso alcance a pontuação necessária, receberá os dois certificados.

Métodos avaliativos

Assim como ocorre no EJA presencial, a modalidade EAD também envolve a aplicação de provas e trabalhos aos alunos, que devem conseguir uma nota mínima para ser considerado aprovado a fim de receber o certificado.

Sendo assim, o Supletivo EJA online também exige dedicação, tempo e objetivo dos participantes, embora eles tenham uma maior liberdade para realizar os estudos nos momentos mais adequados do seu dia a dia.

As provas também podem ser realizadas no formato online e a forma que os assuntos são cobrados pode variar de uma plataforma para outra, sendo importante se preparar com antecedência para estes exames.

Algumas plataformas indicadas

Conforme já mencionamos, é muito importante ter atenção no momento de escolher uma plataforma para realizar o Supletivo EJA 100% online, sendo preciso escolher aquela que atende as regras do MEC. Veja abaixo algumas opções:

  • Colégio Silva Batista;
  • Curso Supletivo;
  • Cursos Nobel;
  • Escola Conceito;
  • Funesp EAD.

É importante destacar que esse tipo de curso não é gratuito na maioria dos sites credenciados, mas algumas opções possibilitam a aquisição de uma bolsa de estudos e ainda há alternativa de realizar o EJA de forma totalmente gratuita através de instituições públicas de ensino.

Já em relação às inscrições do Supletivo EJA online, esta deve ser feita no site oficial das plataformas, onde o pagamento deve ser efetivado a fim de obter acesso imediato aos conteúdos.

Escreva um Comentário